Nunca estivemos tão próximos! Em mensagens de texto 50 bilhões por dia enviadas por Whatsapp, 10 bilhões por Line, e 5,2 bilhões por Kakao. Mais de 1,8 bilhões de fotos são enviadas por Facebook, Whatsapp, Instagram, Snapchat e Flicrk. São 11 milhões de combinações no Tinder e aproximadamente 5 mlhões de repositórios hospedados no Github. Tudo isso está na palma da nossa mão e permite as pessoas trocarem uma grande quantidade de informações de maneira instantânea.
As redes sociais são uma parte dessa revolução na comunicação, quebrando uma série de barreiras que dificultavam a troca de informações. Os feeds passaram a ocupar boa parte do dia de um ser humano moderno, onde se acessa notícias, verifica o que está acontecendo na vida da família e amigos, compartilha opiniões e dissemina mais e mais conteúdo.
Partindo do conceito de redes sociais, uma rede social corporativa é um serviço web onde pessoas que possuem interesse em torno do negócio que elas fazem parte e podem interagir entre si, em tempo real, baseadas em informações e pessoas que sejam relevantes para seu dia a dia. É um ponto de contato entre clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores que pode ser utilizado para diversas finalidades.
Algumas se assemelham bastante a estrutura do Facebook, com estrutura de grupos e perfis restringindo a comunicação para os membros internos. Outros serviços vão além, incrementando com APIs, integrando redes sociais, possibilitando a criação de blogs e comunidades que possibilitam a conexão com clientes e fornecedores, são inúmeras as possibilidades disponíveis.
Como uma arma apontada para a produtividade, a desburocratização da comunicação e a gestão do conhecimento, as redes sociais corporativas vem se tornando uma solução adotada por muitas empresas para reduzir drasticamente o fluxo de e-mails, agilizar a comunicação, tomar a atenção das novas gerações e criar um ambiente de trabalho digital onde as pessoas possam interagir entre si sem perder o foco na empresa.
Mas como isso funciona na prática?
Quando a rede é bem implantada na empresa, as pessoas passam a frequentá-las diariamente e comunicar-se por lá naturalmente. Abaixo três exemplos de rotina em uma rede social corporativa:
- Preciso que todos do setor leiam e opinem sobre um documento que será levado a reunião do dia seguinte, então ao invés de enviar um e-mail e aguardar a resposta faço uma publicação restrita no grupo onde estão os usuários do meu setor, que automaticamente vão receber em seus feeds assim como funciona no Facebook.
- Sou diretor da empresa e quero que todos os meus colaboradores opinem sobre a nova política de horários flexíveis. Ao invés de marcar uma reunião ou enviar um e-mail, posso simplesmente publicar na rede social.
- Estou a poucos minutos de uma reunião com um cliente em outra cidade e preciso tirar uma dúvida sobre uma característica do novo produto que estou a demonstrar. Publico para todos da empresa e aguardo o primeiro que visualizar e souber a resposta responder.
Semana passada o portal Exame.com publicou uma matéria falando sobre o caso de sucesso da empresa de TI Atos com uma rede social corporativa. Segundo a matéria, após a implantação a empresa melhorou drasticamente a comunicação e reduziu custos com reuniões e viagens.
Tenho dito bastante que além dos benefícios diretos para o bolso da empresa com aumento de produtividade, os colaboradores passam a ver como um ambiente também mais agradável para trabalhar. A cultura em torno de uma rede social corporativa é a mesma que é encontrada quando chega em casa e acessa o Facebook, que é a mesma do do Instagram e de toda a rotina. Ela é totalmente geração Z, por isso de uma ferramenta diferencial, está pouco a pouco se tornando rotina e logo vamos ouvir dos candidatos em entrevista de emprego: “Vocês tem rede social?”.
Estou falando mais sobre isso no meu blog também, caso queira saber mais.
[Crédito da Imagem: Redes Sociais – ShuterStock]