Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Saiba os maiores desafios que empresas de Prestação de Serviços de TI enfrentam atualmente

publicado por Luís Montanari

Saiba os maiores desafios que empresas de Prestação de Serviços de TI enfrentam atualmentePara uma empresa que realiza a Prestação de Serviços de TI, não deve ser novidade que existam algumas barreiras internas e externas que o MSP deve quebrar, principalmente, para conseguir se destacar em um mercado cada vez mais concorrido. 

Nos últimos anos, o cenário dos Prestadores de Serviços Gerenciados tem passado por uma evolução significativa. Com o avanço da tecnologia e a crescente dependência das empresas em relação à infraestrutura digital, os MSPs desempenham um papel essencial na garantia da continuidade de qualquer negócio. 

Por isso, a ADDEE, desenvolveu uma Pesquisa do Mercado MSP Brasileiro e conseguiu captar qual o maior problema enfrentado por uma empresa de TI dentro do nosso país. 

Para entender a fundo tudo que envolve essas questões principais de uma empresa de Prestação de Serviços de TI, acompanhe este artigo e aprenda como minimizar as interferências na construção de uma corporação fortificada no mercado atual. 

Pesquisa: o mercado MSP brasileiro 2023 

E foi pensando justamente no bem comum, que desenvolvemos uma pesquisa completa do mercado MSP brasileiro, atualizada com todas as informações que você precisa para ficar por dentro do setor que mais cresce no mundo. 

De acordo com a Pesquisa MSP do Mercado Brasileiro, o maior problema enfrentado por MSPs no Brasil é provar o valor dos seus serviços aos clientes. Veja abaixo cada uma das dificuldades separadas em porcentagens: 

  • 37,3% dos participantes destacaram a dificuldade em comprovar o valor de seus serviços aos clientes como seu principal desafio. 
  • 31,2% citaram a baixa rentabilidade, ou seja, a lucratividade como um desafio significativo. 
  • 25,2% enfrentam problemas relacionados à falta de mão de obra especializada. 
  • 21,8% mencionaram custos operacionais elevados e variáveis. 
  • 20,7% apontaram a falta de habilidades comerciais como uma barreira importante. 
  • 17,4% dependem excessivamente do fundador/CEO para quase todas as operações. 
  • 12,1% destacaram a falta de ferramentas adequadas como um obstáculo. 
  • 11,8% mencionaram a concorrência. 
  • 6,8% apontaram a baixa produtividade. 

Esses dados da pesquisa revelam uma visão clara dos principais obstáculos enfrentados pelas empresas de Prestação de Serviços de TI no Brasil. Agora, é essencial compreender como abordar esses desafios. 

E a melhor maneira de fazer isso, é investindo em ferramentas e processos que possam te ajudar a evoluir nesse mercado tão concorrido da Prestação de Serviços de TI. Então, não espere nem mais um momento! 

Baixe o material e aproveite todo o conteúdo rico em informações!  

Tudo está nas suas mãos, e você só precisa aproveitar as oportunidades que lhe são dadas. A ADDEE pode te ajudar nessa jornada. 

Estratégias: aprenda a superar cada um dos desafios 

Como visto anteriormente, a pesquisa revelou uma série de desafios enfrentados pelos Prestadores de Serviços Gerenciados de TI no Brasil. Precisamos discutir cada um deles e oferecer estratégias para superá-los. Confira: 

Provar o valor dos serviços aos clientes  

Para superar esse desafio, os MSPs devem adotar uma abordagem proativa na comunicação de seus benefícios aos clientes. Isso inclui a realização de reuniões trimestrais de negócios (QBRs), o uso dos relatórios corretamente, de forma clara e objetiva para o cliente, demonstrando o valor agregado aos serviços de TI. Além disso, estabelecer métricas claras para avaliar o impacto positivo dos serviços é fundamental. 

Baixa rentabilidade/lucratividade 

Aumentar a lucratividade exige uma análise profunda das operações. Dessa forma, os profissionais devem buscar eficiência em seus processos internos, otimizando custos operacionais e avaliando suas estratégias de preços. Além disso, diversificar serviços para oferecer soluções de alto valor agregado, pode contribuir para um aumento da rentabilidade. 

Falta de mão de obra especializada 

Investir na capacitação e desenvolvimento da equipe é crucial. Os MSPs podem colaborar com instituições de ensino e programas de treinamento para garantir um suprimento constante de talentos qualificados. Assim, ocorre a retenção de funcionários talentosos por meio de benefícios e oportunidades de crescimento interno. 

Custos operacionais elevados e variáveis 

A redução de custos operacionais pode ser alcançada por meio da automação de tarefas repetitivas e  e otimização do uso de recursos. Portanto, você pode implementar métricas para o monitoramento de custos, o que ajuda a identificar áreas de desperdício. 

Falta de habilidades comerciais 

Investir em treinamento e capacitação em vendas e marketing é essencial. Os MSPs podem procurar parceiros ou consultores especializados para orientação. Portanto, desenvolver uma estratégia de diferenciação de mercado e focar na construção de relacionamentos sólidos com os clientes, pode ajudar a compensar esse desafio. 

Dependência excessiva do fundador/CEO 

Para evitar essa dependência, os MSPs devem criar processos eficazes que possam ser executados por outros membros da equipe. Isso envolve a transferência de responsabilidades e a capacitação dos funcionários para assumir tarefas críticas. 

Falta de ferramentas adequadas 

Identificar as ferramentas necessárias para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços é essencial. Os profissionais devem investir em Soluções de TI adequadas, como um Sistema de Gerenciamento de Serviço, para automatizar processos e oferecer um suporte mais eficaz a todos os clientes. 

Concorrência 

Para enfrentar a concorrência, os MSPs devem se concentrar na diferenciação de serviços. Isso pode envolver a oferta de serviços especializados, criação de parcerias estratégicas ou desenvolvimento de um nicho de mercado exclusivo. Contudo, se manter atualizado com as tendências do setor é essencial. 

Baixa produtividade 

Melhorar a produtividade requer uma análise cuidadosa dos processos internos. Você e demais líderes da sua empresa podem implementar ferramentas de colaboração, treinamento em gestão do tempo e incentivos para aumentar a motivação da equipe. 

Essas estratégias podem ajudar empresas de TI a enfrentar os desafios identificados na pesquisa e aperfeiçoar suas operações, fornecendo serviços de TI de maior qualidade e valor aos clientes. 

Este é o momento de sobressair todos os obstáculos! 

Como visto até aqui, as Empresas de Prestação de Serviços de TI enfrentam desafios significativos em suas jornadas de crescimento. E eles estão relacionados com muitas áreas de uma empresa, tanto a área financeira, como a operacional e a de vendas.  

No entanto, desafiar métodos e práticas, adotar abordagens inovadoras e construir um time especializado e profissional, pode ser a chave para o sucesso.  

Ao repensar a forma como o crescimento é alcançado, aproveitar os insights disponibilizados na Pesquisa ADDEE do Mercado MSP Brasileiro, compartilhar conhecimentos com outros técnicos e profissionais e buscar eficiência operacional, você como MSP, pode superar todos os desafios e levar o seu negócio para um nível mais elevado.  

A colaboração e a troca de experiências desempenham um papel crucial na transformação bem-sucedida dos negócios. Portanto, não deixe de conferir o material gratuito! 

Você pode utilizar nossa página de conteúdo como uma ferramenta valiosa nessa jornada. Ela foi feita para fornecer o suporte necessário que te ajudará a encarar esses desafios de frente e alcançar um crescimento sustentável. 

Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes