A digitalização não é um processo que afeta apenas o meio online. Hoje, a conetividade e os processos relacionados têm um forte impacto no modo como os mercados físicos operam, sendo fundamental para a criação de estratégias e sua aplicação.
Com o 5G alterando a forma como os dispositivos se conectam e acelerando os processos de acesso aos mais diversos tipos de dados e informações, são cada vez mais os setores que estão se digitalizando e integrando essa tecnologia.
No mundo dos cassinos, por exemplo, o impacto da tecnologia pode afetar tanto o virtual quanto o mercado físico. Nas melhores plataformas, ele pode garantir uma oferta ampla de jogos, com rapidez de acesso e permitir que faça um jogo de blackjack seguro, sem falhas e até ao vivo.
Mas, afinal, que passagem é essa do 5G à Internet das Coisas (IoT)? Venha compreender melhor do que estamos falando.
O que é a Internet das Coisas ou IoT?
O termo Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) vem sendo cada vez mais falado. A conexão à web vem gerando dados que, quando processados nas plataformas, são fundamentais para os conhecimento e o desenvolvimento das estratégias de empresas em diversos setores, contribuindo para o melhoramento de seus resultados e produção.
No fundo, a estratégia física das empresas é também afetada pelos dados, sendo que, embora digitais, eles têm um papel importante no que respeita a sua aplicação física.
Essa perspetiva, crucial para que a corporações entendam como é fundamental aceitar o desafio digital, vem criando um processo de digitalização que acompanha uma mudança de mentalidade e de atitude face ao virtual. Hoje, a aposta no 5G é visível e sua aplicação nos mercados físicos é cada vez mais relevante e massificada, como forma de melhoramento das próprias estruturas terrestres.
Do 5G à IoT
A necessidade da digitalização se sente claramente em vários setores, sendo que as informações obtidas por via da web, com a implementação da tecnologia de quinta geração, foi uma parte importante desse processo.
A inovação passa, atualmente, pela ampliação da IoT e seu potencial, sendo que equipas de TI, marketing e gestão de produtos se baseiam cada vez mais nessas novas formas de conetividade para acentuarem os lucros de mercados terrestres e físicos.
A geração de dados permite, pois, que processos reais se tornem mais eficientes, o que coloca a tecnologia no centro de muitas atividades com existência física, como estrutura base de sua atividade.
A chegada e implementação massiva do 5G é, atualmente, parte da revolução da IoT, sendo que estudos estão avaliando os lucros crescentes dessa implementação. Segundo o resultado de uma pesquisa de McKinsey, se estima que a IoT deverá gerar mundialmente valores incríveis até 2030 (entre 5,5 trilhões e 12,6 trilhões de dólares), ancorado na criação de apps B2B e B2C e nos processos de customização baseados na transmissão de dados e instantaneidade da resposta.
O potencial do 5G no IoT permitirá ainda que as empresas aprendam a mesclar estratégias digitais e físicas, gerando, interpretando e monitorando as escolhas de seus públicos.