Fonte: Unsplash
Os chamados nômades digitais são trabalhadores sem fronteiras, que conseguem cumprir sua jornada de trabalho de qualquer lugar do mundo. Como trabalhadores remotos, precisam tomar alguns cuidados pois estão sujeitos a alguns riscos e necessitam proteger não apenas os seus dados, mas também os das empresas e projetos em que atuam. Uma das principais ferramentas para esses funcionários, é a VPN.
O que é a VNP
A sigla quer dizer em português “rede privada virtual”, mais objetivamente, quer dizer que é possível acessar e trafegar informações de maneira privada, ainda que o usuário esteja utilizando uma rede pública. A VPN protege dados dos usuários, criptografa a informação acessada e trocada durante a comunicação e disfarça o IP. Todas essas ferramentas servem como uma proteção para aqueles que utilizam redes públicas.
Como escolher a melhor VPN
Antes de escolher o melhor serviço de VPN, é preciso pontuar as necessidades de cada usuário. Há diversas opções no mercado e, algumas delas podem ser a ideal, desde que o contratante entenda o que espera do serviço. Antes de decidir, é fundamental consultar o que cada um oferece. Por exemplo, saiba mais sobre o Surfshark e seus planos oferecidos. Há também um mês gratuito para teste. Caso o produto não atenda ao que o usuário oferece, é possível cancelar sem cobranças adicionais.
Benefícios da VPN para trabalhadores remotos
Os nômades digitais precisam de privacidade e acesso em qualquer lugar, por isso, a VPN pode ser a melhor aliada por conta dos benefícios abaixo:
- Estabelecimento de uma conexão segura em qualquer lugar;
- Anonimato em qualquer transação bancária;
- Não estar sujeito às variações de preços por conta de diversas consultas;
- Acesso a todo tipo de conteúdo a partir de qualquer lugar, sem estar sujeito às interdições por região
Possibilidades de ganhos financeiros
É possível obter até pequenos ganhos com o uso da VPN. Por estar com o IP protegido, o usuário consegue acessar diversas ofertas sem que haja um registro daquele acesso. Ou seja, aquela história de buscar uma passagem hoje e, em algumas horas, ela vai estar o dobro do valor, ficou no passado. Entenda quais outros ganhos financeiros o uso da VPN pode trazer.
- Ofertas sempre disponíveis;
- Passagens aéreas mais baratas;
- Possibilidade de acessar streaming de outros países sem pagar a mais;
- Busca de melhores preços sem a interferência do IP
Fonte: Unsplash
Vale realmente o investimento?
Alguns serviços de VPN são pagos e isso acaba afastando alguns potenciais clientes. No entanto, o que talvez eles desconhecem é que as taxas, na verdade, devem ser encaradas como um investimento. Há serviços com mensalidades baixas, que cabem no bolso de qualquer trabalhador remoto. Esse investimento mencionado pode ser observado na diferença da oferta entre os serviços gratuitos e os pagos. A velocidade do processamento é o principal fator, que acaba definindo a escolha feita, principalmente por trabalhadores remotos, que necessitam velocidade e confidencialidade. Novamente, é preciso entender muito bem as necessidades individuais de cada usuário para poder oferecer o serviço mais adequado.
Outras medidas de segurança
Além da VPN, é possível também reforçar a segurança com medidas simples e que devem ser tomadas por todos, inclusive por aqueles que escolhem estabelecer suas conexões com VPN. Como por exemplo, troca regular de senhas, atualizações frequentes e adoção de autenticação de dois fatores.