Ao longo dos últimos 18 anos, tive a oportunidade de vivenciar, tanto sob a perspectiva do tomador dos serviços quanto sob a ótica do provedor dos serviços, o impacto sobre os recursos humanos envolvidos num projeto de terceirização de serviços de TI.
Tal experiência permitiu atestar a importância do papel a ser exercido pelas áreas de RH do comprador e do vendedor dos serviços, principalmente ao longo do processo de negociação e transição do contrato. Essa atuação gerencial conjunta é fator decisivo para o sucesso do projeto, visando garantir a minimização dos efeitos resultantes da reação intrínseca e inevitavelmente observada entre os empregados envolvidos em projetos de terceirização de TI.
A tabela abaixo mostra os 6 estágios que mostram a evolução típica da reação emocional dos empregados envolvidos, assim como a atitude gerencial a ser adotada pela atuação integrada das áreas de RH das partes.
Essa abordagem conjunta permitirá reduzir o grau de desmotivação, stress e ansiedade sempre presentes nesse cenário e que, quando não satisfatoriamente equacionado e resolvido, pode comprometer significativamente a consecução dos benefícios almejados para o projeto.
Um dos óbvios riscos a serem enfrentados é a eventual perda para o mercado dos recursos humanos entendidos como críticos para o sucesso do projeto, em consequência da incapacidade de criar os fatores motivacionais corretos para retê-los.
Tais recursos críticos do tomador dos serviços deverão assumir funções relevantes …
- … na própria equipe retida do tomador de serviços, exercendo funções na gestão e governança contratual, garantindo a eficácia das operações do contrato, ou …
- … como recurso transferido para o provedor dos serviços, como recurso de ponta de sua equipe, em consequência do conhecimento acumulado acerca das operações negociais do tomador e da natureza dos serviços a serem prestados.
De forma geral, a atuação conjunta das áreas de RH das partes permitirá também a avaliação individual dos empregados afetados pelo projeto, os quais serão categorizados como:
- convidados a se transferir para o provedor
- retidos no tomador dos serviços
- incentivados à aposentadoria
- incentivados à demissão voluntária
- demitidos
Naturalmente, uma última categoria, discutida anteriormente, e que deve ser desejavelmente eliminada, é a dos recursos críticos perdidos para o mercado.
A cada empregado afetado caberá a decisão individual de aceitar ou não a categoria a ele proposta pelo tomador de serviços e, caso não aceite, buscar uma outra alternativa no mercado.
Dentre as questões de interesse dos empregados convidados a se transferir para o provedor, as quais subsidiarão cada decisão individual, podemos citar:
- Plano de transição
- Local, horário e infra-estrutura física de trabalho
- Política de salário, férias, horas-extras e de sobreaviso e avaliação periódica
- Benefícios salariais complementares
- Responsabilidade do tomador e/ou provedor por eventuais questões trabalhistas futuras
- Tempo de garantia de emprego no provedor
- Perspectiva de desenvolvimento profissional
- Carreira
- Treinamento
- Promoções
Conceitualmente, a transferência de um empregado da área de TI de uma empresa para a qual essa área é uma atividade-meio, para uma empresa para a qual a área de TI é atividade-fim tende a representar, do ponto de vista da progressão de carreira, uma maior perspectiva de crescimento. Por óbvio, tal perspectiva poderá ser ou não confirmada como consequência do grau de adaptação e do desempenho do empregado transferido no ambiente do provedor de serviços.
Além disso, deve ser enfatizada a importância de uma atuação integrada das áreas de RH de ambas as partes, já que cada uma delas detém um papel relevante no processo:
- A área de RH do provedor dos serviços, já inúmeras vezes exercitada em processos anteriores, o que, via de regra, não ocorre com a área de RH do tomador dos serviços, provavelmente menos experimentada em processos de negociação e transição de serviços de terceirização.
- A área de RH do tomador dos serviços, como conhecedora do perfil profissional dos componentes da equipe de TI a ser terceirizada, torna-se capaz de garantir um alinhamento eficaz entre os objetivos almejados com o projeto e a alocação dos recursos da equipe no processo crítico de categorização descrito acima.
Você concorda com os conceitos aqui apresentados ? Enriqueça a discussão com seus comentários.
[Crédito da Imagem: Terceirização de TI – ShutterStock]