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A importância da área de RH num projeto de terceirização de TI

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Figura - A importância da área de RH num projeto de terceirização de TIAo longo dos últimos 18 anos, tive a oportunidade de vivenciar, tanto sob a perspectiva do tomador dos serviços quanto sob a ótica do provedor dos serviços, o impacto sobre os recursos humanos envolvidos num projeto de terceirização de serviços de TI.

Tal experiência permitiu atestar a importância do papel a ser exercido pelas áreas de RH do comprador e do vendedor dos serviços, principalmente ao longo do processo de negociação e transição do contrato. Essa atuação gerencial conjunta é fator decisivo para o sucesso do projeto, visando garantir a minimização dos efeitos resultantes da reação intrínseca e inevitavelmente observada entre os empregados envolvidos em projetos de terceirização de TI.

A tabela abaixo mostra os 6 estágios que mostram a evolução típica da reação emocional dos empregados envolvidos, assim como a atitude gerencial a ser adotada pela atuação integrada das áreas de RH das partes.

RH_português_v1

Essa abordagem conjunta permitirá reduzir o grau de desmotivação, stress e ansiedade sempre presentes nesse cenário e que, quando não satisfatoriamente equacionado e resolvido, pode comprometer significativamente a consecução dos benefícios almejados para o projeto.

Um dos óbvios riscos a serem enfrentados é a eventual perda para o mercado dos recursos humanos entendidos como críticos para o sucesso do projeto, em consequência da incapacidade de criar os fatores motivacionais corretos para retê-los.

Tais recursos críticos do tomador dos serviços deverão assumir funções relevantes  …

  •  … na própria equipe retida do tomador de serviços, exercendo funções na gestão e governança contratual, garantindo a eficácia das operações do contrato, ou …
  • … como recurso transferido para o provedor dos serviços, como recurso de ponta de sua equipe, em consequência do conhecimento acumulado acerca das operações negociais do tomador e da natureza dos serviços a serem prestados.

De forma geral, a atuação conjunta das áreas de RH das partes permitirá também a avaliação individual dos empregados afetados pelo projeto, os quais serão categorizados como:

  • convidados a se transferir para o provedor
  • retidos no tomador dos serviços
  • incentivados à aposentadoria
  • incentivados à demissão voluntária
  • demitidos

Naturalmente, uma última categoria, discutida anteriormente, e que deve ser desejavelmente eliminada, é a dos recursos críticos perdidos para o mercado.

A cada empregado afetado caberá a decisão individual de aceitar ou não a categoria a ele proposta pelo tomador de serviços e, caso não aceite, buscar uma outra alternativa no mercado.

Dentre as questões de interesse dos empregados convidados a se transferir para o provedor,  as quais subsidiarão cada decisão individual, podemos citar:

  • Plano de transição
  • Local, horário e infra-estrutura física de trabalho
  • Política de salário, férias, horas-extras e de sobreaviso e avaliação periódica
  • Benefícios salariais complementares
  • Responsabilidade do tomador e/ou provedor por eventuais questões trabalhistas futuras
  • Tempo de garantia de emprego no provedor
  • Perspectiva de desenvolvimento profissional
    • Carreira
    • Treinamento
    • Promoções

Conceitualmente, a transferência de um empregado da área de TI de uma empresa para a qual  essa área é uma atividade-meio, para uma empresa para a qual a área de TI é atividade-fim tende a representar, do ponto de vista da progressão de carreira, uma maior perspectiva de crescimento. Por óbvio, tal perspectiva poderá ser ou não confirmada como consequência do grau de adaptação e do desempenho do empregado transferido no ambiente do provedor de serviços.

Além disso, deve ser enfatizada a importância de uma atuação integrada das áreas de RH de ambas as partes, já que cada uma delas detém um papel relevante no processo:

  • A área de RH do provedor dos serviços, já inúmeras vezes exercitada em processos anteriores, o que, via de regra, não ocorre com a área de RH do tomador dos serviços, provavelmente menos experimentada em processos de negociação e transição de serviços de terceirização.
  • A área de RH do tomador dos serviços, como conhecedora do perfil profissional dos componentes da equipe de TI a ser terceirizada, torna-se capaz de garantir um alinhamento eficaz entre os objetivos almejados com o projeto e a alocação dos recursos da equipe no processo crítico de categorização descrito acima.

Você concorda com os conceitos aqui apresentados ? Enriqueça a discussão com seus comentários.

[Crédito da Imagem: Terceirização de TI – ShutterStock]

Alfredo Saad
Alfredo Saad has been acting on IT area since 1970, taught more than 100 lectures in Brazil and abroad (USA, France, Portugal, Chile, Argentina & Uruguay). He has been acting on IT Strategic Outsourcing Services area since 1997. He negotiated and managed, as Varig's IT Technology Manager, the contract signed with IBM (1997-2004). In 2006 he published the book "IT Services Outsourcing" (Brasport Publishing House). He managed (2006-2009), as an IBM Project Executive, the South American section of Michelin's global outsourcing contract. Risk Manager of all IBM Strategic Outsourcing contracts in Brazil (2009-2014). From March 2014 on, he has been acting as an independent consultant, lecturer and writer on IT Outsourcing as the principal of his own company, Saad Consulting.

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