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Vendas de TI: 3 dicas para fechar o ano com chave de ouro

publicado por Luís Montanari

Vendas de TI: 3 dicas para fechar o ano com chave de ouroVeja o que fazer para aprimorar suas técnicas comerciais e conquistar mais clientes 

Mais um ano está chegando ao fim e, se você trabalha na área de tecnologia da informação, certamente passou 2021 pensando em meios para alavancar suas vendas de TI. Mas, com o final de mais um ciclo se aproximando, se agora decidiu que está na hora de tirar as ideias do papel para fechar o ano com chave de ouro, vou te dar umas ideias bacanas.

Sem dúvidas, este é o momento perfeito para colocar em prática tudo o que você vem elaborando durante esses meses.

Enfim, se pretende alcançar grandes metas e causar impacto através de seus resultados, dê uma olhadinha nessas dicas que preparei para você!

Depois disso, tenho certeza que será bem mais fácil colocar seus planos em prática e conquistar resultados incríveis em suas vendas.

Dicas de ouro para vendas de TI

Antes de mais nada, se você é profissional de TI, certamente sabe a importância de boas estratégias para manter a relação com o cliente a longo prazo.

Não se preocupe se as vendas no início do ano não foram tão boas assim. Você ainda pode aproveitar os últimos dias para colocar novas estratégias em prática e recuperar seu ritmo.

Sem mais delongas, vou te contar o que pode te ajudar a fechar muito bem o ano e, de quebra, garantir mais conhecimento para a sua área.

1  – Limpe seu pipeline de oportunidades

Primeiramente, acumular diversas oportunidades em seu pipeline não quer dizer que você é uma pessoa produtiva, muito menos bem-sucedida. Uma ótima dica, é manter uma imagem verdadeira de suas oportunidades. Pois, além de mais organizado, é mais fácil de chegar aos seus objetivos.

Dessa forma, indico que faça uma limpeza completa mensalmente, para saber quem ainda está interessado ou não.

Sendo assim, reserve um tempo para dar toda atenção a essa prática, avaliando cada oportunidade com calma para não deixar nenhuma possível venda passar despercebida.

Então, comece com aquelas que estão ali a mais tempo e, em seguida, as que não resultaram em nenhuma captação nos últimos meses.

Contudo, a melhor forma de analisar os contatos de seu pipeline, é enviando e-mails para avaliar o interesse contínuo desses clientes.

O essencial é anotar essas informações e definir um tempo para entrar em contato com o cliente novamente depois de uns três ou quatro meses.

Abordar os clientes desta forma pode fazer maravilhas em seu resultado final, além de mostrar uma imagem mais precisa do seu pipeline para o restante do ano.

2  – Crie uma lista de clientes com quem você não fala há um tempo

Lembra quando te falei sobre entrar em contato com seus clientes? Para tornar esse processo ainda mais fácil, o ideal é criar uma lista com o máximo de informações que você conseguir.

Aliás, nessa parte, também é bom revisar toda base de clientes e classificá-los de acordo com os serviços que eles adquiriram com você.

Comece com aqueles que usam menos serviços, organize-os em lacunas e entre em contato para marcar uma reunião.

Nessa reunião, foque em descobrir quais produtos estavam usando com a sua base de clientes, quais seus novos interesses e como sua empresa pode auxiliar em suas novas estratégias, para que alcance seus objetivos.

Claro que, com essa descoberta e curiosidade nas estratégias de venda do cliente, você, naturalmente ganhará novas oportunidades de venda.

Em seguida, entre em contato com aqueles clientes que não costumam conversar tanto. O objetivo aqui é ver se ele está enfrentando algum problema que pode ser solucionado pela sua equipe.

Contudo, você também consegue analisar se o cliente não está vendo o crescimento desejado em alguma área específica. Como você sabe, nosso setor está em constante mudança e atua de forma dinâmica, conseguindo se adaptar a essas incríveis inovações.

De fato, a comunicação é o principal aspecto a ser observado quando se trata de vendas. Aliás, devemos entender a dor de cada cliente e tentar, ao máximo, apresentar estratégias que podem mudar o atual cenário em que ele está vivendo.

Na maioria das vezes, conseguimos descobrir novas oportunidades de vendas na área de TI que, mais tarde, podemos adicionar à nossa nova lista de pipeline.

Te garanto que todo esse tempo dedicado à limpeza do pipeline, contato com o cliente e novas ideias para venda, valerá muito a pena quando for analisar os resultados!

3  – Faça um curso completo de vendas de TI

Por fim, quem deseja aumentar seus conhecimentos nesta área está sempre em busca de novos cursos para agregar em seu currículo. E, sem dúvidas, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Pensando nisso, vim te indicar o curso ideal para quem deseja crescer na área de vendas de TI e não abre mão de um aprendizado dinâmico e eficaz.

Luís Montanari e Danilo Konrad criaram um curso completo para quem deseja ter ainda mais conhecimento na área de vendas e entender quais estratégias te ajudarão a conseguir uma comunicação melhor com seu cliente.

Nele, você encontra um conteúdo programático com foco total em vendas, e com aulas práticas, além das teóricas.

O conteúdo foi criado pensando em empreendedores e profissionais de TI, que buscam por mais estratégias para conseguir aumentar seus números e fechar o ano com chave de ouro.

O curso ainda conta com uma comunidade dedicada aos alunos, onde podem compartilhar suas experiências e sanar suas maiores dúvidas.

Além disso, você terá acesso a materiais de apoio exclusivos para acelerar e ampliar ainda mais seu aprendizado, além de templates.

Tudo isso, com professores especialistas na área, para te auxiliar durante todo o curso.

Quer aprender a elaborar funis escaláveis, as melhores técnicas para vender ainda mais e melhor, além de saber identificar o perfil do seu cliente ideal?

Então, garanta já a sua vaga clicando aqui e venha fazer parte do melhor conteúdo preparatório, com acesso ilimitado às aulas!

Essas foram as dicas que separei para que você encerre o ano com chave de ouro e incremente ainda mais conhecimento para a sua estrada de vendas.

Além disso, continue acessando o nosso site para não perder nenhuma novidade e se manter atualizado no mercado de TI!

Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

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