Carreira

Ξ 4 comentários

Reflexão: A Lei da Corrente

publicado por Bruno Amaral

Dando continuidade a série de posts sobre Equipas de Performance (leia o primeiro aqui), o assunto de hoje é uma reflexão sobre a Lei da Corrente de John Maxwell.

Boa leitura!

O que vem a ser Elo?

No sentido figurado, é a União ou relação construída entre pessoas ou coisas; conexão.

Ou Designação de cada uma das argolas que formam uma corrente.

Ao pensar na forma de uma corrente, o que aconteceria ao romper de um dos elos? A corrente perde sua funcionalidade.

Mesma coisa seria com uma equipa. O grupo é uma corrente.

Como detectar o elo mais fraco do time?

Você, como líder, quer que sua equipe se capacite e se torne melhor, não vai?

Pondere sobre as afirmativas abaixo relacionado à “O que fazer quando você percebe que membros de sua equipa poderiam tornar-se melhores?” e verá que não é uma tarefa trivial.

  1. Nem todos tomarão parte na jornada – Algumas pessoas não querem mudar, crescer ou conquistar novos desafios.
  2. Nem todos devem tomar parte da jornada – Algumas pessoas possuem outros planos para suas vidas profissionais.
  3. Nem todos podem tomar parte na jornada – Algumas pessoas não possuem competência para tal.

A melhor saída é a conversa franca, o membro da equipe poderá falar de suas expectativas profissionais e o que espera ser no futuro.

Em algum momento de sua vida, você poderá passar por pelo menos um destes itens. Eu já passei pelos três.

 

Outros assuntos relacionados:

Equipas Auto-transcendentes

Equipas Auto-transcendentes

Autor

PSM I, PACC, SFC, ISMF, SMAC, IPOF, STMAC, ITILv3 e MCTS. Possuo 20 anos de experiência em TI com background em desenvolvimento. Desde 2008 a liderar equipas de performance. Desde 2010 a trabalhar com Scrum, Kanban e XP. Desde 2017 a desempenhar papel de Scrum Master e Agile Coach. Desde 2018 a escrever artigos sobre Scrum, Equipas de Performance e Metodologias Ágeis.

Bruno Amaral

Comentários

4 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes