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Pós-venda de TI: entenda os benefícios de ter esse cuidado em seu dia a dia

publicado por Luís Montanari

a-importância-do-pós-venda-para-a-empresaEntenda as vantagens de oferecer suporte diferenciado para seus clientes

De fato, empresas de diversos segmentos estão priorizando, cada vez mais, os cuidados com sua infraestrutura de TI e com a proteção de dados. Desse modo, Prestadores de Serviços Gerenciados estão sendo muito procurados. Mas, além de fechar um bom negócio, sabemos que é importante manter os clientes. Pensando nisso, hoje vou falar sobre pós-venda de TI, para te mostrar os benefícios de fidelizar os negócios que confiam em seu trabalho.

Então, se você tem interesse em saber mais sobre as vantagens dessas ações em sua empresa de TI, para manter a fidelidade dos seus clientes, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

A importância do pós-venda

Primeiramente, vou explicar de forma resumida, o conceito de pós-venda.

Pós-venda é a parte do atendimento ao cliente, que visa reunir estratégias para melhorar sua experiência após adquirir um produto ou contratar um serviço.

Então, neste caso, o objetivo é construir um relacionamento duradouro com o cliente, sempre mantendo suas expectativas elevadas.

Ter uma equipe de pós-venda pronta para trabalhar as melhores estratégias, pode ser um grande diferencial para que a sua empresa de TI saia na frente dos concorrentes. Em sua maioria, são as pós-vendas que fazem a empresa ser lembrada mais tarde.

E, de fato, manter a sua empresa na memória das pessoas, aumentando a frequência e quantidade de vendas fechadas.

Portanto, conforme o seu negócio vai nutrindo um relacionamento e dá ao cliente uma experiência positiva, ele vê o valor que você está oferecendo e se convence de que está fazendo a melhor escolha.

Esse momento é um dos mais importantes no processo comercial, visto que, determina se o cliente vai ou não manter a sua empresa fidelizada. Se o atendimento não for dos melhores, a hipótese de ele ir para a concorrência é enorme.

Nos Serviços Gerenciados de TI, a equipe especializada trabalha em prol de melhorias que envolvem o setor tecnológico de uma determinada empresa. Desse modo, evita que erros prejudiquem a rotina do negócio e até seus resultados.

Por isso, é importante contar com um time de suporte e pós-venda treinado para lidar com as dúvidas e dificuldades dos clientes.

Assim, poderá dar o suporte que o contratante precisa em uma fase tão importante para o negócio dele.

Benefícios do pós-venda

Agora que já falei um pouco mais sobre a importância do pós-venda, vou citar logo abaixo, 3 benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa. Confira a seguir:

Fidelização do cliente

Otimizar materiais para quem já é cliente, torna-se uma ótima oportunidade para fidelizá-lo e receber melhores feedbacks. Otimizando assim, o seu relacionamento com ele.

Uma boa prática para melhorar seu contato com o cliente, é realizando algumas reuniões trimestrais, que chamamos de QBRs, para mostrar como os seus serviços estão fazendo a diferença no negócio dele, quais problemas estão sendo evitados e quais os benefícios que a operação dele está tendo com isso.

Assim, o cliente terá ainda mais certeza de que a sua empresa se preocupa com ele, e procurará outros produtos que possam acrescentar ao seu trabalho.

Novas vendas

Esse tópico, também se encaixa no citado acima: a fidelização do cliente. Pois, quando a pessoa gosta do seu trabalho, ela vai divulgar e, consequentemente, trazer mais interessados para conhecer.

Se os seus parceiros estão gostando do atendimento e atenção, você será retribuído com falas positivas vindo do próprio cliente, que pode influenciar outras pessoas a assinarem um contrato com a sua empresa.

Com essa divulgação, o interessado vai sentir vontade de conhecer os seus serviços antes de, finalmente, virar um cliente.

Chance de upsell

Por fim, é possível que o cliente queira adquirir algo a mais, após o fechamento do acordo, que pode acabar valendo acima do serviço inicial.

O Upsell é uma estratégia de negócio, com o objetivo de aumentar determinada venda, enquanto oferece ao cliente mais oportunidades de melhorar a oferta de serviços contratada.

A boa comunicação no momento da pós-venda de TI, pode desencadear um interesse maior do cliente em diferentes serviços e pacotes.

Entretanto, não é necessário que seja um serviço diferente daquele que ele adquiriu. Você pode oferecer, por exemplo, uma versão mais completa do pacote de serviços contratado anteriormente.

Por que apostar na pós-venda de TI?

Caso a sua empresa ainda não conte com uma equipe totalmente dedicada ao pós-venda de TI, veja nossas quatro dicas para repensar sobre isso:

Vendas mais fáceis e rápidas

De acordo com o livro “Marketing Metrics”, ao conversar com um novo cliente, você tem de 5 a 20% de chances de conseguir uma nova venda. Entretanto, quando entra em contato com um cliente antigo e que já conhece o seu produto, a probabilidade sobe para 60 ou 70%.

Isso acontece porque, são clientes que conhecem você e a sua equipe. Dessa forma, você não precisa provar novamente o seu valor, pois, já conquistou a confiança deles.

Destaque no mercado

Quando você atua como MSP, se destaca dos demais concorrentes. Pois, se compromete a desenvolver um incrível processo no gerenciamento de contas, evita interrupções no negócio do cliente e pode contar com soluções que entreguem informações importantes para ele.

Desse modo, consegue entender o que pode ser melhorado, oferece suporte para seus parceiros e ganha uma boa imagem no mercado.

Melhor estabilidade do pipeline e previsão de vendas para o MSP

Um gerente de contas dedicado ao trabalho, inevitavelmente descobrirá novas oportunidades para ajudar seu pipeline de vendas. Ou seja, ao implementar revisões regulares, você pode ajudar seus clientes a prever novos negócios.

Dessa forma, cria estabilidade na previsão de vendas, especialmente se estiver com dificuldades de fechar novos acordos, aumentando as oportunidades.

Aumento na avaliação de negócios do MSP

Por fim, uma última análise pode levar a maior valorização do seu negócio. As empresas que procuram por MSPs, dão grande importância ao fornecimento de uma experiência incrível para o cliente.

Sem dúvidas, um bom atendimento no pós-venda faz toda a diferença para quem trabalha nessa área e deseja mais conhecimento ainda para o seu negócio.

Por esse motivo, é importante contar com uma equipe especializada e que esteja pronta para ajudar no que for preciso.

São os pequenos detalhes que te farão se destacar em meio à concorrência e sair sempre na frente.

Gostou desse texto e quer mais dicas para se destacar? Acesse o nosso blog, pois trazemos sempre novos conteúdos para você!

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

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