Gerência de Projetos

Ξ 1 comentário

Nitro nas empresas

publicado por Larinni Malheiros

Como essa é a minha primeira participação nesta coluna, decidi falar principalmente sobre conceitos que irei tratar ao longo do tempo. O título pode soar estranho, mas trata-se do novo gás para empresas que surgiu nos Estados Unidos em 2003. Estou falando do BPM (Business Process Management), uma tecnologia antes vista como utopia e que agora se tornou uma realidade nas empresas.

Com o mercado cada vez mais competitivo e o tempo cada vez mais escasso, não otimizar este tornou sinônimo de decadência, para não dizer falência.  O BPM visa o acompanhamento do desempenho da empresa. Para isso, é necessário o gerenciamento dos departamentos para melhor rendimento. Esse gerenciamento normalmente deixa a desejar e os funcionários de um departamento não sabem o que se passa em outro e a ideia de processo de negócio se perde.

O BPM apresenta várias etapas para trazer a empresa à ideia de processo.  A primeira etapa é o Mapeamento de Processos, na qual é realizada a modelagem, definição de indicadores e definição de meta. Em seguida vem o Redesenho de Processos, no qual é realizada a análise do negócio. Nesta etapa o analista de negócio e o profissional de TI atuam juntos para a definição de como o processo deveria ser e quais os passos devem ser tomados para atingir tal meta.  O produto desta etapa chama-se To Be, ou seja, o mapeamento dos resultados esperados pela empresa.

A próxima é a Modelagem Técnica. Aqui o mapeamento passa por uma análise técnica e o processo definido pela área de negócios é mapeado pelo analista de sistemas. O produto desta etapa chama-se To Do. Na etapa de Implementação parte-se para a aplicação da tecnologia, isto é, desenvolvimento do processo automatizado e criação de novas aplicações.

Na Implantação é onde se realiza a publicação e uma série de testes para ver se o sistema está funcionando.  Como no mundo dos negócios mudanças acontecem rapidamente, o sistema também tem que estar apto para elas e fornecer respostas com rapidez. Para não passar novamente por todas essas etapas, realiza-se a melhoria contínua que é feita de forma rápida e eficaz.

Para a elaboração do mapeamento utiliza-se a notação BPMN (Business Process Modeling Notation). A realização desta tem a disponibilidade de vários softwares, entre eles Bizagi , que é um software gratuito.

Depois de terminado o projeto, tem-se a ideia de processo de negócio. As funções são definidas e há uma melhor organização na empresa. Para otimizar ainda mais, é  necessário que a mesma forneça um workshop para seus funcionários.  O workshop tem como objetivo fazer com que eles entendam o funcionamento da empresa e comecem a trabalhar para o processo de negócio, não apenas para o próprio departamento.

O grande problema enfrentado pelas empresas de TI é o despreparo de seus profissionais, alto custo desta implantação e o tempo que esta demanda. Algumas empresas ainda não estão convencidas de que o custo-benefício é favorável. Mas digo-lhes: Conversem com diretores de empresas que implementaram essa tecnologia,  pesquisem e leiam sobre o assunto. Seus clientes e a empresa irão agradecer.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Nascida em 06/08/1991 e cursando Engenharia de Redes de Comunicação na Universidade de Brasília. Bolsista do projeto de pesquisa SPU/MP.

Larinni Malheiros

Comentários

1 Comment

  • Parabéns para o seu primeiro artigo aqui no TIEspecialistas! Visão muito boa de BPM Larinni!

    Como vocês notaram, muitas empresas não valorizam muito a gestão de seus processos de negócios, sejam eles grandes ou pequenos. Eles não têm a visão para ver um BPM é econômico, eficiente e muito eficaz. Em vez disso, o treinamento que os funcionários ganharam com a experiência, e com a formação, sai pela porta quando o empregado deixa, se a partida é favorável ou não. Empresas vão compain sobre o investimento necessário para trazer um novo funcionário para a corrente principal de seus negócios, mas eles vão fazer muito pouco para proteger o investimento. Este é situaiont global, não apenas nos EUA e Brasil.

    É irônico, e definitivamente não é uma coincidência, que as melhores empresas para se trabalhar também têm um BPM bem definidos no lugar. Aguardamos a sua futuros artigos!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.