Aprendi esta técnica em um evento da Oracle com a Hyper Island em São Paulo no ano passado (2018). A saber esta técnica pode ser utilizada para tudo, desde criação de histórias como criação da definição de pronto.
Consiste na divisão de pequenos grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo possuirá canetas, post its e um flip chart. A atividade pode ser feita na mesma sala ou em salas diferentes. Pode ser feita em mesas ou em pé com o flip chart colado na parede.
O Scrum Master terá o papel de monitorar e esclarecer dúvidas durante a atividade.
Uma pessoa do grupo terá o papel de responsável e deverá permanecer no grupo de origem até o final.
Os grupos para melhor identificação, poderão ser marcados por cores: amarelo, azul, verde e vermelho, por exemplo.
Utiliza-se brainstorming para definir as tarefas a serem desenvolvidas. Você pode utilizar esta técnica para verificar se um determinado “problema” é problema ou se aquilo que achavam que é “problema” é apenas uma nova solicitação.
Nesse meio tempo, verifiquei que “problemas” na verdade não eram problemas. Utilizei esta técnica na área de negócios que estava com tais “problemas”. Quando apresentei o resultado do JTBD para o comitê de Product Owner, os mesmos ficaram surpresos, pois o feedback que eles possuiam era de que existiam “problemas“. Enfim,”problemas” não existiam, na verdade eram apenas novas solicitações.
O rodízio funciona no esquema de rodadas ou turnos.
1ª Rodada/Turno
Com os grupos já formados, cada integrante monta uma ou mais linhas de acordo com as definições “QUANDO“, “EU QUERO” e “PARA“, por exemplo:
QUANDO o site abrir EU QUERO que uma janela pop-up mostre os eventos mais procurados PARA que o cliente tenha facilidade de encontrar os eventos mais desejados
QUANDO o cliente se cadastrar no site EU QUERO que ele receba um e-mail personalizado de boas vindas PARA que o cliente se sinta único
QUANDO o sistema falhar EU QUERO receber um e-mail com as informações da falha PARA que eu estude ações a serem feitas para acabar ou diminuir com estas falhas
Cada integrante vai para outro grupo. No exemplo acima, estamos com quatro grupos: amarelo, azul, verde e vermelho. Supondo que cada grupo tenha 4 integrantes e um dos integrantes é o responsável pelo grupo, três deles vão para outros grupos.
O flip chart estará preenchido com tarefas já definidas pelo outro grupo. Neste momento, os grupos vão poder alterar ou acrescentar post-its aos que já existem, por exemplo:
QUANDO o site abrir EU QUERO que uma janela modal mostre os eventos mais procurados PARA que o cliente tenha facilidade de encontrar os eventos mais desejados
QUANDO o usuário se cadastrar no site EU QUERO que ele receba um e-mail personalizado de boas vindas PARA informar que o mesmo agora é nosso cliente
QUANDO o sistema estiver lento EU QUERO receber um e-mail com as informações da falha PARA que eu estude ações a serem feitas para acabar ou diminuir com estas falhas
O rodízio termina quando todos os integrantes passarem por todas as mesas. Neste momento os integrantes retornam para o grupo originário.
O grupo perceberá que os post-its criados por eles estão com outros post-its por cima. Então, cada grupo verificará quais post-its faz mais sentido ou não. Ao final da validação, o responsável deverá passar para um papel em branco as definições criadas. O grupo poderá acatar o que outros integrates adicionaram e criar um novo item, deixando o anterior.
A imagem abaixo é um exemplo de como ficará o trabalho.
Durante o treinamento na Oracle, devido ao tempo, escolhemos apenas uma linha por grupo.
Quantos itens irão para o papel? Vai depender exclusivamente de quem estiver implantando esta metodologia em sua empresa, ou seja, trata-se de planejamento estratégico da empresa.
Por certo, recomendo que tudo que seja feito vá para o backlog do produto e que o Product Owner seja responsável para mensurar o valor e definir as prioridades.
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10:57:24 am
[…] atividade de JTBD é interessante para chegarmos num nivel de DoD bem aceitável. Veja aqui o post sobre […]
8:00:13 am
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