MercadoMudança de produto para serviço revoluciona diversas indústrias de...

Mudança de produto para serviço revoluciona diversas indústrias de inovação

-


Fonte: Pixabay

Quando Steve Jobs deixou o comando da Apple em 2011 para enfrentar um câncer que logo tiraria sua vida, muitos temeram pelo futuro da companhia. Jobs já tinha saído uma vez da Apple e ela tinha naufragado. Na segunda vez o comando ficou com Tim Cook, que não iria substituir a genialidade performática do guru tecnológico.

Mas Cook fez a Apple continuar crescendo de forma exponencial, com um valor de mercado que pulou de 348 bilhões para 1,9 trilhão de dólares em menos de 10 anos. O iPhone continua sendo importante para a empresa, mas os serviços da empresa ganharam destaque. A empresa hoje vende música no iTunes, produz conteúdo audiovisual para a Apple TV +, tem um serviço de pagamentos com o Apple Pay e mais outros vários exemplos.

Um exemplo similar pode ser visto na indústria de games. O site de eSports bets Betway destrinchou as eras dos jogos de videogames e o comportamento do público perante eles, focando inclusive no mercado brasileiro e tocando no assunto da pirataria.

Entre as diferentes eras, dá para apontar duas muito claras que todo gamer experimentou. Quem jogou Nintendo 64, PlayStation 1 ou 2 ou até Xbox já foi até uma loja comprar o jogo que tinha sido acabado de lançar. E se ele fizesse sucesso, logo teria uma continuação, que exigiria mais um investimento.

Os jogos permitiam apenas os duelos contra o computador ou então com amigos que precisavam se deslocar até sua casa e que se tornavam grandes rivais quando o jogo começava.

Hoje o cenário mudou bastante. Devido ao grande avanço nas conexões à internet, o aumento da capacidade dos aparelhos, foi criada a possibilidade de se conectar ao mundo e jogar contra ou com qualquer pessoa que estiver online naquele momento.

Ao mesmo tempo, os jogos foram mudando. Por não precisar mais da mídia física (cartucho, CD), foi possível criar jogos que são baixados e que se atualizam a todo momento com novas informações, fases, opcionais, detalhes e muito mais.

As desenvolvedoras de jogo passaram a ter um trabalho contínuo com o jogo, não mais lançando ele no mercado e “esquecendo”.

Pagamentos recorrentes e diferenciação das empresas

Essa mudança de um produto pronto, que não se altera e é adquirido uma vez, para um serviço que está em constante revolução, também cria uma diferenciação: quem compra e se dedica àquele jogo tem uma relação muito mais forte, já que o game nunca terá um começo, meio e fim, uma fase final ou uma forma de “zerar”.

Na matéria que foi citada preparada pela Betway um dos entrevistados cita o jogo VALORANT, um game de tiro de primeira pessoa da Riot Games que é gratuito. Quem quiser jogar pode começar imediatamente, o que escancara a porta de entrada para pessoas das mais diferentes idades, realidades socioeconômicas, países etc.

Mas o próprio entrevistado aponta que dentro do jogo a experiência é melhorada ao fazer pequenas compras por opcionais e detalhes que irão fazer seu desempenho ser melhor. A monetização do jogo mudou completamente.

O exemplo do Netflix

O Netflix surgiu como um serviço de entrega de DVDs nas casas das pessoas antes de mudar completamente sua atividade – uma transição que não foi completada 100%, ainda há pessoas que recebem DVDs e Blu-Rays em casa da empresa.

O Netflix é outra empresa que hoje oferece um serviço em vez de um produto fechado. Cada assinante paga um valor mensal (que varia no Brasil, mas começa em 25,90 reais) e pode acessar qualquer filme e série que quiser, quantas vezes quiser.

Assim como a indústria dos games e a própria Apple, a possibilidade de receber de forma recorrente, mesmo que abrindo mão de um valor maior, é muito mais vantajosa. Já os clientes têm mais poder em mãos, ou pelo menos essa sensação, já que o serviço é on demand. Você pode jogar o game de forma gratuita, assim como pode assistir 10 horas diárias de Netflix ou apenas uma vez por semana.

Não à toa o setor de tecnologia cresce em valores e importância no dia a dia das pessoas. Antenados nas formas de consumo, sempre que alguma revolução acontecer no marketing é provável que venha dessa indústria.

Equipe da Redaçãohttps://wordpress-1301991-4735944.cloudwaysapps.com/
Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Latest news

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.

IDCA – A Força Motriz por Trás da Excelência em Infraestrutura Digital

Em um mundo cada vez mais digital, a Infraestrutura Digital robusta e confiável se tornou a espinha dorsal da sociedade moderna. É nesse cenário crucial que o IDCA (International Data Center Authority) se destaca como líder mundial, moldando o presente e o futuro da indústria. Mas o que torna o IDCA tão especial?

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!
Publicidade

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Must read

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you