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6 dicas eficazes de experiência do usuário para aumentar a taxa de conversão dos sites de comércio eletrônico

publicado por Equipe da Redação

Figura - Produtividade em TI - O que um RMM pode fazer por sua empresa?Você já criou o seu site e já investe em marketing digital — desenvolve conteúdo relevante, aplica as técnicas de SEO, etc. —, mas não consegue aumentar a sua taxa de conversão?

Se a resposta foi sim, saiba que esse é um problema muito comum no mundo do marketing digital, mas, felizmente, pode ser corrigido se você souber o que deve fazer para reverter a situação.

A grande questão é que não basta apenas criar um site, mas sim criar uma “máquina” de conversão e geração de leads. Para fazer isso, é fundamental oferecer uma ótima experiência ao usuário.

É importante deixar claro que, caso você ainda não tenha um site, precisa fazer isso o quanto antes.

Hoje em dia, você pode fazer isso de forma prática, rápida e econômica. Por exemplo, é possível criar seu site em construtores gratuitos de site. Além disso, você pode usar um dos sites de hospedagem gratuita para colocar a página “no ar”. Dito isso, se você realmente quer aumentar a taxa de conversão do seu site ou comércio eletrônico, leia o restante deste artigo e confira as dicas que separamos e que poderão te ajudar a atingir seu objetivo!

Boa leitura!

Dicas para aumentar a taxa de conversão do seu site

Aqui estão algumas dicas eficazes de experiência do usuário que podem te ajudar a transformar seu site ou comércio eletrônico em uma máquina de conversões.

1. Ofereça as informações que seu público-alvo deseja

Quando os usuários visitarem o seu site eles precisam encontrar as informações que desejam, e isso deve ser feito de forma rápida.

Por exemplo, você pode colocar um botão de “clique aqui para ter mais informações”, “clique aqui para falar com um especialista”, “compre agora” e assim por diante.

Quanto antes os visitantes encontrarem as informações que precisam para que possam fazer a conversão — seja de venda ou de geração de lead —, melhor para o seu negócio.

2. Seu site precisa ter um design de qualidade

Não adianta você criar um ótimo conteúdo para o seu público-alvo se o design do seu site ou loja virtual não for apropriado para ele.

Se a persona — representação semi-ficcional do cliente ideal — do seu negócio é mais formal e gosta de cores mais neutras, é importante que o design do seu site ofereça isso.

No entanto, se o seu público-alvo é mais descontraído e jovem, que gosta de cores mais vibrantes, você deve pensar em um design que chame e prenda a atenção dos usuários.

Independentemente disso, é fundamental que o design não seja confuso e também entregue as informações de forma adequada.

3. Seu site precisa ser responsivo

Se o seu site não está pronto para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, incluindo smartphones, temos uma triste notícia para te dar: você provavelmente está perdendo muitas conversões.

Hoje em dia, as pessoas passam muito tempo acessando seus dispositivos móveis e os sites precisam se adaptar a qualquer tamanho de tela para atender essa necessidade.

Especialmente quando se trata de comércio eletrônico, os usuários costumam passar muito tempo olhando os produtos através de seus smartphones.

Inclusive, no final do ano passado o Brasil se tornou o segundo país com maior quantidade de downloads de aplicativos de compras.

Portanto, se o seu site não se adapta a dispositivos móveis, está na hora de rever isso imediatamente.

4. Crie CTAs que convertem

A copy do CTA é um elemento vital para gerar ou não conversões em um site. Porém, infelizmente, as empresas geralmente se esquecem de prestar atenção aos títulos e botões do CTA.

Quantas vezes você viu um botão na parte inferior de uma página que simplesmente diz “Enviar”?

Embora isso possa ser apropriado em algumas circunstâncias, botões e títulos de CTA oferecem uma grande oportunidade de aumentar a conversão por meio de um ótimo texto.

5. Melhore o desempenho da lista de produtos e filtragem

Otimize a lista de produtos e o desempenho da filtragem para fornecer uma pesquisa de produtos eficaz e aumentar a taxa de conversão.

Quanto mais opções você oferecer para que os visitantes do seu site possam filtrar o que desejam encontrar, melhor. Alguns filtros que você pode considerar utilizar são:

  • Gênero;

  • Tipo de Produto;

  • Categoria de Produto;

  • Cor;

  • Tamanho;

  • Material;

  • Marca;

  • Faixa de preço.

6. Ofereça atendimento via chat

Tempos de espera mais longos são um fator frustrante para os visitantes ficarem esperando.

Inclusive, muitos clientes são mais propensos a comprar quando as marcas respondem às suas perguntas em menos de um minuto.

Portanto, a implementação do chat é uma excelente maneira de aumentar as taxas de conversão do site.

O bate-papo permite que você ajude os visitantes do seu site em tempo real, que é o que eles esperam.

Quando você envolve os clientes quando eles mais precisam, há um impacto positivo nas conversões e na satisfação do cliente.

Últimas considerações

Criar um site de qualidade vai muito além de apenas colocá-lo no ar. É necessário pensar em cada detalhe para que ele seja capaz de entregar exatamente o que seu público-alvo precisa.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a conseguir cada vez mais conversões para o seu site.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

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