Todo mundo fala em nuvem para cá, nuvem para lá. Empresas querem estar na nuvem, enfim, a palavra está na boca de todo mundo. O que é esta tal nuvem? Como ela pode aumentar a eficiência e eficácia em minha empresa?
Computação em Nuvem (ou Cloud Computing) é o termo bonito para uma estrutura de servidores funcionando em paralelo independente de sua posição geográfica na gigantesca esfera azulada, tudo funciona de forma redundante através de sua velha e conhecida Internet. A pergunta que não cala é: você sabe utilizar o poder da nuvem para agregar valor em seu negócio? A maioria não.
Um exemplo prático:
Numa empresa era necessário enviar gigantescos catálogos em PDF por e-mail para clientes, muitas vezes e por problemas diversos esses e-mails não chegavam aos clientes, secretárias cismavam que tinham que escrever acentos nos endereços de e-mails das pessoas, arquivos eram muito grandes e infinitos fatores que posso continuar citando linha a linha impediam que os arquivos chegassem ao destino. Isso não me parecia certo.
A solução adotada foi utilizar uma aplicação bastante conhecida pelo público mais geek, mas muito pouco pelo público empresarial, uma ferramenta chamada Dropbox.
O Dropbox funciona da seguinte forma: você cria uma conta no site e baixa um pequeno aplicativo que cria uma pasta com o sugestivo nome ‘Dropbox’ em seu computador. Automaticamente tudo o que você jogar dentro desta pasta será sincronizado para a nuvem. Parece simples, não? E é.
Convencer seu cliente a também criar uma conta lhe trará benefícios incríveis e o tempo de convencê-lo pode ser colocado como investimento. Sua empresa compartilhará documentos diretamente com seu cliente através da Internet e pode até trabalhar de forma colaborativa.
Documentos relacionados ao seu cliente podem ser colocados numa subpasta em sua Dropbox local e ele automaticamente os verá no computador dele após a sincronia. Parece mágica, não? Não, não é. É o poder da Nuvem alavancando sua empresa e otimizando seus processos. Com um simples clique com o botão direito e colocando o endereço de e-mail que seu cliente utilizou para criar a conta, suas pastas serão automaticamente sincronizadas.
Mas e se quiser compartilhar os arquivos sem a necessidade de o cliente criar uma conta lá no site do Dropbox? Simples. Existe uma pasta pública para onde você pode copiar arquivos e enviar o link para que o cliente faça o download direto ao invés de depender de sistemas de e-mail ou da lentidão e insegurança de servidores FTP.
Quer mais? Se você quiser compartilhar temporariamente uma pasta inteira com um cliente para que ele possa navegar nessa pasta sem poder alterar seus conteúdos o ideal é usar o serviço Views.fm, ele se integra facilmente à sua Dropbox e permite que você crie um link público para listagem de downloads de arquivos. Depois que o cliente baixar os arquivos necessários é só excluir o link público criado lá.
Com a solução de hospedar arquivos de clientes e fornecedores na Nuvem, o uso de e-mail para envios e recebimentos de arquivos na empresa tende a cair drasticamente. Se um arquivo está no seu servidor local, está sincronizando com cliente, se o cliente coloca um arquivo lá na máquina dele daqui a pouquinho estará disponível em sua empresa.
Aí os pragmáticos de plantão me perguntarão: mas é seguro? Garanto que é muito mais seguro do que passar um e-mail ou enviar para um servidor usando uma conta de FTP sem criptografia.
Portanto, sim, é muito mais seguro do que a atual maneira que sua empresa trabalha e acha que é segura.
O serviço te dá um pequeno espaço gratuitamente e se você quiser aumentar é só pagar uma taxa anual, um investimento muito inteligente.
Álvaro,
o maior problemas em convencer as pessoas, é quanto a segurança da computação em nuvem, a grande maioria, aqui no Brasil, desconfiam e sentem receios em utilizá-las.
Ótimo texto!
Marcel, a falsa sensação de “segurança” que a estrutura de TI de uma empresa passa é o principal paradigma que deve ser quebrado para que o compartilhamento e colaboração na nuvem possa ganhar cada vez mais adeptos. A partir do momento em que o mais gente capacitada e que acredite no potencial do cloud computing vá galgando cargos de gerência nessas organizações mais os serviços da Nuvem serão utilizados.
Texto muito bom! Para os “pragmáticos de plantão”, existem muitos esforços (e alguns recursos reais) em andamento para melhorar cada vez mais serviços como o que o Dropbox oferece. Por exemplo, uma olhada rápida em http://wiki.dropbox.com/TipsAndTricks/IncreasePrivacyAndSafety pode dar uma idéia do que estou falando.