Cloud Computing

Ξ 4 comentários

Mais eficiência com a Nuvem

publicado por Alvaro H. Beckerig, PMP

Todo mundo fala em nuvem para cá, nuvem para lá. Empresas querem estar na nuvem, enfim, a palavra está na boca de todo mundo. O que é esta tal nuvem? Como ela pode aumentar a eficiência e eficácia em minha empresa?

Computação em Nuvem (ou Cloud Computing) é o termo bonito para uma estrutura de servidores funcionando em paralelo independente de sua posição geográfica na gigantesca esfera azulada, tudo funciona de forma redundante através de sua velha e conhecida Internet. A pergunta que não cala é: você sabe utilizar o poder da nuvem para agregar valor em seu negócio? A maioria não.

Um exemplo prático:
Numa empresa era necessário enviar gigantescos catálogos em PDF por e-mail para clientes, muitas vezes e por problemas diversos esses e-mails não chegavam aos clientes, secretárias cismavam que tinham que escrever acentos nos endereços de e-mails das pessoas, arquivos eram muito grandes e infinitos fatores que posso continuar citando linha a linha impediam que os arquivos chegassem ao destino. Isso não me parecia certo.

A solução adotada foi utilizar uma aplicação bastante conhecida pelo público mais geek, mas muito pouco pelo público empresarial, uma ferramenta chamada Dropbox.

O Dropbox funciona da seguinte forma: você cria uma conta no site e baixa um pequeno aplicativo que cria uma pasta com o sugestivo nome ‘Dropbox em seu computador. Automaticamente tudo o que você jogar dentro desta pasta será sincronizado para a nuvem. Parece simples, não? E é.

Convencer seu cliente a também criar uma conta lhe trará benefícios incríveis e o tempo de convencê-lo pode ser colocado como investimento. Sua empresa compartilhará documentos diretamente com seu cliente através da Internet e pode até trabalhar de forma colaborativa.

Documentos relacionados ao seu cliente podem ser colocados numa subpasta em sua Dropbox local e ele automaticamente os verá no computador dele após a sincronia. Parece mágica, não? Não, não é. É o poder da Nuvem alavancando sua empresa e otimizando seus processos. Com um simples clique com o botão direito e colocando o endereço de e-mail que seu cliente utilizou para criar a conta, suas pastas serão automaticamente sincronizadas.

Mas e se quiser compartilhar os arquivos sem a necessidade de o cliente criar uma conta lá no site do Dropbox? Simples. Existe uma pasta pública para onde você pode copiar arquivos e enviar o link para que o cliente faça o download direto ao invés de depender de sistemas de e-mail ou da lentidão e insegurança de servidores FTP.

Quer mais? Se você quiser compartilhar temporariamente uma pasta inteira com um cliente para que ele possa navegar nessa pasta sem poder alterar seus conteúdos o ideal é usar o serviço Views.fm, ele se integra facilmente à sua Dropbox e permite que você crie um link público para listagem de downloads de arquivos. Depois que o cliente baixar os arquivos necessários é só excluir o link público criado lá.

Com a solução de hospedar arquivos de clientes e fornecedores na Nuvem, o uso de e-mail para envios e recebimentos de arquivos na empresa tende a cair drasticamente. Se um arquivo está no seu servidor local, está sincronizando com cliente, se o cliente coloca um arquivo lá na máquina dele daqui a pouquinho estará disponível em sua empresa.

Aí os pragmáticos de plantão me perguntarão: mas é seguro? Garanto que é muito mais seguro do que passar um e-mail ou enviar para um servidor usando uma conta de FTP sem criptografia.

Portanto, sim, é muito mais seguro do que a atual maneira que sua empresa trabalha e acha que é segura.
O serviço te dá um pequeno espaço gratuitamente e se você quiser aumentar é só pagar uma taxa anual, um investimento muito inteligente.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Alvaro Beckerig, PMP Especialista em gerenciamento de projetos na área de TI. Certificado PMP, PMI-ACP, PSM, MCTS, Six Sigma Green Belt, COBIT, ITIL e ISO20000. Acredito no uso criativo da tecnologia para gerar inovação. LinkedIn: Alvaro Beckerig Twitter: @alvarobeckerig

Alvaro H. Beckerig, PMP

Comentários

4 Comments

  • Álvaro,
    o maior problemas em convencer as pessoas, é quanto a segurança da computação em nuvem, a grande maioria, aqui no Brasil, desconfiam e sentem receios em utilizá-las.

    Ótimo texto!

    • Marcel, a falsa sensação de “segurança” que a estrutura de TI de uma empresa passa é o principal paradigma que deve ser quebrado para que o compartilhamento e colaboração na nuvem possa ganhar cada vez mais adeptos. A partir do momento em que o mais gente capacitada e que acredite no potencial do cloud computing vá galgando cargos de gerência nessas organizações mais os serviços da Nuvem serão utilizados.

  • Texto muito bom! Para os “pragmáticos de plantão”, existem muitos esforços (e alguns recursos reais) em andamento para melhorar cada vez mais serviços como o que o Dropbox oferece. Por exemplo, uma olhada rápida em http://wiki.dropbox.com/TipsAndTricks/IncreasePrivacyAndSafety pode dar uma idéia do que estou falando.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.