TI CorporativaGerência de ProjetosGerenciar Projetos? Não, obrigado!

Gerenciar Projetos? Não, obrigado!

-

Publicidade

Figura - Gerenciar Projetos? Não, obrigado!A palavra Gerente tem origem no Latim GERENS, “Aquele que administra”, do verbo GERERE, “Administrar, cuidar de uma atividade”; Projeto vem do Latim PROJECTUM que significa: “Antes de uma ação”. No dicionário Michaelis ela é definida como: “Plano para realização de um ato, desígnio, intenção ou empreendimento” e seus principais sinônimos são: Esboço, Esquema, Plano, Programação e Traçado.

Gerentes de Projetos tem como objetivo principal administrar atividades que vem antes de uma ação, ou antes de uma execução, criando um Plano para a realização de um empreendimento, criando esboços, esquematizando a execução e o controle através destes planos, programando e traçando metas. E digo mais, vai muito além da obviedade e afirmação do parágrafo acima: o Gerente de Projetos é a pessoa designada para transformar um investimento da empresa em algo tangível, transformando a ideia dos grandes patrocinadores em algo tangível ou que possa ser “visto”.

Conheço uma grande quantidade de profissionais com algum conhecimento técnico na área de atuação e que poderia trabalhar com um plano e auxiliar na realização de um empreendimento, ou seja, ser uma Gerente de Projetos; mas que não o desejam.

A pergunta é simples: “Quando a carreira em Gestão de Projetos torna-se uma opção durante a sua vida profissional, você deveria MESMO se tornar um Gerente de Projetos? ”

Antes de colocar as cartas à mesa e “arriscar” a carreira tornando-se um Gerente de Projetos é importante tomar nota de alguns detalhes: você deve ser extremamente organizado com a sua vida pessoal, pois você só vai conseguir colocar em prática profissionalmente aquilo que rotineiramente executa em sua vida, um exemplo simples e que parece não fazer sentido é a organização dos diretórios e arquivos em seu computador, você costuma separar em pastas? Aquela foto do seu filho ou daquela festa que você descarregou no seu computador há mais de 10 anos é facilmente localizável? Isto é fácil apenas para você ou para qualquer pessoa que precise buscar este arquivo? É importante pensar nisso, pois frequentemente você vai precisar buscar informações de Projetos antigos e disponibilizar informações sobre o seu projeto para que outros Gerentes de Projetos utilizem, por exemplo, Lições Aprendidas.

Gerenciar Projetos é um arte e poucos tem o domínio, competência e principalmente a paciência. O PMBOK define Gerenciamento de Projetos como: “Aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos; é realizado através da aplicação e integração apropriada de processos de Gerenciamento de Projetos”, e aí você vai me dizer que poderia então ler o PMBOK, solicitar a aprovação do seu currículo pelo PMI, fazer a prova do PMP e se tornar um “Verdadeiro Gerente de Projetos”; só que não! Você pode até emoldurar o certificado e pendurar na sua sala, e tenho certeza que causará uma grande e boa impressão, mas o PMBOK possui duas importantes áreas de conhecimento chamadas de “Recursos Humanos” e “Partes Interessadas”, sendo esta última destacada na 5ª edição do PMBOK através do capítulo 13, e é aqui que a “brincadeira” começa a ficar interessante, pois não há livros ou “experiência” disponível na internet que poderá ajudá-lo com estas duas áreas se você não tiver a competência,  paciência e principalmente habilidades interpessoais necessárias para lidar com pessoas, principalmente se você não é uma pessoa que inspira e compartilha de um visão de equipe e trabalho em grupo.

Tenha em mente que você estará focado em atender aos requisitos do cliente e para isso precisa, além de outras qualidades, ter um excelente relacionamento, ser comunicativo, não se utilizar de uma linguagem muito técnica, ter práticas em negociação e algumas vezes saber dizer “não”.

A equipe do projeto quase sempre não será uma equipe sua, você é Gerente do Projeto, Gerente da Equipe do Projeto, mas não é a sua equipe, será um grupo temporariamente alocado para o projeto com um objetivo e você será responsável por desenvolver este grupo, mesmo não sendo sua equipe. Uma das Ferramentas e Técnicas do Processo 9.3 do PMBOK é “Habilidades Interpessoais”, ou seja, você pode até  tentar desenvolver esta habilidade, mas se não tiver a paciência, mais cedo ou mais tarde sua intolerância será externalizada e é exatamente aqui você vai descobrir que tinha simpatia com a equipe, quando na verdade deveria ter empatia, e irá se perguntar se deveria mesmo ter gastado o seu tempo, investimento e horas a fio estudando para ser um Gerente de Projetos certificado PMP.

Mas nem apenas de problemas vive um Gerente de Projetos; espere, você prestou atenção? Se não, volte e leia novamente a frase… e reflita! Profissionais de Gerência de Projetos gostam de desafios, de inovação, não estão na zona de conforto e isto nunca é um problema para um Gerente de Projetos, pois estes gostam dos desafios que lhe são dados e trabalham arduamente para ver as entregas ocorrerem conforme o Escopo, Prazo, Orçamento e com a qualidade combinada.

Profissionais na zona de conforto costumam entender que o cronograma no MS-Project uma vez muito bem desenhado, com datas definidas e recursos “alocados” irá trabalhar sozinho, ou seja, agora basta tomar o café com o cliente e fazer a gerência de Stakeholder, mas se esquecem de acompanhar os riscos, voltar e fazer iterações com os processos, controlar a qualidade, custos e principalmente comunicação com a equipe, e por fim, torcem para que em alguns meses um outro GP possa “abraçar” e terminar o projeto, pois este, e apenas este projeto em específico durante toda a sua carreira, tinha muitos problemas de Escopo, Prazo e Custo.

“Os projetos dão bons resultados e rendem bons frutos quando é aplicada a combinação certa de Pessoas, Talentos, Atitudes e Táticas, a despeito de sua origem ou (falta de) Pedigree.” Esta frase é do Livro “A Arte do Gerenciamento de Projetos” do Scott Berkun e procuro lembrar-me frequentemente dela e, para não me esquecer, que o talento é nato e depende apenas do “Pedigree” de cada um de nós. (A redundância nesta frase é acintosa).

O Gerente de Projetos é como um Maestro, senão souber a regência através dos seus gestos, mesmo tendo a batuta, não haverá coesão e coerência.

[Crédito da Imagem: Gerenciar Projetos – ShutterStock]

Fernando Sampaio, PMPhttps://br.linkedin.com/in/FSampaioPMP
Profissional de Gerência de Projetos Certificado PMP com uma carreira de mais de 18 anos em Tecnologia da Informação focada em Infraestrutura Lógica e Física de grandes Data Centers em todo o Brasil. Principal atuação em Gerência de Projetos e Serviços e assim como a maioria dos profissionais teve seu início de carreira em suporte técnico; quase um “dinossauro” achando que era feliz com comandos em DOS, SCO-UNIX e Lotus 123, tendo inclusive em sua coleção de certificados um MCP Windows 2000. Durante todo este período pôde vivenciar diversas tecnologias, metodologias e melhores práticas nas principais empresas de Serviços de Outsourcing, Manufatura e Financeiro e isto contribuiu de forma edificante e expressiva para a atual carreira em Gerência de Projetos. Atualmente tem dividido o seu tempo entre o Trabalho, Estudos, Família e o Triathlon; considera este último sua “válvula de escape” para os problemas diários; caso contrário já não estaria mais entre os profissionais de TI. Atleta amador, sendo Ironman Finisher por 10 vezes. Sua mais recente conquista foi a Certificação PMP do PMI.

2 COMMENTS

Latest news

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.
Publicidade

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Must read

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you