Gestão de Processos

Ξ Deixe um comentário

Como aumentar seu Portfólio de Serviços em TI sem aumentar sua equipe

publicado por Luís Montanari

Figura - serviços em TIUma das maiores dificuldades para quem presta suporte em tecnologia é aumentar o seu portfólio de serviços em TI sem aumentar os custos de operação dos negócios.

Mesmo que existam custos extras na hora de ofertar uma gama maior de serviços aos seus clientes, é fundamental que isso ocorra para gerar a fidelização dos parceiros e captação de novos negócios.

Para auxiliar você a melhorar seu portfólio e angariar mais clientes ao mesmo tempo em que controla os seus custos, criamos este pequeno post. Continue conosco e boa leitura!

O que é a gestão do portfólio de serviços de TI?

É comum que, ao fechar um novo acordo com um cliente ou se preparar para ofertar algum novo tipo de serviço, seus custos venham a aumentar, prejudicando suas receitas.

Boa parte dos prestadores de serviços acaba causando confusão ao gerir o seu portfólio, pois conseguem atrair mais clientes, porém, seus custos operacionais aumentam e a receita continua igual.

Ou seja, mesmo que o negócio pareça estar crescendo, já que se conta com mais acordos, não se obtém o objetivo principal, que é a renda para novos investimentos e lucro.

A gestão do portfólio de serviços de TI nada mais é que um gerenciamento de todas as atividades oferecidas pela sua empresa, os custos operacionais de cada uma delas e quanto você deve cobrar de seu cliente.

Essa gestão é fundamental para entender a real capacidade de seu time e buscar ofertar mais serviços dentro do que é possível, evitando aumentar os custos operacionais do seu negócio.

Como ampliar seu portfólio com menos custos?

É possível seguir algumas dicas na hora de ampliar o seu portfólio de TI com o mínimo possível de impacto no time. Vamos listar algumas delas.

Utilize boas práticas

Boas práticas de gestão de seus recursos auxiliam a melhorar a produtividade da equipe. Com mais tempo, é possível atender a mais chamados ou estar disponível para realizar outros serviços necessários.

Metodologias como as encontradas no ITIL, framework de gerenciamento de TI, podem auxiliar a criar boas práticas de atendimento dentro de sua empresa.

Invista em uma plataforma de gerenciamento de TI

Você sabe o que é RMM? O Remote Monitoring and Management é um integrador de ferramentas que concentra boa parte dos dados necessários para o gerenciamento da TI de seus clientes em uma plataforma única.

O SolarWinds RMM é um exemplo de software como esse, com um ótimo custo-benefício, auxiliando seus colaboradores a melhorar a prestação de serviços gerenciados de TI.

Estude bem as demandas do cliente

Seus clientes podem ter várias demandas que você não está preparado para atender no momento, mas podem inspirar você a criar novos serviços.

Pode ser que a maioria de seus clientes necessite de computação de alta performance. Você já tem um nível de acordo com eles e a demanda já existe, basta você também ofertar esse serviço junto ao atual pacote, melhorando seu ticket médio.

Manter um bom portfólio de serviços de TI é fundamental para se tornar competitivo no mercado e atrair a atenção dos clientes como uma solução completa para as suas demandas. Pense nisso.

Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes