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Colaboração, Engajamento e Comunicação Interna

publicado por Douglas Correa

“As intranets, ao oferecerem espaço para a expressão individual e darem visibilidade ao perfil e às ações dos seus participantes, podem funcionar como um importante estímulo ao sentimento de pertencimento. Isso é particularmente relevante em grandes empresas, ainda mais naquelas em que o colaborador se vê como ‘mais um na multidão’ ou há distâncias físicas grandes entre as filiais e a matriz. Por fim, a intranet tem a função de manter todos bem informados e gera senso de orientação, algo fundamental para os negócios”, complementa.

Conteúdo
– O portal favorece o suporte à memória corporativa? É possível identificar uma clara preocupação em substituir parte do tráfego de e-mails por informações melhor direcionadas via portal? Houve preocupações com acessibilidade e usabilidade? Faz uso de recursos multimídia e conteúdo rico?

Colaboração – Há evidências de que o processo de colaboração está associado a necessidades e processos do negócio? O portal fomenta a construção colaborativa de conteúdos usando ferramentas como wiki? Faz uso de redes sociais para promover o encontro e a integração de pessoas? É utilizado para a localização de novos talentos, avaliados a partir de suas condutas colaborativas?

Integração em TI – O portal funciona como um agregador de sistemas, oferecendo uma interface mais amigável e acesso facilitado? Explora as possibilidades de customização e personalização? Utiliza ferramentas de gestão de conteúdo para melhor estruturá-lo? Promove maior controle e melhor manutenção do ambiente de TI como um todo?
Acompanhe três lições da Documentar para ter uma intranet vencedora:

  • Envolva todas as áreas da empresa, de forma a desenvolver conteúdos que sejam relevantes para todos.
  • Faça da intranet um ambiente efetivo de colaboração e fácil acesso.
  • Desde o princípio, defina quem são os responsáveis, para garantir melhoria e atualização constantes.

Blog interno e engajamento dos colaboradores
Mais do que comunicar é preciso informar o norte da companhia. Hoje em dia percebemos uma distancia nas empresas das áreas que muitas vezes não se comunicam e não se falam.   Como exemplo percebemos muito que a aproximação do operacional com a diretoria da companhia as vezes mesmo não existe. Da diretoria a gerencia da companhia não se faz presente. Quando circulamos em companhias grandes percebemos uma falta de clima e de entrosamento nas áreas e setores da companhia.

A idéia de um blog da diretoria vem com uma luva para aproximar os setores e tirar os anseios dos setores da empresa. Alem de aproximar os departamentos funciona como uma válvula motivacional.

Imagine um ambiente com mais de 1000 colaboradores. Estatisticamente em uma pesquisa interna 89% dos colaboradores mencionam não saber o nome do VP e do Presidente da companhia. Isso naturalmente agrava, a comunicação e o engajamento dos colaboradores. Necessariamente um colaborador motivado não significar que esteja engajado com os resultados da companhia.

Como engajar colaboradores
Ao tentar promover o engajamento de colaboradores muitas empresas acabam esbarrando em obstáculos, o que compromete a continuidade dos trabalhos. “As principais barreiras são a falta de objetivos alinhados, Lideranças despreparadas, individualismo, conflitos mal administrados e ausência de uma comunicação clara”, destaca.

Para que aja um trabalho em equipe eficiente são essenciais três fatores:
– Clareza e busca pelos objetivos organizacionais;
– Trabalho cooperativo, isto é, interdependência;
– Relacionamento interpessoal adequado.
É necessário desenvolver um canal de comunicação integrado entre colaboradores, clientes e parceiros para que as ações tenham eficiência. Essas ferramentas somadas a um modelo de gestão apto a ouvir as necessidades dos colaboradores contribui para alinhar os objetivos estratégicos das empresas ao pensamento de seus funcionários. “Trabalhando com uma gestão clara, colaborativa, oportunizando o desenvolvimento das pessoas e o reconhecimento direto pelos resultados atingidos”.

Perfil dos comunicadores internos:

34,1% jornalismo

22% relações públicas

18,3% área de humanas (psicologia, sociologia etc.)

11,6% publicidade

6,1% administração de empresas

5,5% marketing

Novas Tecnologias:

Webcast e Media Streaming
São tecnologias que permitem o tráfego de vídeos pela internet ou intranet da empresa, sendo webcast um termo empregado para transmissões ao vivo e media streaming para material pré-gravado. Trata-se de novas ferramentas interativas eficazes no treinamento e na integração de funcionários.

Comunicador Instantâneo
Programa eletrônico de mensagens instantâneas que permite aos usuários da internet conversarem em tempo real e trocarem informações on line com extrema rapidez.

Chat
Um chat, que em português significa “conversação”, ou “bate-papo”, é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em sites ou mensageiros instantâneos.

Blog
Um weblog, blog, blogue ou caderno digital é uma página da Web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de tamanho variável, chamados artigos ou posts. Estes são organizados cronologicamente de forma inversa (como um diário), costumam abordar a temática do blog, e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

O blog conta com algumas ferramentas para classificar informações técnicas a seu respeito, todas elas disponibilizadas na internet por servidores e/ou usuários comuns. As ferramentas abrangem: registro de informações relativas a um site ou domínio da internet quanto ao número de acessos, páginas visitadas, tempo gasto, de qual site ou página o visitante veio, para onde vai a partir do site ou página atual e uma série de outras informações.

Publicações impressas
As publicações impressas são fundamentais para as organizações projetarem sua imagem para públicos estratégicos. Como pode ser direcionada, cada publicação deve ter linguagem específica para o público de interesse. É fundamental que seja estabelecida uma periodicidade para cada veículo e que esta seja rigorosamente cumprida. Com isso, a publicação consegue gerar credibilidade e fidelidade junto ao público ao qual se destina. Vale ressaltar que a Comunicação Interna é acionada para colaborar ou desenvolver conteúdos de análise, auto-conhecimento e história da empresa como, por exemplo, Relatórios, Balanços e Projetos de Memória Empresarial entre outros.

Boletim
Publicação com conteúdo específico e dirigido que, de maneira sucinta, informa sobre os acontecimentos recentes da empresa de interesse do público-alvo. Jornal Publicação dirigida, também com conteúdos específicos, que pode conter informações sobre a empresa e novidades sobre suas diversas áreas, dicas de saúde, entretenimento, curiosidades e até espaço para uso pelos próprios colaboradores.

Newsletter

Publicação institucional destinada a diferentes públicos da organização, pode ser utilizada também na comunicação interna para a emissão de informações corporativas, com periodicidade regular ou não, veiculada na forma impressa ou por e-mail. É também muito comum o formato eletrônico para newsletter.

Revista

Publicação dirigida com conteúdo predominantemente interpretativo e reflexivo e de interesse permanente, com diversidade temática. Jornal Mural Veículo de informação corporativo com periodicidade semanal ou quinzenal e enfoque editorial sobre temas como negócios da empresa, recursos humanos, segurança, saúde, meio ambiente, responsabilidade social, lazer/cultura, entre outros. É um veículo de comunicação interna de grande abrangência, pois é funcional tanto para os colaboradores de fábrica quanto para os da administração. Importante na padronização de informações e discursos, o Jornal Mural pode conter desde informações sobre a empresa e novidades sobre suas diversas áreas, até espaço para divulgação dos próprios colaboradores – realizando a comunicação de mão dupla – como convites de casamento, cursos, anúncios classificados etc.

Ações de relacionamento
Em comunicação, a organização de eventos é uma das ferramentas usadas para sensibilizar, aproximar e integrar as pessoas. São exemplos os encontros com gestores e liderança, cafés da manhã, happy hours, festas de aniversário, premiações, coquetéis e feiras.

Autor

Extracto Experiência Profissional 2010- Interalpha – Gerente de Contas Corporativas - Assistência Técnica Autorizada Apple e revenda especializada em toda a linha de Software e Hardware, com parcerias com as multinacionais HP, IBM, Adobe, Microsoft, entre outras grandes marcas. www.interalpha.com.br 2008-2010- Best - It - Gerente de Contas Corporativas ciclo de fechamento de oportunidades e novos negócios, contratos, vendas de hardware software e aumento de Pipe Line. Destaque para contas setor publico e privado. Verticais de Coreio,APO e BPIO Microsoft. www.best-it.com.br 2004-2008 – Microsoft Atento Negócios e Canais- Acelerar a adoção de tecnologias, Encurtar o ciclo de vendas, Levar oportunidades a parceiros, Apoio a investimentos de pré-vendas, Alinhamento de processos comerciais e de marketing com parceiros, Propiciar novas possibilidades de negócio e relacionamentos, Aumento do número de projetos, contas EPG e CAS(contas estratégicas). Ampliação do Pipeline de Serviços em 56% no ano fiscal de 2008 para os parceiros Microsoft AMU (Adoption Machine Unit). Engajamento de parceiros Gold. Gerenciamento de projetos – APIO/SCIO/BPIO. www.microsoft.com ● 2002/2005 – ( NET ) TV Cidade – Suporte Técnico NOC e Suporte Corporativo Projetos (Cabo Mais, Mega Rápido, Megazon e Ipervoz). www.tvcidade.com.br Vinculo - CLT ● 2002/2003 - UOL Função em Suporte Técnico Nível II, Corporativo e Físico. Vinculo - PJ

Douglas Correa

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