Já é de conhecimento que a tecnologia da informação é fundamental para o sucesso das organizações, o gerenciamento de serviços pode utilizar métodos com padrões de eficiência já reconhecidos e pautados de acordo com as necessidades das organizações.
Agora a pergunta é, como tirar o máximo de proveito da TI para sustentar e impulsionar os negócios da organização?
O mercado aponta que a resposta para esta questão está na gestão de serviços de TI, ou seja, na implantação de processos e práticas que proporcionem serviços de TI mais eficazes e eficientes.
Muitos modelos têm sido utilizados para tal; todos eles, porém, com a preocupação de alinhar TI e negócios e com a característica comum de se basearem na utilização de indicadores que deverão ser sistematicamente reavaliados para aferição dos resultados obtidos e definição de metas que permitam a melhoria contínua dos processos, é o que diz *Patrícia de Aquino Mendes coordenadora do Programa de Gestão de Serviços de TI na Dataprev, Rio de Janeiro.
O que percebemos é que a cada dia a tecnologia tem se tornado um elemento de suma importância para balizar descisões dentro das organizações, se observarmos existe uma verdadeira “sopa de letrinhas”, quanto a modelos e padronizações que se consolidaram e desta forma se tornaram parte integrante dos negócios.
Porém o que quero enfatizar neste artigo é o seguinte; A gestão de serviços de TI traz com certeza a melhoria de qualidade de serviços e ajuda a conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas o seu maior mérito é colocar uma ponte onde antes existia um vazio ? TI e negócios. Ao favorecer a comunicação entre esses dois mundos e fornecer retornos mensuráveis sobre o resultado de suas operações, a gestão de serviços em TI coloca a tecnologia da informação não mais como foco de despesas da organização e sim como sua parceira fundamental para agregar valor ao negócio.*
E isto só acontece por que, nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio, podendo determinar a continuidade ou fim das atividades de uma empresa. Cada empresa deve adequar a gestão da informação de acordo com as suas necessidades específicas, isto faz a diferença, saber tratar as informações bem como gerenciá-las.
Com o avanço tecnológico dos computadores e das telecomunicações, tornou-se possível o gerenciamento de enormes quantidades de informações, e desta forma acabou por determinar um novo perfil de produtos e serviços provocando inclusive mudanças de comportamento da sociedade, e na forma como as organizações lidam com a tecnologia nos dias atuais, o que antes era um privilégio de poucos, hoje se tornou um pré-requisito para todo o tipo de organização.
As empresas e os profissionais que fizerem melhor uso da tecnologia da informação terão maiores chances de permanecer e progredir no mercado, isto com toda certeza tem forte influência na condução dos negócios. Por isso a intenção deste artigo é de enfatizar a importância de TI para o mundo dos negócios, pois quem estiver fora desta realidade, dificilmente resistirá ao mercado e suas mudanças.
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* Patrícia de Aquino Mendes – Webinsider Uol – (Fonte de Pesquisa) .
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4:14:59 pm
Alex,
Parabéns pelo artigo. Tenho sido um propagador dessa idéia de aproximar a TI dos Negócios. Mas para isso sabemos que o profissional de TI precisa sair do seu mundo e começar a desenvolver conhecimentos de gestão de negócios e aprimorar suas habilidades de liderança, negociação e relacionamentos.
Abs
9:27:36 am
André,
Muito obrigado por seu comentário.
Você tem toda razão, o profissional de TI precisa ampliar seus horizontes, ótima observação.
Abraços,
2:02:20 pm
Olá Alex
Gostei da precisão de seu raciocínio.
Lembro velho amigo que dizia que tecnologia cara é só questão de ter dinheiro. Mas tecnologia de negócios é questão de ter inteligência.
Parabéns.
5:40:43 pm
Olá Ivan,
Agradeço por suas palavras, e concordo com você gestão de TI em negócios é uma questão de inteligência.
Abraços,
1:33:43 am
Tem uma frase em seu texto que me chamou muito a atenção e condiz com um ponto que teimo em afirmar no meu ambiente de trabalho, apesar de ser contrariado: “nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio”. Então, se a informação é patrimônio, nós,Recursos, não somos despesa e sim Receita, pois nós detemos o conhecimento.
De resto não tenho o que falar, pois trabalho em uma empresa de grande porte do ramo do varejo e esta possui uma estrutura de TI muito boa.
Sabe alinhar bem negócios e TI.
Um forte abraço.
10:12:49 am
Olá Humberto,
Agradeço por seu comentário.
Penso que as empresas precisam olhar para os profissionais com mais cuidado, pois sem os profissionais independente da área de atuação o negócio pode não “andar”.
Abraços,