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Eu também quero o meu!

publicado por Roberto Carvalho

Boa tarde à todos

Acredito que muitos tiveram a oportunidade de ver dia 02/03, ao vivo ou depois, o lançamento do Ipad 2, apenas nove meses após (e 15 milhões de unidades vendidas) do lançamento de sua primeira versão.

É incrível a capacidade da Apple em criar demandas, em gerar uma verdadeira corrida atrás de seus produtos. Eu pessoalmente acredito que alguns pontos são decisivos para que isto ocorra. São eles:

1. Os produtos da Apple funcionam. Simples assim. Se dão algum problema, voce, usuário, pode resolver a maior parte deles, sozinho. E isto também funciona;

2. Os produtos são extremamente complexos, mas da tela para dentro. Para o usuário, mantem-se a simplicidade. Garante-se de que ele, usuário, terá uma EXPERIÊNCIA de consumo diferenciada;

3. Via de regra, os produtos da Apple aparecem antes que seus concorrentes, que limitam-se a copiá-los e a segui-los……de longe;

4. A Apple normalmente diz que vai lançar um produto. E faz voce esperar ansiosamente por ele.

5. A Apple, como uma vez disse Steve Jobs, não ouve o cliente. Diz à ele o que ele precisa. Na verdade, é uma inversão de uma ordem, como inclusive sugere a logomarca da Empresa.

6. Ainda que não ouçam o cliente, a Apple os observa, e muito. Todo o processo de compra dentro de uma loja deles é algo extremamente fácil e prazeiroso.

7. São quatro pontos de venda: As lojas físicas, o Itunes, o Ibooks e a Apple Store. Todas apresentam números incríveis. No no Ibooks, mais de 100 milhões de livros foram baixados – e comprados de lá.

8. A Apple comemorou ontem 200 milhões de contas. Isso é mais do que tem a Amazon. Todos os usuários podem fazer suas aquisições com apenas um click. Simples assim.

9. Mais de 2 Bilhões de US$ foram gerados aos desenvolvedores de aplicações no Itunes.

8. O mesmo Ipad, Iphone, Ipod que voce compra em Nova York é o que voce encontra aqui no Brasil (Só que lá é bem mais barato, infelizmente). E todos os acessórios que voce um dia comprou, continuam servindo (Bárbaro, não?)

Todos esses pontos me fazem pensar na complexidade do simples. Se observarmos, em todas – ou quase todas apresentações do Steve Jobs, não é ele quem está em evidencia, e sim o produto que lança. Está sempre de preto com um fundo preto atrás de si. O foco é dado todo ao produto. Isso acaba por seduzir ainda mais seus consumidores, quem vêem nele um guru, um visionário capaz de modificar o mundo. Ok., o mundo pode ser exagero…mas voce se lembra de como ouvia música antes do Ipod? Como via seus videos? Como se comunicava?

Empresas inovadoras como a Apple, Google (e todas as suas empresas adquiridas), trazem para nós a possibilidade de mudanças comportamentais que jamais imaginávamos antes. O video da apresentação que ora indico mostra algumas idéias de aplicabilidade que um “simples” tablet pode nos trazer, independentemente de sua profissão.

Link do video: http://events.apple.com.edgesuite.net/1103pijanbdvaaj/event/index.html

É sem sombra de dúvida um show de tecnologia, marketing e visão estratégica. Parabéns !!

Assistam ao video (em ingles), e reflitam como e aonde esta nova ferramenta poderia se integrar ao seu trabalho, ao seu dia a dia.

Qual será o próximo passo da Apple? Com certeza, não estão parados!

Obrigado pela leitura!

@carva45

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

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