Gerência de Projetos

Ξ 7 comentários

Gestão de TI nos Negócios

publicado por Alex Silva

Já é de conhecimento que a tecnologia da informação é fundamental para o sucesso das organizações, o gerenciamento de serviços pode utilizar métodos com padrões de eficiência já reconhecidos e pautados de acordo com as necessidades das organizações.

Agora a pergunta é, como tirar o máximo de proveito da TI para sustentar e impulsionar os negócios da organização?

O mercado aponta que a resposta para esta questão está na gestão de serviços de TI, ou seja, na implantação de processos e práticas que proporcionem serviços de TI mais eficazes e eficientes.

Muitos modelos têm sido utilizados para tal; todos eles, porém, com a preocupação de alinhar TI e negócios e com a característica comum de se basearem na utilização de indicadores que deverão ser sistematicamente reavaliados para aferição dos resultados obtidos e definição de metas que permitam a melhoria contínua dos processos, é o que diz *Patrícia de Aquino Mendes coordenadora do Programa de Gestão de Serviços de TI na Dataprev, Rio de Janeiro.

O que percebemos é que a cada dia a tecnologia tem se tornado um elemento de suma importância para balizar descisões dentro das organizações, se observarmos existe uma verdadeira “sopa de letrinhas”, quanto a modelos e padronizações que se consolidaram e desta forma se tornaram parte integrante dos negócios.

Porém o que quero enfatizar neste artigo é o seguinte; A gestão de serviços de TI traz com certeza a melhoria de qualidade de serviços e ajuda a conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas o seu maior mérito é colocar uma ponte onde antes existia um vazio ? TI e negócios. Ao favorecer a comunicação entre esses dois mundos e fornecer retornos mensuráveis sobre o resultado de suas operações, a gestão de serviços em TI coloca a tecnologia da informação não mais como foco de despesas da organização e sim como sua parceira fundamental para agregar valor ao negócio.*

E isto só acontece por que, nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio, podendo determinar a continuidade ou fim das atividades de uma empresa. Cada empresa deve adequar a gestão da informação de acordo com as suas necessidades específicas, isto faz a diferença, saber tratar as informações bem como gerenciá-las.

Com o avanço tecnológico dos computadores e das telecomunicações, tornou-se possível o gerenciamento de enormes quantidades de informações, e desta forma acabou por determinar um novo perfil de produtos e serviços provocando inclusive mudanças de comportamento da sociedade, e na forma como as organizações lidam com a tecnologia nos dias atuais, o que antes era um privilégio de poucos, hoje se tornou um pré-requisito para todo o tipo de organização.

As empresas e os profissionais que fizerem melhor uso da tecnologia da informação terão maiores chances de permanecer e progredir no mercado, isto com toda certeza tem forte influência na condução dos negócios. Por isso a intenção deste artigo é de enfatizar a importância de TI para o mundo dos negócios, pois quem estiver fora desta realidade, dificilmente resistirá ao mercado e suas mudanças.

______________
* Patrícia de Aquino Mendes – Webinsider Uol – (Fonte de Pesquisa) .

  •  
    4
    Shares
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

7 Comments

  • Alex,

    Parabéns pelo artigo. Tenho sido um propagador dessa idéia de aproximar a TI dos Negócios. Mas para isso sabemos que o profissional de TI precisa sair do seu mundo e começar a desenvolver conhecimentos de gestão de negócios e aprimorar suas habilidades de liderança, negociação e relacionamentos.
    Abs

    • André,

      Muito obrigado por seu comentário.
      Você tem toda razão, o profissional de TI precisa ampliar seus horizontes, ótima observação.

      Abraços,

  • Olá Alex
    Gostei da precisão de seu raciocínio.
    Lembro velho amigo que dizia que tecnologia cara é só questão de ter dinheiro. Mas tecnologia de negócios é questão de ter inteligência.
    Parabéns.

    • Olá Ivan,

      Agradeço por suas palavras, e concordo com você gestão de TI em negócios é uma questão de inteligência.

      Abraços,

  • Tem uma frase em seu texto que me chamou muito a atenção e condiz com um ponto que teimo em afirmar no meu ambiente de trabalho, apesar de ser contrariado: “nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio”. Então, se a informação é patrimônio, nós,Recursos, não somos despesa e sim Receita, pois nós detemos o conhecimento.
    De resto não tenho o que falar, pois trabalho em uma empresa de grande porte do ramo do varejo e esta possui uma estrutura de TI muito boa.
    Sabe alinhar bem negócios e TI.
    Um forte abraço.

  • Olá Humberto,

    Agradeço por seu comentário.
    Penso que as empresas precisam olhar para os profissionais com mais cuidado, pois sem os profissionais independente da área de atuação o negócio pode não “andar”.

    Abraços,

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes