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5 pontos que você deve avaliar antes de escolher uma ferramenta RMM

publicado por Luís Montanari

homem-MSP-mexendo-no-computador-acessando-RMMEstá na hora de mudar o cenário, otimizar a rotina e trazer mais proteção para seus clientes! 

De fato, você que atua como MSP, deve estar sempre em busca de soluções eficientes que ajudem no seu crescimento e no de seus clientes. E, é claro, a longevidade é um dos fatores  mais importantes durante essa escolha.

Pensando nisso, trouxe alguns pontos que você deve avaliar para oferecer um melhor serviço aos seus clientes.

Afinal, escolher uma solução que proporcione o melhor gerenciamento e monitoramento remoto para seus parceiros, representa, também, o sucesso do seu negócio.

Então, se deseja saber mais sobre esse tema, continue a leitura e anote as dicas que preparei para você!

O que é um software RMM?

Se você buscou sobre esse assunto, é fato que possui algum conhecimento sobre a ferramenta que é um grande sucesso entre os melhores MSPs.

Mas, de toda forma, é importante destacar alguns pontos sobre essa solução. Meu intuito aqui, é esclarecer da melhor maneira, para que não reste nenhuma dúvida sobre o tema.

Sendo assim, nada melhor do que explicar o que é o RMM de forma resumida, apenas para refrescar a sua mente e colocar na mesa alguns pontos que você pode não conhecer sobre ele.

O produto foi projetado para trazer maior facilidade na administração de um negócio de Prestação de Serviços Gerenciados de TI, integrando vários recursos em um painel, como:

  • Monitoramento;
  • Inventário;
  • Backup;
  • Antivírus gerenciado;
  • Proteção Web;
  • E muito mais!

Assim, ele contribui com a sua equipe em relação ao gerenciamento da base de clientes, a partir de um local central. Um dos maiores benefícios do RMM, é que possibilita o aumento do número de dispositivos gerenciados, sem precisar aumentar a sua equipe técnica para dar conta da demanda. Ou seja, facilita o dia a dia do MSP e gerando mais produtividade para a equipe.

Com isso, ele elimina o desgaste de mudanças de produtos e reduz a ineficiência do Prestador de Serviços Gerenciados de TI.

O software de gerenciamento e monitoramento remoto, permite o comando da infraestrutura do cliente de forma otimizada e ainda mais segura.

Vantagens proporcionadas pela ferramenta RMM

Como pôde ver acima, quando se atua com uma solução RMM, você muda completamente o seu dia a dia como Prestador de Serviços Gerenciados de TI.

Inclusive, esse software tão robusto, também te oferece relatórios confiáveis e que são essenciais para a tomada de decisões importantes. Por exemplo, o relatório de histórico de falhas, relatório de evento crítico e o relatório de usuários do Active Directory, vão te ajudar na prestação do serviço.

Todos os dados entregues por esses relatórios, permitem uma recorrente análise para a gestão proativa de TI de seus clientes. Dessa forma, garante mais segurança dos mesmos e evita diversos problemas.

Além do que já falei para você, o N-able RMM conta com outras vantagens para a sua rotina:

  • É uma ferramenta RMM fácil de usar, contando com, praticamente, nenhuma curva de aprendizado;
  • Software 100% em nuvem. Ou seja, não demanda nenhuma instalação e nem manutenção;
  • Trabalha com automação facilitada de tarefas repetitivas, o que exclui a necessidade de ter experiência com a geração de scripts;
  • Localiza problemas com facilidade;
  • Assistência e suporte gratuitos ao produto;
  • Participação em cursos técnicos sem custo adicional;
  • Integração com Detecção e Resposta no Endpoint e muito mais.

O que pode acontecer ao escolher a ferramenta errada?

Também é importante analisar quais seriam as consequências ao não optar pela melhor solução para monitorar e gerenciar a infraestrutura de TI de seus clientes. Nesse tópico, vou te mostrar algumas das coisas que podem acontecer. Veja:

Ineficiência

Vamos começar pelo mais importante, visto que esse fator tem um espaço essencial na lucratividade do MSP. Cada segundo desperdiçado navegando em uma solução que não conta com recursos eficientes, representa a perda de tempo que poderia estar sendo usado em projetos que dariam mais lucros e produtividade para seus clientes.

Erros

Claro, erros são comuns de acontecer. Mas, é ainda melhor quando temos uma solução ideal para evitá-los.

Vou te dar um pequeno exemplo, que pode ser muito comum ocorrer em seu dia a dia:  alguém acessou a sua plataforma de RMM e notou a falha em uma verificação extremamente importante. Entretanto, essa pessoa teve um longo dia e está cansada, ocasionando o esquecimento de um dos passos cruciais para a correção do problema citado antes.

Com isso, as operações do cliente são interrompidas até que essa falha seja corrigida. Nesse caso, se você não fez uma boa escolha na solução de RMM, que pode consertar esse problema, em pouco tempo, pode acabar perdendo um cliente. E ninguém deseja isso!

Evasão pessoal

Por fim, temos que concordar que, em certos casos, a rotina de um Prestador de Serviços de TI é costuma ser estressante. Essa exaustão pode motivar o funcionário a se desligar do lugar em que está atuando. Mas, o que isso tem a ver com a escolha de uma solução RMM?

Te explico agora. Se a ferramenta usada aumenta as pressões diárias ao invés de aumentar a produtividade, pode tornar-se um dos motivos para que a sua equipe vá atrás de outros lugares que ofereçam uma estrutura melhor.

Além disso, a ferramenta RMM também não deve ser escolhida baseada no design de seu painel, muito menos pela quantidade de cliques necessários para realizar a tarefa.

A seguir, vou te mostrar 5 passos importantes que você deve analisar antes de escolher a solução ideal para a sua rotina como MSP.

Fatores fundamentais que você deve analisar

  1. Visibilidade

É preciso estar atento se consegue ver todos os dispositivos em apenas um lugar. Isso inclui:  estações de trabalho, servidores e dispositivos de rede.

Além disso, responda a seguinte pergunta: os relatórios são intuitivos? Se a resposta for sim, você está indo pelo caminho certo.

Dessa forma, você comete menos erros e atua de forma proativa.

  1. Automação

O software escolhido permite automatizar tarefas comuns? Esta é outra etapa muito importante para o MSP que deseja realizar seu trabalho da melhor maneira, trazendo mais confiança e produtividade para a sua rotina.

Dessa forma, é possível tirar mais proveito sem a necessidade de aumentar a equipe. Pois, a automação de ações do seu dia a dia, pode proporcionar mais tempo para focar em outros serviços importantes e essenciais para escalar o seu negócio.

  1. Antivírus potente e de fácil implementação

Um antivírus potente aumenta as defesas dos seus clientes contra malwares.  Assim, devemos sempre estar atentos se o software escolhido possui fácil implementação e  inclui as definições básicas de assinatura, como definições comportamentais.

  1. Backup integrado

Com a escolha perfeita, você consegue manter a empresa de seus clientes funcionando mesmo após um desastre de TI. Então, procure saber se o RMM escolhido conta com uma integração que garanta a proteção dos dados dos seus clientes, contando com backup, recuperação de desastres e arquivamentos, tudo isso de forma integrada.

  1. Acesso remoto seguro e rápido

E, por último, mas, não menos importante, temos a análise de que o recurso de suporte remoto pode contribuir com a economia de tempo e dinheiro, solucionando os maiores problemas sem a necessidade de sair do escritório.

De fato, um software de suporte remoto de TI, pode garantir essas vantagens, que fazem uma enorme diferença em seu dia a dia.

A melhor ferramenta RMM

É claro que, para finalizar esse conteúdo, te indicaria a melhor ferramenta RMM para MSPs que desejam evoluir e trazer mais confiança para seus clientes.

O N-able RMM auxilia os Prestadores de Serviços Gerenciados de TI em toda a sua jornada.  Contar com uma plataforma moderna e flexível, torna mais fácil monitorar, gerenciar e até proteger a rede de seus parceiros.

Garanta agora o trial e confirme toda a efetividade dessa solução, que vem trazendo mais produtividade na rotina de grandes MSPs.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir o nosso blog, onde te damos mais dicas de como melhorar sua prestação de Serviços Gerenciados de TI!

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

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