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O fenômeno VALORANT: sistema de franquias e atualização 5.0

publicado por Equipe da Redação

Recentemente, a desenvolvedora Riot Games divulgou a implementação do sistema de franquias de VALORANT para o ano de 2023, uma estratégia que busca criar uma liga de equipes parceiras, em que as equipes locais podem competir entre si para garantir sua vaga nas ligas internacionais.

Algumas equipes — como a brasileira LOUD, as internacionais Team Liquid e FNATIC, além de outras sete — já confirmaram o envio do formulário e a inscrição para o novo formato de franquias. Os times aceitos esperam a sua participação no próximo ano das ligas parceiras regionais, das Américas, Europa e Ásia.

Franquias e experiências e-Sports

De acordo com a desenvolvedora Riot Games, o modelo de franquias permitiria criar experiências de e-Sports mais cativantes, em uma comunidade que cresce cada vez mais e atrai novos adeptos. Em segundo lugar no ranking mundial, o Brasil possui 130 jogadores profissionais de VALORANT, ficando atrás dos Estados Unidos, que conta com 278 jogadores profissionais.

Esse dado indica que o segmento de e-Sports vem crescendo significativamente e tem um futuro promissor — também no que diz respeito à economia. De acordo com dados de pesquisa realizada pela consultora Newzoo, apenas no ano de 2021 a indústria movimentou mais de US$175 bilhões.

A adesão de novos seguidores também produz um fenômeno de torcida muito forte — o que gera a necessidade, entre milhares de fãs, de acompanhar suas equipes favoritas nos principais torneios através de diferentes plataformas.

Desse modo, os fãs assistem ao vivo ao circuito profissional de competições internacionais como Challengers, Masters ou Champions — e as partidas de campeonatos que já contam com calendários anuais estabelecidos —, fazendo com que aumente a procura por diversas opções de apostas VALORANT também no segmento de e-Sports. E é nessa modalidade que o jogo alcança seu maior pico de popularidade, conquistando mais de 100 milhões de horas assistidas na plataforma Twitch durante o mês de maio, de acordo com dados do Stream Charts. A Riot Games também revelou que cerca de 947 mil espectadores assistiram ao jogo simultaneamente no mês de abril.

Atualização 5.0 do VALORANT

As novidades do game estão marcadas principalmente pela chegada do Ato I do Episódio 5: Dimensão, que traz a adição de um mapa inédito e a remoção do Split. O novo mapa recebe o nome de Pearl e é inspirado na cidade portuguesa de Lisboa. O trailer do novo episódio foi divulgado e conta com dublagem em português. Nele, é possível detalhar cenas de muita ação entre as personagens Reyna, Killjoy e Neon. No entanto, antes de ficar disponível no modo competitivo, os jogadores podem entrar na fila padrão e exclusiva para o Pearl (Sem Classificação) durante duas semanas.

O game também recebe a última atualização 5.0, que corrigirá alguns bugs relacionados à velocidade de animação e visual, especificamente nos quadros em que Cyper sai da Câmera de Vigilância e durante a captura de Orbes no ponto de Ultimate. Com a atualização, o jogo irá receber também uma melhora nos sistemas caso o jogador se desconecte e reconecte durante a partida.

Por fim, a Riot Games anunciou o lançamento — ainda sem data oficial — da versão VALORANT Mobile como uma das mais esperadas em 2022, a fim de conquistar um novo segmento de jogadores.

O impacto do segmento no engajamento digital

Não é novidade que o mundo dos games cria muita movimentação em diferentes plataformas digitais — como as redes sociais. Através delas, os aficionados podem acompanhar com exclusividade as novidades, lançamentos, transmissões ao vivo e os jogadores mais destacados que, ao final, tornam-se influenciadores digitais da comunidade gamer.

Assim, uma das estratégias das marcas que desejam atingir esse público é o investimento em anúncios nestas plataformas, a fim de aumentar o engajamento entre os seguidores e alcançar novas audiências. Segundo dados de pesquisa divulgada pela empresa Emplifi, os gastos em redes sociais aumentaram 21% em relação ao ano passado. Trata-se de uma tendência que cresce como parte do processo de transformação digital das empresas e dos novos modelos de negócio.

De acordo com a pesquisa da Emplifi, no Brasil o Instagram mantém estabilidade na performance de diferentes perfis de entretenimento e na taxa de engajamento dos usuários da plataforma. O Facebook, por outro lado, registrou uma queda de 17% — sobretudo no que diz respeito ao engajamento através de curtidas, comentários e compartilhamentos —, e os perfis com melhor performance pertencem ao setor de consumo e varejo.

Outro fator que contribui significativamente com o engajamento nas redes sociais é a presença de influenciadores digitais — neste caso, dos criadores de conteúdo denominados geek, isto é, uma comunidade dedicada à divulgação de conteúdos relacionados aos games, ciência e tecnologia, cultura nerd, livros, filmes e outros —, e que representa cerca de 25% do engajamento, de acordo com dados de pesquisa realizada pela empresa Squid — líder em marketing de influência no Brasil.

Dessa maneira, é importante destacar que a aceitação das pessoas através das redes sociais e diferentes plataformas digitais demonstra que a popularidade de segmentos como os esportes eletrônicos e videogames, como VALORANT, aumenta rapidamente, conquistando mais adeptos destas categorias — uma realidade cada vez mais evidente no Brasil e no mundo.

 

 

 

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