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10 informações que devem estar presentes no seu contrato de prestação de serviços de TI

publicado por Luís Montanari

saiba-o-que-especificar-no-seu-acordo-de-TISaiba o que não pode faltar no preenchimento do acordo com seus clientes

Sem dúvida, o contrato de prestação de serviços de TI é uma das partes mais importantes do relacionamento de um MSP com seus clientes. Mas, existem alguns itens que devem ser considerados na hora de preencher este documento.

Pensando nisso, hoje vou falar sobre este assunto e mostrar quais informações devem fazer parte do seu próximo acordo.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e aproveite as dicas!

Qual a importância de um contrato de prestação de serviços de TI?

Primeiramente, o contrato é fundamental para todo o processo. Afinal, conta com o objetivo de expor as expectativas entre o cliente e o MSP, além de destacar detalhes relevantes do serviço, como: preços, prazos, prioridades e outras especificações de cada demanda.

Este documento é muito importante. Pois, ele define regras que ajudam a impedir que alguns desencontros e imprevistos ocorram durante a realização do trabalho.

Da mesma forma, ajuda a criar uma parceria de sucesso a longo prazo, já que oferece vantagens como transparência e melhorias no relacionamento entre os lados envolvidos, que sabem exatamente o que será feito durante todo o acordo.

Além disso, vale lembrar que o contrato de prestação de serviço de TI precisa ser revisado por um advogado. Aliás, um profissional especializado no documento, consegue ajudar os envolvidos a terem ainda mais segurança na parceria.

O que considerar ao escrever o seu acordo?

Sem dúvida, o contrato de prestação de serviços de TI é um documento essencial para nortear as diretrizes do trabalho que será desempenhado.

Aliás, ele deve ser preparado com muita atenção, já que define os direitos e deveres dos MSPs e dos clientes, para que a parceria seja direcionada através de regras que ambos concordem.

Por isso, conforme prometi no início do texto, separei alguns fatores que devem ser priorizados na hora que você for escrever o seu próximo acordo. Confira a seguir!

1 – Quem

Primeiramente, você deve escrever quem são as partes envolvidas em seu contrato de prestação de serviços de TI.

Portanto, destaque informações sobre você, seu cliente e os fornecedores ou colaboradores que possam atuar, de alguma forma, no atendimento da demanda.

2 – O que

Do mesmo modo, explique quais serviços serão oferecidos, quais dispositivos receberão os trabalhos e o que você precisa que o cliente disponibilize para o seu acesso.

Além disso, é importante escrever, também, trabalhos que você não fornecerá. Assim, é possível deixar claro, tudo o que será realizado durante o contrato.

3 – Onde

Detalhe, se os serviços serão realizados no local ou remotamente. Da mesma forma, se os trabalhos forem remotos, escreva qual a taxa por hora, caso surja a necessidade de ir ao local depois.

4 – Quando

Dentro do contrato de prestação de serviço de TI, escreva qual o seu horário de funcionamento, quais são os dias de folga e quais são os SLAs para tempo de resposta e resolução.

Além disso, informe a duração do contrato, como ele pode ser cancelado e se os serviços fora do expediente são cobrados de forma diferente.

5 – Como

Tire todas as dúvidas sobre como os clientes devem solicitar os seus serviços e como devem comunicar eventuais problemas.

Do mesmo modo, esclareça sobre como eles devem pagar o seu trabalho e com que frequência este pagamento precisa ser efetuado.

6 – Confidencialidade

Sem dúvida, é muito importante que você tranquilize seu cliente sobre a segurança que ele tem, ao fornecer seus dados para você ou para sua equipe.

Portanto, inclua no contrato a determinação de que as informações da empresa que você atende serão utilizadas apenas para as práticas estabelecidas no acordo.

7 – Não envolvidos  

Além de todas as dicas que já citei, é fundamental você evitar que outras pessoas estejam envolvidas no processo.

Portanto, garanta que os clientes não incorporem outros colaboradores diretamente nos serviços, e que sua fonte de comunicação seja, diretamente, seus parceiros.

8 – Responsabilidades

Detalhe qual o seu dever no acordo e quais tarefas devem ser realizadas pelo cliente. Assim, fica mais fácil entender a importância de cada um e identificar possíveis melhorias ou causas de problemas durante o serviço.

9 – Consequências

Não esqueça de escrever em seu contrato de prestação de serviços de TI, o que deve ser feito, caso alguma das partes não cumpra suas responsabilidades.

Por isso, detalhe possíveis multas e indenizações, caso o trabalho não seja realizado ou o contrato seja rescindido antes do tempo, por exemplo.

10 – Detalhes adicionais

Por fim, preencha o contrato com especificações técnicas, padrões de qualidade e outras informações importantes para você e para o seu cliente.

Não deixe nenhuma dúvida e garanta que o serviço será realizado com máxima transparência e segurança!

Gostou de saber esses 10 fatos que merecem atenção na hora de escrever um contrato de prestação de serviços de TI?

Então, eu te convido a ler um texto com dicas indispensáveis para renovar o acordo com o seu cliente!

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Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Vendas #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital #VendasdeTI #ADDEE

Luís Montanari

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