Quando iniciei a leitura do livro Execução achei que seria mais um livro de auto-ajuda ou uma nova forma de trabalho. Fiquei com dúvidas logo no inicio da leitura. Um dos pontos forte do livro é a palavra “acontecer”. Após o aprofundamento na leitura identifiquei várias abordagens que pelo pouco conhecimento seriam muito interessantes a “execução” nas empresas e de imediato comecei a formar uma opinião sobre a leitura. Alguns pontos comentados no livro que falam logo de inicio “as empresas que executam bem serão mais atraentes como parceiros e fornecedores para órgãos públicos e estarão mais bem preparadas para se adaptar às novas leis”.
As Empresas como um todo, entende que o cliente está em primeiro lugar, e sabe que os três processos – pessoal, estratégia e operações é o seu foco na empresa, e entende que quanto mais estes processos se intensificam sobre eles a empresa melhora a sua imagem dentro do Governo. Mais adiante o livro mostra algumas dicas como: Estabelecer a disciplina de execução é a atividade mais importante de um líder. Toda execução precisa ter uma disciplina, e ela é toda baseada num conjunto de elementos que cada líder deve usar para elaborar, implementar e fazer funcionar. Para esta disciplina de execução os três processos-chave que no livro é comentado seriam: forma eficaz, rigor e consistência. Para que aconteça é necessário que o líder esteja muito envolvimento na execução destas tarefas, sem este comportamento não vai existir um envolvimento competitivo.
Para que aconteça os três processos na execução são necessários os seguintes elementos de comportamentais essenciais para o líder: 1 – Conheça o seu pessoal e sua empresa – As ações tem que estar junto, relacionamento pessoal é importantíssimo para que ocorra o comprometimento e responsabilidade; 2 – Insista no Realismo – determinar o pontos fortes e fracos da empresa para que possa ser comparada; 3 – Estabeleça metas e prioridades claras – se concentrar em algumas poucas prioridades claras que todos possam entender, buscar um senso comum, para isso o líder precisar estabelecer prioridades que dêem resultados. Não é a quantidade e sim qualidade; 4- conclua o que foi planejado – O líder ao estabelecer as metas claras, realistas e com simplicidade que influenciem o desempenho geral da organização, e para isso, as pessoas precisam ser responsabilizadas pelo resultado; 5 – Recompense quem faz – Se você quer que as pessoas produzam resultados específicos, precisa recompensá-las à altura; 6 – Amplie as habilidades das pessoas pela orientação – Uma das partes mais importante na execução, é o passar o conhecimento e experiência para a próxima geração de líderes, dar e receber feedback qualificado, franco e sincero. Questionar sempre as equipes, para que ocorra sempre um pensamento, e o descobrimento de uma busca de soluções, podemos dizer a “A Arte de Pensar” e 7 – conheça a si próprio – Ter sempre uma firmeza emocional para aceitar os pontos de vistas opostos, encorajar e aceitar os desafios, compreender e lidar com o seus pontos fracos e saber tomar decisões sobre as pessoas que não estão desempenhando bem. Os 7 elementos são essenciais para execução e para os nossos líderes. Para que surta efeito, alguns pontos que não são executados, precisam ser modificados para no contexto em geral aconteça. Podemos dizer que para uma transformação é que nem a musica de Geraldo Vandré em uma de suas estrofes “Vem vamos embora que esperar não é saber e quem sabe faz a hora não espera acontecer”
Bibliografia
LARRY, Bossidy, RAM, Charan – Execução – A disciplina para atingir resultado, Editora Campus, São Paulo, 2010
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