Carreira

Ξ Deixe um comentário

“Execução – A disciplina para atingir resultados”

publicado por Ruggero Ruggieri

Quando iniciei a leitura do livro Execução achei que seria mais um livro de auto-ajuda ou uma nova forma de trabalho. Fiquei com dúvidas logo no inicio da leitura. Um dos pontos forte do livro é a palavra “acontecer”. Após o aprofundamento na leitura identifiquei várias abordagens que pelo pouco conhecimento seriam muito interessantes a “execução” nas empresas e de imediato comecei a formar uma opinião sobre a leitura. Alguns pontos comentados no livro que falam logo de inicio “as empresas que executam bem serão mais atraentes como parceiros e fornecedores para órgãos públicos e estarão mais bem preparadas para se adaptar às novas leis”.

As Empresas como um todo, entende que o cliente está em primeiro lugar, e sabe que os três processos – pessoal, estratégia e operações é o seu foco na empresa, e entende que quanto mais estes processos se intensificam sobre eles a empresa melhora a sua imagem dentro do Governo. Mais adiante o livro mostra algumas dicas como: Estabelecer a disciplina de execução é a atividade mais importante de um líder. Toda execução precisa ter uma disciplina, e ela é toda baseada num conjunto de elementos que cada líder deve usar para elaborar, implementar e fazer funcionar. Para esta disciplina de execução os três processos-chave que no livro é comentado seriam: forma eficaz, rigor e consistência. Para que aconteça é necessário que o líder esteja muito envolvimento na execução destas tarefas, sem este comportamento não vai existir um envolvimento competitivo.

Para que aconteça os três processos na execução são necessários os seguintes elementos de comportamentais essenciais para o líder: 1 – Conheça o seu pessoal e sua empresa – As ações tem que estar junto, relacionamento pessoal é importantíssimo para que ocorra o comprometimento e responsabilidade; 2 – Insista no Realismo – determinar o pontos fortes e fracos da empresa para que possa ser comparada; 3 – Estabeleça metas e prioridades claras – se concentrar em algumas poucas prioridades claras que todos possam entender, buscar um senso comum, para isso o líder precisar estabelecer prioridades que dêem resultados. Não é a quantidade e sim qualidade; 4- conclua o que foi planejado – O líder ao estabelecer as metas claras, realistas e com simplicidade que influenciem o desempenho geral da organização, e para isso, as pessoas precisam ser responsabilizadas pelo resultado; 5 – Recompense quem faz – Se você quer que as pessoas produzam resultados específicos, precisa recompensá-las à altura; 6 – Amplie as habilidades das pessoas pela orientação – Uma das partes mais importante na execução, é o passar o conhecimento e experiência para a próxima geração de líderes, dar e receber feedback qualificado, franco e sincero. Questionar sempre as equipes, para que ocorra sempre um pensamento, e o descobrimento de uma busca de soluções, podemos dizer a “A Arte de Pensar” e 7 – conheça a si próprio – Ter sempre uma firmeza emocional para aceitar os pontos de vistas opostos, encorajar e aceitar os desafios, compreender e lidar com o seus pontos fracos e saber tomar decisões sobre as pessoas que não estão desempenhando bem. Os 7 elementos são essenciais para execução e para os nossos líderes. Para que surta efeito, alguns pontos que não são executados, precisam ser modificados para no contexto em geral aconteça. Podemos dizer que para uma transformação é que nem a musica de Geraldo Vandré em uma de suas estrofes “Vem vamos embora que esperar não é saber e quem sabe faz a hora não espera acontecer”

Bibliografia
LARRY, Bossidy, RAM, Charan – Execução – A disciplina para atingir resultado, Editora Campus, São Paulo, 2010

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Gerente de Projetos SR., atua há mais de 20 anos na área de TI no seguimento do Governo do Estado de São Paulo. Desenvolveu atividades de desenvolvimento de Software para empresas brasileiras e multinacionais, tendo participando no Brasil e no exterior em projetos de TI de diversos segmentos como Educacional, Financeiro, Saúde, Tributário e Terceiro Setor. Professor de Pós-Graduação na UNINOVE nos cursos de Qualidade, Gerencia de Configuração, Requisitos, Gerenciamento de Projetos e Processo de Desenvolvimento Ágil Formado na PUC de Campinas, Pós-Graduação em Administração Hospitalar (Univ.São Camilo), Gerenciamento de Projetos (UNICAMP), Projetos Estruturados (USP), Ciência, Tecnologia e Inovação (USP). MBA em Gestão de TI na FIAP e Programa de Desenvolvimento Gerencial com foco em liderança estratégica - FIA, atualmente aluno de MESTRADO da UNINOVE na área de Gestão do Conhecimento. Formado em COACH para SBC - Sociedade Brasileira de Coaching e Master COACH pelo escola RICCOACHING.

Ruggero Ruggieri

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.