Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

PowerShell: conheça as funções e os motivos para utilizar a ferramenta

publicado por Luís Montanari

Descubra quais vantagens você pode conquistar com esta solução

Uma das maiores dúvidas dos nossos parceiros é sobre o uso de automação em sua plataforma RMM. Pois muitos deles alegam não entender sobre script e codificação para entender os comandos do sistema. Mas com a ajuda do PowerShell é possível compreender as informações com mais facilidade.

Hoje eu quero falar um pouco mais sobre este mecanismo, que pode ajudar os profissionais de TI a configurarem sistemas e automatizarem suas tarefas.

Quer saber mais? Eu te conto a seguir!

O que é o PowerShell

De uma forma resumida, o PowerShell é uma solução que ajuda a automatizar tarefas administrativas tediosas e demoradas. Além disso, auxilia a encontrar, filtrar e exportar informações sobre os computadores da rede. Tudo isso é feito através da combinação de comandos, os chamados cmdlets, e da criação de scripts.

Quando foi criado em 2006, ele substituiu o Prompt de Comando e se tornou a forma padrão de automatizar processos e criar ferramentas personalizadas de gerenciamento de sistemas.

Com o objetivo de oferecer um comando interativo através da linguagem de script, a Microsoft criou o PowerShell para que as empresas e colaboradores da área de Tecnologia da Informação pudessem ter mais facilidade na configuração de seus softwares e na automação de suas atividades diárias.

Desse modo, existem várias maneiras de automatizar as tarefas como, por exemplo:

  • Através de cmdlets, que são classes .NET muito pequenas que aparecem como comandos do sistema;
  • Por scripts, que são as combinações de lógica associada e cmdlets;
  • Com ferramentas autônomas;
  • Através da instanciação de classe padrão. NET.

No entanto, vale lembrar que desde 2016 esta poderosa ferramenta passou a não ser apenas para Windows e se transformou em um código aberto e plataforma cruzada. Assim, seus recursos foram incorporados a uma série de interfaces adicionais.

Principais recursos

Como você viu ao longo do texto, o PowerShell tem diferentes funcionalidades. Os provedores conseguem tornar os dados em armazenamentos especializados e mais acessíveis. Mas entre os principais recursos estão:

Capacidade de descoberta

Com esta característica os profissionais podem descobrir os recursos criando listas de todos os comandos e incluindo funções em um determinado computador.

Desse modo, os parâmetros podem ajudar a estreitar o escopo da pesquisa.

Ajuda especializada

O próprio PowerShell promove ainda a oportunidade dos usuários aprenderem mais sobre suas funções. A plataforma oferece acesso a artigos de ajuda na internet e muitas informações sobre esta e outras soluções.

Comandos remotos

Por fim, os administradores podem ainda realizar operações remotas ou em vários computadores. De acordo com o protocolo WS-Management, é possível executar comandos e scripts do PowerShell em diferentes máquinas.

3 motivos para utilizar a ferramenta

Inegavelmente, a solução vem se tornando cada vez mais popular. Pois sua escalabilidade ajuda a simplificar as tarefas e a estimular ideias que podem ajudar a rede a ter um fluxo de trabalho mais otimizado e eficiente.

Por conta de todas as suas vantagens, o PowerShell já é uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais da área de TI. Mas para você que ainda não utiliza esta solução, quero listar 3 motivos para começar agora:

Soluções para toda a rede

Com o PowerShell você consegue controlar as limitações de software. Aliás, é possível reconfigurar as configurações padrão de um programa em uma rede inteira e implementar protocolos específicos para todos os seus usuários.

Trabalho ágil e simultâneo

Se você deseja implementar uma solução em alguns dispositivos ao mesmo tempo, mas não quer fazer logins individuais, a ferramenta te ajuda a reunir as informações necessárias em poucos minutos.

Isso, sem dúvida, reduz muito o tempo que seria gasto com a verificação de cada dispositivo manualmente.

Desse modo, é possível alcançar diversas máquinas de uma só vez, instalar atualizações, definir configurações e ter as informações que precisa.

Maior visibilidade das informações

De fato, uma das grandes vantagens do PowerShell é que ele fornece aos sistema mais facilidade de encontrar até mesmo dados mais difíceis de serem localizados. Assim, independentemente de estarem em um ou vários computadores, os dados podem ser exportados para análises e desenvolvimento de relatórios.

Quer saber mais sobre o PowerShell?

Sem dúvida, é cada vez mais importante que os MSPs entendam como o PowerShell funciona e como ele auxilia na automatização de tarefas, assegurando economia de tempo e esforço.

Para aprender um pouco mais sobre a nova linguagem de script PowerShell eu recomendo alguns sites como Lynda.com ou Skiilshare. Mas existem também cursos online gratuitos no Youtube ou no próprio portal da Microsoft.

Depois que o curso de introdução ao sistema for feito, a dica é praticar e entender o que outros profissionais fizeram para adquirir ainda mais aprendizado.

Espero que minhas dicas possam te ajudar a saber um pouco mais sobre esta ferramenta cheia de recursos, benefícios e funções.

Se quiser tirar suas dúvidas sobre esta solução e entender como ela pode beneficiar ainda mais a sua empresa, clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Vendas #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital #VendasdeTI #ADDEE

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.