Gestão de Processos

Ξ Deixe um comentário

Veja como realizar o melhor monitoramento da TI no seu negócio

publicado por Luís Montanari

Descubra como decidir o que deve ser analisado com frequência

O universo da Tecnologia da Informação é mesmo muito complexo e cheio de particularidades. Aliás, existem tarefas essenciais para os resultados de sucesso. O monitoramento da TI, por exemplo, é uma ação que merece atenção, pois é capaz de identificar informações muito importantes e que influenciam diretamente na rotina operacional.

Pensando na importância desta atividade, hoje quero falar um pouco mais sobre ela e mostrar como ter êxito em sua realização.

Então se você deseja saber mais, continue a leitura e aproveite as dicas!

Uma tarefa que ajuda todas as outras

Sem dúvida, o monitoramento da TI é uma tarefa indispensável. Afinal, ela ajuda a diagnosticar problemas como sistemas ociosos, lentidões, equipamentos desatualizados e outros fatores que podem atrapalhar o trabalho de todos os envolvidos no departamento.

Com a realização do monitoramento é possível ter maior controle das infraestruturas, otimizar as rotinas e tomar decisões muito melhores.

Inegavelmente, existem muitas vantagens nesta atividade. No entanto, algumas empresas e profissionais ainda não encontraram a maneira ideal para a sua realização.

Aliás, é comum que surjam muitas dúvidas sobre o que monitorar. E é sobre isso que quero falar a seguir. Pois desejo te ajudar a encontrar o caminho ideal para aplicar a estratégia certa na sua rotina de trabalho.

Como decidir o que monitorar?

Muitos parceiros e profissionais da área me perguntam sobre as melhores práticas de monitoramento. Na verdade, a dúvida mais comum é sobre o que deve ser monitorado ou não.

Por isso, quero falar sobre como tomar esta decisão e entender o que precisa ser controlado com frequência.

Primeiramente, preciso dizer que não existe uma abordagem única e adequada para todos. Como de costume, cada caso deve ser analisado individualmente.

Portanto, se você deseja entender o que monitorar, comece verificando o que é prioridade para o seu trabalho e quais dados precisam ser coletados.

Aliás, sua plataforma de RMM te ajuda a tomar esta decisão, pois exibe os recursos de monitoramento da TI para que você possa acompanhar e ter uma visão melhor.

Para isso, observe a lista de alertas em seu painel e descubra quais são os mais importantes para você.

Depois de entender suas prioridades, observe os modelos de serviço, veja o que está disponível e considere adicionar itens que deseja monitorar.

De um modo geral, a dica que eu dou é que você monitore os pontos que são mais importantes para o seu trabalho. Além disso, continue de olho em itens que possam te auxiliar a coletar dados que ajudem a solucionar erros e a conquistar vantagens para sua empresa e para seus clientes.

3 passos para ter sucesso no monitoramento da TI

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como decidir o que monitorar, quero te dar 3 dicas para realizar esta tarefa com eficiência. Confira!

Tenha objetivos

Primeiramente, é fundamental que você defina suas métricas. Ter um bom planejamento pode te ajudar muito. Portanto, leve em conta tanto a parte técnica quanto a produtividade dos sistemas e o trabalho da sua equipe.

Além desses detalhes, é importante listar os ativos que integram a infraestrutura de TI para ter uma visão melhor sobre a relevância de cada servidor ou componente que influencia no bom funcionamento das tarefas.

Do mesmo modo, é preciso gerenciar as configurações. Pois essa ação ajuda a evitar atrasos na entrega de serviços e prejuízos como a perda de dados.

Portanto, altere as regras quando necessário, instale dispositivos e realize serviços que possam melhorar o desempenho do sistema e impeçam ameaças.

Faça relatórios

O ato de desenvolver relatórios de desempenho é muito positivo. Aliás, as informações adquiridas podem ajudar a te oferecer uma visão melhor para tomar decisões mais assertivas.

Da mesma forma, este tipo de documento auxilia na identificação de erros e possíveis soluções.

Por isso, não realize apenas o monitoramento da TI, mas também analise com frequência as informações que conseguiu. Assim, seus resultados serão muito melhores.

Treine a sua equipe

Por fim, a dica é contar com profissionais capacitados para o monitoramento da TI. Ou seja, é importante que todos façam parte de todo o processo, para ajuda na identificação de erros e insights.

Portanto, invista em conhecimento e ajude a integrar a sua equipe nesta importante tarefa. Para isso, explique a relevância da ação, os erros mais comuns e mostre como eles podem te ajudar a identificar os eventuais problemas.

Afinal, um time unido, com treinamentos e reuniões de feedback consegue ter ainda mais preparo para evitar falhas, resolver os problemas e colher frutos cada vez melhores.

O artigo de hoje vai terminando aqui, mas se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja conhecer inovações que podem ajudar a sua empresa, fale com um especialista agora mesmo!

Estamos prontos para te ajudar a encontrar soluções que podem te fazer chegar mais longe!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE SolarWinds MSP, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes