DesenvolvimentoO valor da agilidade e a relação do POR...

O valor da agilidade e a relação do POR QUE, O QUE e COMO

-

Publicidade

O valor da agilidade e a relação do POR QUE, O QUE e COMO As metodologias ágeis estão cada vez mais disseminadas. Quem ainda não está usando, pensa em adotá-las. Até porque, são práticas modernas e as pessoas estão curiosas ou não querendo ficar de fora desta “onda”. Existem também aqueles que pensam estar utilizando, mas ainda não conseguiram extrair os benefícios esperados. As expectativas são elevadas e não são todos os que conseguem tirar proveito.

De uma forma geral, a expectativa está em melhorar a performance, principalmente, das equipes de desenvolvimento: o “COMO”. E é claro que o “COMO” pode e será melhorado com a utilização das práticas. Mas não apenas nos times de desenvolvimento! Todas as equipes que utilizam os conceitos adequadamente podem e vão se beneficiar das práticas. Isso acontece por uma razão muito simples: aprendizado contínuo. Portanto, as equipes que estiverem preocupadas em incrementar o seu potencial e qualidade de entrega e atentas e abertas às melhorias de seu processo terão seus ciclos de trabalho cada vez mais bem aproveitados e com a inevitável evolução da produtividade e de todos os indicadores qualitativos e quantitativos, que se quiser mensurar. Isso vai acontecer naturalmente no processo de aprendizado: cada vez melhor, cada vez mais rápido, cada vez com mais qualidade.

No entanto, as práticas ágeis não são ágeis por que incrementam a produtividade… E este é o conceito mais importante e mais confundido! As práticas ágeis são ágeis porque geram mais valor para o negócio mais rapidamente. Portanto, antes do “COMO”, é fundamental preocupar-se com o “O QUE” e, antes disso, o “POR QUÊ”. Valor para o negócio tem a ver com entendê-lo muito bem e realizar escolhas bem feitas e priorização adequada ao negócio. Muitas vezes, o valor é gerado por escolhas do que NÃO fazer.

E é aqui que o esforço precisa ser colocado! No conhecimento do negócio em si para fazer as escolhas certas. E isso não é simples! Muitas vezes, esbarra-se na cultura existente, em interesses internos e burocracia. Para isso, é necessária a atitude correta: assertiva e pragmática perseguir, incansavelmente, o maior valor para o negócio. Ao fazer desta forma, as entregas de valor acontecem de forma mais ágil, mesmo que o “COMO” ainda não esteja azeitado (mas ele estará logo, tenho certeza!).

Se o esforço é investido em fazer sempre primeiro tudo o que for mais importante para o negócio, a chance de ter um produto entregável rapidamente é enorme (para começar a “resgatar” o valor mais cedo). Por isso é ágil! Muitas vezes, não será necessário nem implementar as funcionalidades menos prioritárias… Assim, ao se juntar ou compatibilizar o entendimento do negócio, “POR QUE”; as entregas dos produtos mais importantes antes, “O QUE”; com o aumento de produtividade da equipe (implementadora), que o processo de aprendizado contínuo trás, o “COMO”, o resultado é a entrega dos sonhos. E, pode acreditar, ela existe, é possível e é viável! Muito viável!

Como costumamos dizer: “Fazer o que é certo da forma certa”!

[Crédito da Imagem: Agilidade – ShutterStock]

Cláudio Barizonhttp://www.teamware.com.br
Cláudio Barizon é formado pela PUC-RJ com MBA pelo IBMEC e MBI em Gestão Estratégica de TI pelo NCE/UFRJ. Carreira de 25 anos na área de Tecnologia, sendo 15 em Gestão, desenvolvida em empresas de grande e médio porte: Infoglobo, Origin Brasil, Casas Sendas, Mills Equipamentos, entre outras. Experiência na gestão e implementação de portfólio de projetos corporativos, com metodologias PMI e ágeis (Scrum/Kanban); e desenvolvimento de produtos digitais (web sites, sites móveis, aplicativos para smartphones e tablets) com Lean Startup e Business Model Generation (Canvas), UCD (User Centered Design) e foco em sua usabilidade (UX).

Latest news

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
Publicidade

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

Must read

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you