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Marketing com pouca grana, como?

publicado por Marcio Blak

Figura - Marketing com pouca grana, como?Marketing, para mim, é tudo aquilo que você e sua empresa fazem para chamar a atenção, de possíveis compradores, para um determinado produto ou serviço, para levá-los ao consumo – é o “buscador de clientes potenciais”. Hoje em dia, marketing tem – sim – uma função estratégica em qualquer negócio, principalmente nos pequenos.

Vamos olhar um novo negócio – as startups, como tem sido moda denominar novas empresas – em geral, possuem, via de regra, uma idéia/produto, pouca gente, e menos dinheiro, ainda.

Quando comecei, lá em idos de 1990, eu era um desenvolvedor de software – ou garoto de programa, como alguns amigos me chamavam – mas mesmo focado nobit & byte, uma das coisas que sempre fiz questão de olhar pessoalmente era o marketing – naquela época eu chamava de divulgação, mesmo. Com o passar do tempo a empresa cresceu, fiz alguns cursos de marketing e aprendi muito em campo.

Com pouca grana é dificil aparecer, principalmente se você escolheu um mercado com alguns competidores já estabelecidos . Porém hoje, com o mundo online, algumas pequenas – e não tão caras – ações nos permitem aparecer um pouco mais.

Gostaria de sugerir algumas ações, não exclusivamente online, que podem ajudá-lo, caso a grana seja curta.

  • Restrinja seu mercado: Não adianta querer chamar atenção de um prospect em Manaus se você esta baseado no Rio, e não tem como antendê-lo facilmente lá.
  • Use as redes sociais: Se bem usadas são uma “mão na roda”. Seja o FB, seja o LIn, a rede que for, desde que focada no produto ou serviço que você está oferecendo.
  • Faça networking: Além de servir para tantas outras coisas, ajuda – e muito – a vender.
  • Busque parceiros: Uma maneira de expandir, com custo razoável, é, ao invés, de montar equipes de vendas enormes ou sedes/filiais em diversos lugares, usar do recurso de parcerias. As parcerias podem ser apenas de indicação (agenciamento), ou do processo inteiro de venda.
  • Busque eventos do seu mercado: Associações de classes, sindicatos, entre outros costumam fazer muitos eventos, e estes eventos atraem seus potenciais clientes, assim, com pequenos gastos você pode expor seu produto/serviço junto ao evento (geralmente eventos tem “feirinhas” em anexo).
  • Folders e cartões: Tenha sempre em mãos folders do seu produto e cartão de visita, podem ser “digitais” também – a la QR Code – mas sempre que surgir uma conversa tenha algo para deixar com seu potencial cliente
  • Mande email, não spam: Selecione clientes potenciais, prepare um bom documento e envie nominalmente a eles, como uma carta de apresentação.
  • Torne-se especialista: Especialize-se no seu segmento, e busque oferecer horas gratuitas para palestras em eventos (das associações), feiras e congressos, com isto, seu nome será divulgado e consequentemente seu produto.
  • Seja um entusiasta: Você, mais do que ninguém, precisa ser um entusiasta do negócio. Fale sempre do seu produto/serviço – óbvio sem se tornar chato – mas com todos, na maioria das situações. Você é o melhor divulgador.
  • Faça uma versão FREE: Se seu produto for um serviço, seja ele web ou não, ofereça um test-drive, um período gratuito. Se ele for realmente bom, seu cliente pagará para tê-lo. Se for um produto, ofereça amostras grátis, ou dê alguns para clientes chave para que possam fazer reviews.

É claro que existem outras inúmeras opções, e gostaria inclusive de ouví-las, sempre aprendemos mais um pouco. Por isto, não fique acanhado, coloque sua opinião nos comments deste artigo! Compartilhe sua dica!

Agora, cuidado, se por sorte você tiver uma carteira recheada de dinheiro para sua empresa gastar em Marketing, cuidado! Muita grana também pode trazer problemas. Já ouvi várias histórias de empresas que gastaram rios de dinheiro em marketing, mas esqueceram o principal, o produto/serviço.

Se seu produto/serviço for bom, com preço/valor corretamente apresentado, com benefícios reais para seus clientes, tenha certeza, mais cedo ou mais tarde, você conseguirá.

Bons negócios! Espero que tenha ajudado em alguma idéia, e se precisar, estamos as ordens.

[Crédito da Imagem: Marketing – ShutterStock]

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Autor

Marcio Blak, engenheiro, graduado pela UFRJ e com MBA em gestão de negócios pela FGV, e gestão de marketing pela ESPM, criador e gestor por 16 anos da SnackControl, empresa líder no segmento de softwares para automação e gestão no segmento de franquias defood-service, até 2008, quando foi vendida para Bematech. Em seguida atuou no mercado web, como CEO dos portais http://www.ComerNaWeb.com.bre http://www.FoodTraders.com.br

Marcio Blak

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