A American Airlines espera poupar 1.2 milhões de dólares anuais, a United Continental espera poupar 326.000 galões de combustível e a Alaska Airlines também está na corrida da poupança.
O objetivo é que a cabine de comando dos aviões não possua mais papel, sendo todo o papel substituído por iPads. Isso irá proporcionar menor gasto de combustível, logo mais economia de custos para as linhas aéreas.
Mas o que tem a ver iPads e papel com poupança nos custos de combustível? É que o iPad tem menos de 700gr, enquanto que os manuais e documentos necessários em papel pesam entre 11 a 17kg, em média são cerca de 12.000 páginas de papel por piloto. Ou seja, menos peso no avião.. menos combustível.
Por outro lado, ainda tem o lado Verde, já que a United estima que o uso do Electronic Fligh Bag – ou EFB (como são denominados os iPad com o software composto por cartas aeronáuticas e manuais de vôo), pode economizar 16 milhões de folhas de papel por ano, o que equivale a poupar 1.900 árvores e na redução da emissão de 3.208 toneladas de gases de efeito estufa.
As soluções de software adotadas variam: a Alaska airlines disponibiliza o software GoodReader e os manuais em PDF, já a United usa a app FliteDeck da empresa Jeppesen que pertence à Boeing.
O ambiente agradece, a Apple também. 🙂