Cada dia que passa me convenço de que uma boa comunicação e liderança têm tudo que ver com conexão. Se você pode se conectar com outros em todas as esferas — individual, em grupos e com uma plateia — seus relacionamentos se tornam fortes, sua percepção de comunidade melhora, sua habilidade de criar um trabalho de equipe melhora, sua influência aumenta e sua produtividade vai à estratosfera.
O que quero dizer quando digo “conectar-se”? Conectar-se é a habilidade de se identificar com pessoas e se relacionar com elas de forma que aumente sua influência.
Somos seres sociais e a nossa vida não seria possível sem os outros e sem comunicarmos com eles. É através da comunicação que os seres humanos podem interagir uns com os outros e construir a sua identidade pessoal e social.
Os líderes só conseguem alcançar os seus objetivos porque trabalham e interagem com outros indivíduos e, para isso, o requisito é manter uma comunicação constante. Se as mensagens não forem claras e bem recebidas, o processo de liderança pode estar comprometido.
Quando me refiro à comunicação, não está em causa a capacidade oratória do líder, mas sim as competências que lhe permitem dirigir, instruir, compartilhar e inspirar os seus colaboradores. É através da comunicação e do relacionamento, que o líder vai conhecer os seus colaboradores, proporcionar-lhes crescimento, inspirá-los e motivá-los para elevados desempenhos, para que sejam autónomos e capazes de contribuir para o desenvolvimento da organização.
Muitas vezes, o insucesso da comunicação –, isto é, o conteúdo transmitido pelo emissor é diferente do recebido e interpretado pelo receptor – deve-se a BARREIRAS À COMUNICAÇÃO:
Lidar com estas barreiras é o primeiro passo que deve ser dado. Por um lado, criar um ambiente de abertura e franqueza, não hostilizar as diferenças de interpretação e fomentar as trocas comunicacionais. Por outro lado, reformular o que se diz repetir por outras palavras, ou reformular o que o “outro” diz, assim como fazer questões para clarificar a mensagem.
O processo de comunicação não se resume a falar, poderemos mesmo considerar que é “impossível não comunicar”, porque não podemos “deixar de nos comportar” e todo o comportamento é comunicação. Mesmo as pausas e os silêncios indicam a nossa posição no processo de comunicação. O mesmo se passa com as pessoas com quem nos relacionamos, pois estão permanentemente a enviar-nos mensagens, em permanente comunicação, para o qual devemos estar despertos e atentos.
O líder deve desenvolver relações de confiança, deve procurar conhecer o outro, sendo a comunicação a chave da relação que se estabelece com o colaborador ao longo do tempo. Procure ter interesse real pelo “outro” – dessa forma é possível conhecê-lo, compreendê-lo e ele (o colaborador) acabará por entender, perceber e valorizar o interesse que tem por você, pelos seus sentimentos e pelas suas opiniões. Este processo, sendo mais analógico do que digital, requer da parte do líder espontaneidade e naturalidade nas relações com os colaboradores.
É necessária a consciência de que comunicar não é um processo fácil, uma vez que se reveste de fatores complexos como a interpretação de significados, muitas vezes emocionais, e sujeitos a erros e interpretações questionáveis acerca da real intenção das mensagens.
Será possível a comunicação plena, sem falhas? Podendo ser alvo de reflexão, à priori, a resposta é não. O grande desafio dos envolvidos nas trocas comunicacionais é a redução dos erros, interpretações questionáveis e barreiras à comunicação.
Seguem aqui algumas diretrizes para ajudar a minimizar os impactos da comunicação:
A confiança é a chave para o crescimento das relações. A sua importância passa pelo fato de não podermos pedir a ninguém que a tenha por nós. Ela constrói-se todos os dias, no quotidiano do trabalho, pelas diversas partes envolvidas na relação. Há estudos que demonstram que um ambiente de confiança, aumenta a produtividade e aqui há algumas diretrizes:.
Por que tudo isso é importante? Porque a habilidade de se comunicar com outros é um fator importante que determina seu potencial. Para ter sucesso, é preciso trabalhar com os outros. E para fazer isso da melhor forma possível, você deve aprender a se conectar.
Quão mais saudáveis seus relacionamentos seriam se você dominasse a técnica de se conectar?
Quanto seu casamento e sua vida familiar melhorariam? Quão mais feliz seu relacionamento com seus amigos seria? O quão melhor você seria se dando bem com os vizinhos se você pudesse se conectar com eles? Como conectar-se melhor poderia melhorar sua carreira? O que aconteceria se você fosse fantástico se conectando com seus colegas de trabalho?
Como as coisas mudariam no trabalho se você pudesse se conectar melhor com seu chefe? De acordo com a Harvard Business Review: “O critério número um para um avanço na carreira e para uma promoção é a habilidade de se comunicar de forma eficaz.” Isso significa conectar-se! Se aprendesse a se conectar melhor, isso mudaria sua vida!
Sugiro que você investigue, treine teste e obtenha suas próprias conclusões. Entretanto uma coisa é certa. Como líder, você precisará se comunicar, você precisará se conectar.
[Crédito da Imagem: Liderança – ShutterStock]
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