Carreira

Ξ Deixe um comentário

A importância de empreender

publicado por Melissa Adimari

A importância de empreenderNo Brasil somos direcionados desde crianças a termos uma mente cartesiana, onde existe um chefe que toma todas as decisões, e os subordinados que como o nome sugere, ficam à mercê das atitudes dos outros, mesmo que não concordem.

Não fomos ensinados nem estimulados a indagar, criticar de forma construtiva. Pessoas questionadoras são vistas como uma “pedra no sapato” muitas vezes, e quem critica, costuma fazer de forma desonesta, seja por inveja, baixa auto estima, ou por não ter nada melhor que fazer.

A criatividade costuma ser sufocada em modelos a serem seguidos, existe sempre uma receita de bolo pronta. Quem é pioneiro em determinado assunto enfrenta um mar de mentes ligadas no automático, resistência a mudança, tudo aquilo que sai do senso comum, do inconsciente coletivo, é visto com reservas. O próprio Platão registrou esse comportamento no Sermão da Montanha, onde todos estavam dentro das cavernas, sem ver a luz do sol, sem conhecer outras coisas, e qualquer situação, coisa, objeto que aparecesse que não fossem os usuais, as pessoas se assustavam e nesse processo, o ser humano é muito criativo, pena que essa criatividade vá para o lado negro da força como diria Luke Skywalker, porque o medo do novo faz com que o homem veja catástrofe onde não há.

Disse tudo isso porque, conhecendo melhor pessoas empreendedoras, sejam brasileiras ou não, elas têm em comum coragem de arriscar, não se apegam ao medo de não dar certo, ou do ridículo que muitos se preocupam com o que o outro vai pensar sobre as suas ideias. Esse receio de se expor é visto nas escolas, onde os alunos muitas vezes não respondem as perguntas ou falam o que pensam por causa do “bullying”. Esse comportamento só atrasa nossa sociedade.

Porém há dois caminhos, ou você se arrisca para ser verdadeiro consigo, mesmo que muitos não aceitem, ou será um eterno prisioneiro do “achismo” alheio.

Empreendedor se nasce, mas também pode ser criado com a transformação do ser. Portanto não tolha seu filho(a), aluno(a), pai e mãe, criar não tem idade, nem gênero, para que futuramente eles possam fazer com que essa nação desponte no cenário mundial entre as maiores e melhores potências.

[Crédito da Imagem: Empreender – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou consultora Marketing B2B & BI, tenho conhecimento em várias ferramentas, como Oracle, Microsoft, Tableau. Cursei faculdade de Ciência da Computação e Marketing Estratégico, gosto de assuntos relacionados a tecnologia, psicologia, administração, estratégias. Defendo o empreendedorismo no Brasil, além de ações sociais voltadas ao meio ambiente, pois para crescer precisamos plantar, adubar, regar e assim colher frutos bons.

Melissa Adimari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes