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Como ter um headline matador no LinkedIn em 6 simples dicas

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Como ter um headline matador no LinkedIn em 6 simples dicasVocê concorda comigo que um bom perfil no LinkedIn ajuda muito a mostrar realmente quem você é e o quanto você tem valor para a sua atual empresa ou mesmo para as empresas que estão em busca de uma força de trabalho com as suas características. Certo? E, também concordamos que é sempre a primeira impressão que fica. Então, que tal cuidarmos bem do que realmente causa a primeira impressão em nosso perfil no LinkedIn? Vamos falar do nosso headline.

O Headline é o texto que aparece imediatamente abaixo do seu nome no seu perfil. É uma das primeiras coisas (senão a primeira) que os visitantes acessam sobre nós quando visitam nosso perfil. Então, ter um headline poderoso nos ajuda a causar a boa impressão logo de cara e, claro, aparecer bem na foto dos possíveis entrevistadores.

Assim, um bom headline (bom não, ótimo) conta para todos o que você faz de melhor e quanto benefício as empresas tem ou poderão ter se tiverem você trabalhando para elas. Ele apresenta seus valores principais (se você não os conhece, procure conhecer), sua experiência e especialidades e, claro, sua marca pessoal de qualidade de trabalho.

As dicas

Agora fica a pergunta: como colocar tanta coisa em um espaço (menor que um tweet) de 120 dígitos? Quem consegue, com certeza, larga muito na frente dos concorrentes às melhores vagas, deixando para trás quem não se importa ou mesmo nunca se preocupou com esse detalhe tão importante na busca pela carreira ideal no caminho do sucesso. Vamos conferir? Siga os passos abaixo e profissionalize seu headline:

  1. Use três ou quatro palavras para representar o que você faz. Por exemplo: “Desenvolvedor Java especialista” ou “Advogado tributário experiente” ou “Professor, Palestrante, Engenheiro Especialista” (Uaaaaaaaau);
  2. Use três ou quatro palavras para ajudar os entrevistadores que buscam seus serviços. Por exemplo: “Pesquisa de mercado direcionada”, “ebook Motivação 4ever”, “Especialista marketing digital segmentado”
  3. Diga o quanto você é diferenciado com relação às outras pessoas com o mesmo “job title” que o seu. Como fazer isso? Mostre que você é “focado”, “orientado a resultados”, “autodidata”, “motivado” e “ama seu trabalho”.
  4. Informe o que os entrevistadores buscam nos entrevistados. Nada melhor do que informar “50% de crescimento em vendas”, “99% de projetos com sucesso”, “85% melhoria em performance na linha de produção” ou, por fim, “35% aumento de revenue share”.
  5. Seja específico. O espaço é pequeno e o jogo tem 120 dígitos de regra. Faça um estudo antes de publicar seu headline. Conte as palavras. Dá trabalho… mas quem disse que o sucesso vem sem trabalho?
  6. Procure mostrar suas informações como se contasse uma história. Dê uma sequência nas informações para que, de certa forma, exista um raciocínio no que você escreveu.
Uma vez que você tenha vencido este primeiro obstáculo, você pode, para separar os textos (caso necessário), usar o * ou o |. Veja alguns exemplos reais para apoiar no trabalho:

Exemplos práticos

  • “Autor, Palestrante, Empreendedor, Escritor, Consultor em TI | eBook “Motivação 4ever” | Motivado, autodidata e realizador” (118 caracteres) 
  • “PMP especialista mercado Financeiro * Equipes de alto rendimento * 99% projetos com sucesso * Carismático e realizador” (118 caracteres)
  • “CISSP * Foco Gestão Segurança TI * Experiência em empresas 10k+ empregados | Performance, foco e resultado” (106 caracteres)
  • “Executivo Vendas | Crescimento 30% ano | Carteira do zero a 5MM em 2 anos | Construtor de relacionamentos” (106 caracteres)
Não dê margem à concorrência. Faça a diferença em sua carreira e trabalhe para o seu sucesso desde o seu headline. Afinal, você é o que você faz… e o que você vende. Venda-se da melhor forma possível. Seu headline pode ser a diferença entre um contato para uma nova oportunidade ou nada.

[BONUS] Dicas Extras

  1. Para ajudar na conta dos 120 dígitos, use o site http://www.wordcounter.net/. Ali fica fácil acertar a frase no tamanho certo do seu headline.
  2. Nunca use letras maiúsculas no headline, a não ser em caso de siglas
  3. Nunca coloque seu e-mail ou telefone de contato no headline. Existem campos específicos para isso no seu perfil. Isso vai te atrapalhar mais do que te ajudar
  4. Tenha certeza que o seu perfil está completo e que ele diz realmente o que você escreveu no seu headline.
Use estas dicas para melhorar seu perfil e atrair cada vez mais os olhares para você. 🙂
Até a próxima!
[Crédito da Imagem: LinkedIn – ShutterStock]
Rodrigo Pace de Barroshttp://www.rodrigopace.com.br
Rodrigo Pace de Barros, PMPCoach de Carreira Especialista em Profissionais de TIPossui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP.Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI.Site: http://www.rodrigopace.com.brCriador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.brContato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

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