Redes & Telecom

Ξ Deixe um comentário

Hospedagem segura: o que levar em conta ao escolher a sua

publicado por Equipe da Redação

Figura - Vem aí o novo endereço da InternetHospedar seu site na web é uma das coisas fundamentais quando se está iniciando no mundo digital. Quando se tem um provedor correto de hospedagem, é possível acessar um espaço no servidor onde se armazena o seu site.

Sem hospedar seu site na internet, seu negócio não se torna online. Uma empresa que realiza a hospedagem de sites é responsável por deixar todos os códigos e arquivos que façam com que seu site fique visível na internet.

Importância da hospedagem segura

As pessoas cometem o erro de acabar contratando um servidor de hospedagem baseando-se apenas no valor cobrado e não pelo serviço prestado, em consequência, acabam apresentando algum tipo de problema de falhas de segurança, de disponibilidade, baixa latência e suporte técnico de qualidade baixa. Para escolher o melhor servidor de hospedagem é preciso levar em consideração alguns critérios referentes à experiência do usuário, disponibilidade, qualidade e segurança.

Como escolher uma hospedagem segura?

Quando decidimos ter presença no mundo digital queremos que as empresas de hospedagem nos ofereçam serviços de qualidade, com suporte e com alta confiabilidade e pagar um valor que caiba no seu bolso. Existem centenas de empresas de hospedagem que oferecem serviços distintos.

Muitas dessas empresas de hospedagem oferecem planos gratuitos e pagos, entretanto os serviços gratuitos têm algumas funções mais limitadas. Eleger qual a melhor hospedagem para seu negócio significa desvendar qual o tipo de recursos você precisa para alavancar seu site. Para isso é preciso considerar alguns tipos de hospedagem, como:

1 – Taxa de Uptime oferecida

Um dos fatores principais e de extrema importância a serem verificados antes de eleger um servidor é a taxa de Uptime, ou seja, essa taxa corresponde ao tempo em que o site ficará disponível para os usuários acessarem, pois dessa forma garante a disponibilidade do site no ar.

O Uptime também é levado em conta por buscadores para fazer o ranking dos sites, ou seja, para que seu site seja exibido quando um usuário realizar buscas com termos correlacionados. Dessa forma, antes de contratar um servidor, certifique-se da taxa Uptime que é oferecida.

2 – Confira sempre o limite de tráfego

O tráfego é a troca de dados entre os servidores de hospedagem e os smartphones e computadores dos usuários, como por exemplo envio de formulários.

Entretanto, para contratar seu servidor de hospedagem é necessário estar atento e conferir o limite de tráfego, pois existem empresas que limitam o tráfego nos planos. Esses limites geralmente são renovados mensalmente. Opte por planos de empresas que ofereçam tráfego de forma ilimitada.

3 – Recursos de segurança

Outro fator muito importante é a segurança, e esse ponto deve ser primordial ao contratar um servidor para hospedar seu site. Dessa forma verifique as ferramentas e recursos que a empresa oferece para a segurança do seu site e avalie se eles cumprem com o que precisa para manter seu site em segurança.

Um dos recursos principais que devem ser certificados é o backup, pois é um recurso que garante que todos seus arquivos, códigos e informações, estarão protegidos. Por que isso é de suma importância? Quedas e falhas são comuns, porém colocar em risco e até mesmo perder os dados do seu site é um risco que não se deve correr.

Outro recurso importante que deve fazer parte da sua hospedagem é o certificado SSL que garante que as informações trocadas sempre estarão seguras. O certificado se transformou em um padrão, dessa forma o Google, classifica sites como não seguros, aqueles que não possuem o certificado.

4 – Espaço de armazenamento

Pode ser necessário pouco ou muito espaço de armazenamento, mas isso vai depender de qual seja o objetivo do seu site. É sempre recomendável eleger um servidor que seja mais adequado às necessidades do seu site.

Verifique se o servidor consegue se adequar e suprir a necessidade do seu site, se ele demandar muito espaço, já aqueles sites que precisam de pouco espaço, os planos mais econômicos dos servidores são os mais adequados para não ter um gasto desnecessário. Existem alguns servidores que oferecem planos de hospedagem com espaço de armazenamento ilimitado.

5 – Verifique a qualidade do suporte ao cliente

Ter seu site fora do ar durante horas por falhas técnicas e não conseguir solucionar o problema com a empresa é uma experiência desagradável. Sendo assim, o suporte ao cliente é um outro fator muito importante.

Pesquise sobre o suporte ao cliente que o servidor escolhido oferece antes de contratar. Consulte as avaliações e opiniões de clientes, tanto no site da empresa quanto em sites como o ReclameAqui. As avaliações e opiniões são fortes indicadores a respeito da qualidade do serviço de suporte oferecido pela empresa de hospedagem.

Existem diversos tipos de hospedagem de sites, onde cada uma conta com seus pontos positivos e negativos, que se encaixam da melhor forma em um determinado site.

Para os sites pequenos, a hospedagem compartilhada pode ser a mais indicada, por ter um custo baixo e para os sites maiores, com alto índice de acessos, a hospedagem dedicada pode ser a que melhor se enquadre na sua necessidade, já que oferece maiores recursos, ainda que o valor de custo seja alto.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes