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Marketing de Conteúdo para TI: 5 dicas para sua empresa

publicado por Luís Montanari

marketing de conteúdo para tiConfira pontos fundamentais para você ser assertivo em suas estratégias

Hoje em dia, por conta da popularização das redes sociais e mais pessoas tendo acesso à internet, um maior número de pessoas está navegando na web. E esse aumento de usuários, comprova que está mais do que na hora da sua empresa investir e dar mais atenção ao Marketing de Conteúdo para TI.

Por conta da internet reunir um grande número de informações disponíveis e, cada vez mais, as pessoas terem menos tempo livre para ficar de olho na web, elas estão filtrando os conteúdos que chegam até elas. E dessa forma, as empresas de Tecnologia da Informação vêm apostando no marketing de conteúdo.

Quando você pensa em ações e estratégias de marketing, são inúmeras as possibilidades que temos hoje. E pela grande concorrência, os profissionais dessa área estão tendo que intensificar sua criatividade e pensar além do normal para se destacar entre seus concorrentes.

Sendo assim, no mercado das Empresas de TI, é fundamental aproveitar todos os benefícios que o Marketing de Conteúdo para TI pode oferecer. Então, no texto de hoje, vou falar mais sobre esse assunto e te apresentar 5 dicas de como o seu negócio pode utilizar essa estratégia.

Acompanhe a leitura e confira!

Por que utilizar o Marketing de Conteúdo para TI?

Como você pode perceber, na última década, muitos recursos e serviços se transferiram do físico para o digital. Antes, precisávamos ir até uma locadora para alugar um filme, por exemplo. Hoje, com poucos cliques no controle remoto da TV ou em seu celular, é possível fazer isso.

E sendo assim, o número de pessoas consumindo conteúdos nos meios digitais, como blogs, aplicativos de streaming e mídias sociais, cresceu de forma significativa. Então, isso representa uma grande oportunidade para as Empesas de TI atingirem os seus clientes através desses canais. Mas, por outro lado, também se torna um grande desafio.

Isso porque, a concorrência acaba aumentando. E dessa forma, aplicar boas estratégias de marketing de conteúdo torna-se a melhor opção para o seu negócio. Essas estratégias envolvem toda a criação e distribuição de conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Todo profissional que trabalha com o Marketing de Conteúdo para TI, precisa ser um verdadeiro contador de histórias. Afinal, precisará narrar de forma clara e objetiva assuntos que vão prender a atenção dos seus futuros clientes e que agreguem valor à vida dos mesmos.

E o que torna essa estratégia ainda mais atraente, é o simples fato desses conteúdos serem acessados diretamente pelo seu consumidor final. Ou seja, são eles que decidem o que querem consumir, quando e por qual canal. Então, se eles não se interessaram no que a sua empresa tem a oferecer, não perderão tempo consumindo o seu conteúdo.

Para utilizar o marketing digital, é importante ter uma grande maturidade e mudança de pensamento. Os responsáveis pela criação de materiais podem não aumentar suas vendas diretamente. Mas, com certeza, eles serão muito úteis para criar maiores conexões e estreitar o relacionamento entre a sua marca e os consumidores.

Sendo assim, podemos concluir que o Marketing de Conteúdo para TI vem ganhando muita popularidade, tornando-se uma realidade para todos os Prestadores de Serviços de TI.

5 dicas de Marketing de Conteúdo para TI

Bom, mesmo sabendo a importância e a necessidade de utilizar o marketing de conteúdo como estratégia em uma empresa de Serviços de TI, muitos ainda ficam na dúvida do que produzir para conseguir atingir o seu público-alvo.

Então, agora eu vou te mostrar 5 dicas de conteúdos que serão úteis para você ter uma comunicação mais assertiva em sua Empresa de TI. Confira:

1 – Conteúdos de atração

Os conteúdos de atração são entregues diretamente para a persona do seu negócio. Sendo assim, recomenda-se utilizar landing pages persuasivas para converter os visitantes em leads. E para isso, você pode desenvolver algum material rico. Ou seja, um conteúdo gratuito que as pessoas podem baixar, ao deixar seus dados em troca na página de cadastros.

Você pode desenvolver infográficos, vídeos exclusivos, cursos, entre outros conteúdos interessantes. Hoje pode-se investir em materiais mais visuais também. As pessoas estão consumindo bastante lives na internet. Assim, sua empresa pode produzir um webinar ou podcast com conteúdos relevantes para a sua persona, por exemplo.

2 – Conteúdos de relacionamento com os seus clientes

Atualmente, é fundamental manter um bom relacionamento entre a sua empresa com os seus clientes e leads. E isso pode ser feito através da produção de conteúdos de qualidade, focados em atender os desejos e dores dessas pessoas.

Para manter o bom relacionamento, a melhor opção de conteúdo são as newsletters e e-mails para a sua base. Se você ainda não tem um alto volume de produção de conteúdo, pode começar enviando mensalmente. E conforme for investindo mais no Marketing de Conteúdo para TI, você aumenta a frequência de disparo. O importante aqui, é não deixar de ter contato com seus clientes e leads.

3 – Conteúdos sobre suas soluções ou produtos

Assim que os seus leads descobrirem que estão com uma dor, eles irão atrás de soluções para resolver o seu problema. E nesse momento, a maioria utiliza a internet como meio de busca para encontrar a solução ideal.

Por isso, você precisa aparecer para essas pessoas. Produza conteúdos focados em suas soluções e produtos, e na maneira que eles podem solucionar a dor delas de forma efetiva. Você pode utilizar variados meios para isso. Seja conteúdos de blog, vídeos, anúncios pagos, entre outros. O importante é que seu público-alvo tenha contato com a sua empresa durante o processo de escolha da solução.

4 – Conteúdos de retenção e recompras

Assim que você já tiver clientes, é muito importante mantê-los consumindo seus serviços e produtos pelo maior período possível. É aí que entram os conteúdos de retenção. Ou seja, materiais que sejam úteis para seus clientes sobre aquilo que ele investiu em sua empresa, ou recomendações de novos produtos, ou serviços que o seu negócio está oferecendo.

Nessa etapa, postagens nas redes sociais e textos de blog específicos podem ser grandes aliados para sua estratégia ser assertiva.

5 – Lançamentos de novos produtos ou funcionalidades

Como toda boa empresa de Serviços de TI, a sua deve estar em movimento constante. Com o lançamento de novos produtos e funcionalidades para facilitar a rotina dos seus clientes, você pode utilizar o marketing de conteúdo como uma estratégia de divulgação.

Ou seja, pode produzir infográficos, e-books, vídeos e tutoriais sobre a novidade da sua empresa, a fim de despertar um maior interesse dos seus leads e clientes, assim como, captar a sua atenção.

Sem dúvida, seguindo essas dicas, você pode traçar estratégias potentes, capazes de surpreender cada vez mais seus parceiros.

Espero ter te ajudado com essas recomendações!

Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

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