Veja quais riscos as informações podem sofrer diariamente
Como você sabe, as infraestruturas de TI estão propensas a enfrentarem diversos perigos diariamente. Mas, hoje eu quero falar especificamente sobre os riscos da engenharia social.
Você sabe quais são eles?
Continue a leitura e conheça os principais!
Primeiramente, vamos entender um pouco melhor o que é engenharia social.
Na verdade, trata-se de qualquer estratégia utilizada pelos hackers, que visa iludir o usuário para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado aos dados confidenciais de uma determinada rede ou dispositivo.
No entanto, ao contrário do hacking tradicional, a engenharia social não demanda o comprometimento de softwares. Neste caso, o sucesso do perigo depende da capacidade de manipulação das vítimas, para que elas forneçam o que é solicitado. Ou seja, o método explora a vulnerabilidade humana, que pode levar as pessoas a caírem em algum dos golpes aplicados.
Justamente por não envolver sistemas e aspectos identificados por ferramentas de segurança, os ataques estão entre as maiores ameaças da atualidade. Pois, quando bem-sucedidos, podem causar grandes prejuízos.
Sem dúvida, diferentes perigos são enfrentados diariamente e muitos deles são oferecidos pela engenharia social. Veja os principais:
Primeiramente, entre os riscos de engenharia social mais sofridos está o phishing. A técnica visa obter informações confidenciais, como senha, nome de usuário e detalhes de cartão de crédito.
O termo, inclusive, foi escolhido por sua semelhança com a palavra fishing, que significa pescar. Ou seja, o objetivo da prática é enviar uma isca e conseguir dados secretos das vítimas.
Para cometer as fraudes, os criminosos utilizam mensagens falsas que parecem ser reais e são enviadas por e-mail.
Aliás, existe, também, o phishing em mídias sociais. Desse modo, isso inclui a criação de perfis falsos para induzir as vítimas a fornecerem seus dados ou até mesmo transferir quantias em dinheiro através de um link.
Conhecido como phishing de voz, o vishing é um método que os golpistas aplicam através de chamadas e mensagens automatizadas de voz por telefone.
Desse modo, como é fácil alterar o som com programas especializados e as pessoas se acostumaram a receber este tipo de contato, os criminosos aproveitam para tentar orientar as vítimas a fornecerem informações.
Um bom exemplo disso, é quando um discador ligar para alguém com um identificador de chamadas falso e alega que a pessoa foi hackeada. Quando o usuário responde, outro humano pode entrar na linha para tentar convencer que ele instale ferramentas, que vão invadir e, por consequência, comprometer o seu dispositivo.
Por sua vez, o smishing é a forma de phishing através de mensagens SMS. Certamente, essa tentativa já deve ter ocorrido com você ou com alguém conhecido.
O ataque nada mais é que o envio de uma mensagem de texto informando que a conta bancária da vítima foi comprometida, com orientações para fazer o desbloqueio.
Quando a pessoa insere as informações bancárias, os golpistas entram em ação para roubar fundos.
Aliás, por mais que não seja tão comum quanto o phishing, este crime vem crescendo. De acordo com pesquisas, 15% dos usuários corporativos já receberam um contato deste tipo.
Portanto, é sempre importante ficar atento e não clicar em links presentes nas mensagens recebidas.
Além dos riscos de engenharia social já citados, existe o baiting, que busca estimular a curiosidade natural das pessoas e conduzi-las até determinada ação.
Normalmente, isso se refere quando é deixado um pedaço de mídia física, como uma unidade de USB à vista, para que alguém examine o conteúdo, que geralmente contêm malware e pode comprometer a rede.
Por fim, entre os riscos de engenharia social está o tailgating. O ataque ocorre fora do ciberespaço e representa a tentativa de alguém entrar em uma área física não autorizada.
Ou seja, é quando o criminoso tenta persuadir algum funcionário, dizendo que esqueceu algo, para entrar no local e causar danos aos dispositivos.
Como você viu, existem muitas ameaças para os dados, tanto pessoais, quanto corporativos.
Ou seja, os riscos de engenharia social provam cada vez mais, que existe a necessidade urgente do fortalecimento da segurança da informação, principalmente em ações que envolvem o fator humano.
Por isso, como prestador de serviços gerenciados de TI, você deve preparar sua equipe e seus clientes para eliminar estes perigos.
Aliás, este treinamento deve abranger cuidados não apenas com e-mails, mas, também, com outros canais, como mensagens de texto e redes sociais, por exemplo.
Além disso, é fundamental lembrar que a engenharia social é apenas uma parte de um ataque maior.
Portanto, ter outras camadas de segurança em vigor, como o acompanhamento da aplicação de patches e boas práticas de backup e recuperação, pode fazer uma enorme diferença na segurança da sua rotina e dos dados de seus clientes.
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