Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

BYOD: veja como implementar e aproveitar as vantagens deste modelo de trabalho

publicado por Luís Montanari

Dispositivos-devem-ser-protegidos-e-monitorados-com-solução-seguraConheça os benefícios e cuidados essenciais para o uso dos dispositivos próprios dos funcionários

Com a transformação digital evoluindo em alta velocidade, muitas tendências ganharam ainda mais espaço. Como o modelo BYOD, por exemplo, que incentiva os funcionários a utilizarem seus próprios dispositivos para trabalhar. Se você é gestor de uma equipe de TI, talvez imagine como essa mudança pode beneficiar a sua empresa ou até mesmo o negócio de seus clientes.

Mas, se ainda não conhece as vantagens, continue lendo este texto. Pois, vou te contar os maiores benefícios e dar algumas dicas para implementar esta forma de trabalho.

O que é BYOD?

Primeiramente, BYOD é uma sigla para Bring Your Own Device, que em português significa “Traga seu próprio dispositivo”.

Ou seja, trata-se de um conceito que visa a utilização de aparelhos dos colaboradores nas tarefas diárias.

O modelo de trabalho vem ganhando força. Pois, muitas vezes os profissionais possuem equipamentos mais modernos do que os disponibilizados pela empresa.

Dessa forma, eles podem utilizar tecnologias que já estão adequadas para acessar os dados da empresa e atuar com mais produtividade.

De fato, o mundo está cada vez mais digital e os recursos em nuvem dominam a maior parte das inovações.

Nos últimos anos, muita coisa evoluiu e acelerou a chegada de tendências previstas para o futuro.

Aliás, a própria pandemia teve influência nisso, já que o estilo de trabalho flexível, conhecido como home office, cresceu em diferentes segmentos, inclusive no mercado de TI.

Portanto, permitir que a equipe utilizasse seus próprios dispositivos para ter acesso aos dados e sistemas da empresa, foi essencial para manter os bons resultados durante a quarentena.

Mas, o que no início parecia incerto, se transformou em uma solução muito vantajosa para todos, como vou te contar a seguir!

Conheça as principais vantagens do BYOD

Sem dúvida, ao apostar no modelo BYOD, você pode conquistar benefícios muito importantes na rotina de trabalho. Confira os principais:

  • Redução de custos: ao aplicar este sistema de trabalho, é possível reduzir custos com equipamentos. Afinal, a empresa não precisa investir em dispositivos. Do mesmo modo, os gastos com manutenção também são eliminados;
  • Produtividade: os funcionários possuem mais habilidades para trabalhar com seu próprio computador ou notebook. Dessa forma, as tarefas podem ser realizadas com mais agilidade, tornando o dia a dia da empresa mais produtivo;
  • Satisfação da equipe: sem dúvida, trabalhar com seus dispositivos, pode deixar os colaboradores mais confortáveis e confiantes. Pois, atuam com máquinas que eles escolheram e que contam com sistemas e recursos de sua preferência;
  • Mobilidade: com a implantação do BYOD, os profissionais podem trabalhar de qualquer local, basta ter acesso à internet. Por isso, o método vem sendo cada vez mais utilizado, especialmente no regime home office, conforme já citamos.

Como implantar o BYOD?

Infelizmente, mesmo com tantas vantagens, o BYOD pode oferecer alguns riscos. Como, por exemplo, em casos de roubo de dispositivo do funcionário ou invasões e ataques maliciosos na máquina.

Por isso, antes de mais nada, se você é um prestador de serviços gerenciados de TI e quer atuar dessa forma ou deseja implementar o modelo de trabalho em seus clientes, precisa tomar medidas que vão evitar os perigos.

Portanto, a dica é definir diretrizes e realizar as seguintes ações:

Crie uma política clara e forte

Primeiramente, o recomendado é criar políticas que definam como os dispositivos vão trabalhar dentro da rotina da empresa.

Aliás, é importante que você conte com o apoio de um advogado, para revisar e validar as regras.

Neste caso, é importante estabelecer alguns pontos como: quais dispositivos estão aprovados oficialmente, regras de uso e aplicativos permitidos.

Além disso, é fundamental que você tenha o controle de acesso dos usuários aos dados corporativos, estabelecendo medidas de proteção sobre a forma como eles usam as informações da empresa.

Portanto, crie uma política rigorosa e com foco na segurança. Desse modo, exija a instalação de antivírus e crie identidades separadas para acesso ao dispositivo.

Mas, não esqueça que as regras devem ser claras. Pois, a equipe precisa entender todas as determinações estabelecidas.

Use soluções de segurança

Sem dúvida, a segurança é uma das principais preocupações na hora de implementar o modelo BYOD.

Dessa forma, é preciso garantir que os dispositivos estejam totalmente protegidos. A melhor maneira de fazer isso, é investindo em uma solução que inclua prevenção de riscos, proteção contra malware, gerenciamento robusto de senhas e a capacidade de apagar todos os dados corporativos remotamente, em casos de perda ou roubo da máquina.

Outra boa medida, é incluir os dispositivos no cronograma de gerenciamento de patches. Assim, os aplicativos e sistemas ficam atualizados, diminuindo as chances de vulnerabilidades por falta de atualização.

Descubra novos dispositivos na rede

Depois de começar a atuar com a política de BYOD, é comum que novos dispositivos sejam adicionados com frequência.

Desse modo, é importante contar com uma solução que ajude a descobrir automaticamente as máquinas que são adicionadas às suas redes, para conseguir monitorá-las e protegê-las.

Realize o monitoramento de diferentes equipamentos

Por fim, entenda que para ter sucesso na implementação do BYOD, é preciso conseguir monitorar variados sistemas. Pois, cada dispositivo pode atuar de maneira diferente.

Portanto, um software que realize este trabalho em diferentes sistemas, incluindo opções móveis, é fundamental para gerenciar as atividades e manter a segurança sempre em dia.

A solução ideal para BYOD

Agora que já contei as vantagens e passos fundamentais para o modelo de trabalho, quero te apresentar o N-able RMM, solução que conta com todos os requisitos indispensáveis para que os profissionais atuem com seus próprios computadores ou celulares.

Aliás, o RMM ajuda desde o gerenciamento de patches até o monitoramento de dispositivo móvel simplificado.

O software, que é altamente intuitivo e fácil de gerenciar e configurar, conta com uma variedade de recursos automatizados, configurações de segurança detalhadas, além de usar GPS embutido para localizar tablets e smartphones roubados ou perdidos.

Por fim, o N-able RMM permite que você controle e gerencie todos os dispositivos de forma remota, podendo bloquear telefones, limpar dispositivos e definir e redefinir senhas.

Desse modo, a solução, que conta, ainda, com detecção e resposta de endpoint, inteligência de risco e backup e recuperação, proporciona o monitoramento de diversos ambientes a partir de um único painel.

Ou seja, é a opção ideal para, não apenas implementar o BYOD, mas, também, proporcionar mais segurança, agilidade e eficiência em todos os serviços gerenciados de TI.

Então, que tal experimentar o N-able RMM gratuitamente por 30 dias?

Clique aqui agora mesmo, faça o teste e comprove todos os benefícios da solução!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Vendas #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital #VendasdeTI #ADDEE

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.