“ É só com funcionário motivado e engajado que se vai gerar um cliente satisfeito. “
Fábio Barbosa
Segundo Peter Drucker, “as únicas coisas que evoluem por si mesmas, em uma organização, são a desordem, o atrito e o mau desempenho.” Pensando nisso, é necessário que exista uma cultura organizacional para mitigar esses riscos, que estão mais para fatos.
Não importa se você é um gerente de projetos, líder técnico, analista ou trainee. Todos nós temos um recurso a nossa disposição para promover a integração de valores entre os profissionais e isso contribui para fortalecer uma cultura organizacional. Essa ferramenta se chama comunicação.
Ditar regras, criar manuais, políticas internas e normas não é o suficiente. Isso só distancia as pessoas, criando abismos entre elas, o que impacta negativamente na relação entre o profissional e a empresa.
Para criar uma consciência de grupo, comunicar valores e criar uma cultura organizacional é necessário realizar um trabalho dia-a-dia.
É fundamental ser claro para evitar um mal entendido. Para isso, precisamos nos atentar a três itens importantes:
- O que precisa ser feito;
- Quem precisa fazer o que;
- Como deve ser feito;
Sem a clareza, todos os esforços serão fadados ao fracasso.
Agora, aprofundando sobre o que seria a clareza no que se refere a comunicação de valores para a equipe, precisamos entender que ter um propósito serve para motivar as pessoas. Consequentemente, as pessoas precisam saber para onde vão, qual será o resultado do seu trabalho. Uma vez esclarecida qual o papel que cada um precisa desempenhar para atingir o objetivo pré-estabelecido, podemos fazer o acompanhamento das ações. E para isso, é necessário estabelecer métricas para acompanhamento dos resultados. É necessário apresentar à organização o que, porque e quem está sendo medido. Isso contribui para que cada um saiba onde investir seus esforços.
[Crédito da imagem: Cultura Organizacional – ShutterStock]