TI Corporativa

Ξ 1 comentário

Colaboradores felizes trabalham em empresas de sucesso

publicado por Marcelo Leite Barros
Colaboradores felizes trabalham em empresas de sucesso

Image courtesy of stockimages, via FreeDigitalPhotos.net

Você, empresário, tem noção do quanto seus colaboradores gostam de trabalhar na sua empresa? Não é segredo nenhum que, nos dias atuais, pessoas fazem as empresas. Quanto mais felizes os colaboradores estiverem, mais próspero será seu negócio.

Experimente pedir a qualquer colaborador que fale três coisas que acha muito legais na sua empresa. Ah, isso é muito fácil! Vamos complicar um pouco: peça ao seu colaborador para falar três coisas muito legais da sua empresa em apenas dez segundos!

Em apenas 10 segundos as pessoas não têm tempo de florear seus pensamentos, muito menos de amenizar as opiniões. Aqui o grande lance é reparar que, sob pressão de tempo tão limitado, a resposta será extremamente sincera e consistirá dos pontos fortes da empresa sob o ponto de vista do colaborador. Não importa se ele conseguiu ou não responder três coisas.

Fazendo isto de forma mais estruturada, com uma massa de entrevistados você conseguirá um panorama das coisas que tornam a sua empresa “sexy” para seus funcionários. A partir daí, você deverá fazer uma análise um pouco mais detalhada, elencando as três coisas mais e menos “sexys” da empresa. Como empresário você também deve fazer esta análise, elencando as três características que você gostaria que fossem fatores decisivos para que as pessoas gostem de trabalhar na sua empresa.

Destas análises podem partir ações de endomarketing para atuarem como uma sintonia fina entre o que a direção quer ter como atrativo para futuros funcionários. Todo mundo quer ter uma empresa em que seus funcionários se sintam bem. Já é comprovado que funcionários motivados e felizes produzem mais e com maior qualidade. E o sonho de todo empresário (e dos profissionais de recrutamento e seleção) deve ser ter um grupo de pessoas cujo sonho é trabalhar na sua empresa.

Outro fator interessante é que funcionários felizes com suas empresas a promovem de forma natural em qualquer meio, seja numa conversa com amigos e familiares ou nas redes sociais. Engajamento é uma coisa que acontece naturalmente, se a empresa criar condições para que ele se instale. No nosso mundo atual, as pessoas sentem-se quase que na obrigação de compartilhar momentos felizes nas suas redes sociais.

O fato é que quem mais promove a empresa são seus próprios funcionários. Reflita comigo: qual dos cenários lhe parece mais atrativo:

  1. Toda segunda seu melhor funcionário posta em seu facebook algo como “Coragem, ainda falta muito pro final de semana”
  2. Um dos seus funcionários está de férias em Porto Seguro e posta no twitter uma foto com a legenda “Um brinde aos amigos da @MinhaEmpresa”

Obviamente a segunda opção pode parecer uma brincadeira, até mesmo uma provocação pra quem está enfrentando o caos da cidade todos os dias. Mas repare que seu funcionário disse ao mundo que tem “amigos” na sua empresa e que se lembra deles em seus momentos de lazer. Quem não gostaria de trabalhar nesta empresa? E quem não se interessaria nos produtos desta empresa?

A técnica das três coisas legais em dez segundos é apenas o começo de um trabalho sério para identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa. É um trabalho árduo transformar a empresa, que não acontece tão rapidamente. Muitas empresas trabalham ferozmente o marketing externo, seus produtos e serviços. Mas poucas investem no poder que os colaboradores felizes têm de construir empresas de sucesso.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou um cara criativo, curioso e detalhista, que, cada dia mais se vê interessado em desvendar os mistérios desse “bicho gente”! Acredito que pessoas motivadas trabalham com maior produtividade e qualidade; que a chave para o comprometimento é fazer com que as pessoas se sintam parte do negócio; e que compartilhar o que se chamava de “poder” é algo mais poderoso do que qualquer metodologia. Trabalho como coach e mentor de práticas ágeis, dreamer, thinker e maker na Adaptworks. Sou criador do Agile Momentum (http://agilemomentum.wordpress.com/), onde falo sobre agilidade, com personalidade e um toque de criatividade.

Marcelo Leite Barros

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.