Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Quando você vai adotar Cloud Computing?

publicado por Eduardo Ximenes Soares

Estranho falar de Cloud Computing quando já se trabalha com a ferramenta há muito tempo.

Falar que o serviço ainda é uma tendência pode ser um equívoco, pois na minha visão, já é uma realidade. O “modismo” já passou há algum tempo, porém ainda temos muitos casos de resistência quanto a adoção da ferramenta como parte do cotidiano das empresas. Na grande maioria dos casos, as desculpas quanto a adoção estão relacionados a segurança.

Uma analogia muito legal que eu li em um BLOG é essa: “onde você guarda o seu dinheiro? Acredito que 99% das pessoas vão me dizer que é no banco.

Aí vem a minha pergunta: Qualquer pessoa pode ver o que você tem no banco?”

Por outro lado, começar à utilizar Cloud porque todo mundo fala não é solução. É necessário entender o funcionamento da ferramenta para não entrar em uma fria. A TI deve se adaptar ao novo ambiente que não difere em quase nada do tradicional. As grandes diferenças são:

– Não é possível tocar fisicamente no equipamento;

– Não preciso pagar antes de ter os recursos;

– Tenho o recurso na hora que eu preciso, independente do tamanho.

Estes itens estão diretamente ligados ao IaaS (Infrastructure as a Service), que simplesmente é a infraestrutura “tradicional” que eu não tenho acesso fisicamente. Exatamente, posso aplicar todos os meus processos de TI, só que em um ambiente fisicamente inalcançável.

AGORA TODO MUNDO VENDE CLOUD COMPUTING

O termo “Cloud Computing” virou chavão de marketing para as empresas que sempre venderam hosting que, querendo ou não, estão sendo engolidas pelas grandes empresas que vendem Cloud de verdade.

Algumas características que diferenciam muito bem Cloud de Hosting:

CLOUD COMPUTINGHOSTING
Sem pré contratosContratos (aluguel)
Pago por hora utilizada (sob demanda)Pago valor mensal fixo
Inicio máquinas na hora que eu quiserTenho que solicitar para iniciar uma máquina
Tenho controle total do sistemaTenho controle parcial do sistema
Cobre desperdícios de hardwareNão cobre desperdícios de hardware
Infraestrutura ágilInfraestrutura quase tradicional

Antes de começar a utilizar um fornecedor de Cloud, procure, pesquise, encontre alguns fornecedores de confiança e que estejam consolidados no mercado de TI. Verifique páginas de segurança, certificações, SLA, processos e procedimentos adotados pelas empresas vendedoras dos serviços.

Realize testes, estresse o ambiente para verificar se o mesmo se adapta a sua realidade. Caso isso não seja o suficiente, procure amigos ou empresas especializadas nestas ferramentas para lhe ajudar em forma de consultoria ou suporte. Entenda as ferramentas disponíveis pelo fornecedor que você utilizará, isso lhe poupará tempo e stress futuros referente a implantação e gestão de ambientes produção. Conceitos de ferramental e armazenamento são fundamentais para uma relação duradoura com o Cloud Computing.

COMO GERENCIAR AMBIENTES EM CLOUD

Além de ter conhecimento de como instalar, configurar, manter sistemas, é necessário conhecer ferramentas de orquestração de ambientes. Tais ferramentas fará você utilizar cloud computing na sua essência.

A pergunta que faço é: “De que adianta você ter recursos computacionais em 3 minutos, seja o “hardware” que for, se você demora 10 horas para realizar as configurações dos seus servidores?” Depois de quebrar as barreiras básicas da utilização de Cloud Computing, você sentirá a necessidade de cada vez mais ter um “bootstrapping” em um menor espaço de tempo possível, ou seja, ter o sistema pronto para operar o mais rápido possível. O plano de continuidade é de suma importância independente do ambiente, pois caso haja algum incidente, você deve estar preparado para recuperar seu sistema de forma muito rápida. Cloud esta pronto para lhe dar recursos computacionais para recuperação rápida de problemas,  porém ter conhecimento de ferramentas de orquestração de ambientes como CHEF ou PUPPET são importantes para você realizar esta recuperação por completo em um espaço mínimo de tempo.

CONCLUSÃO

A pergunta agora que fica é: “Quando você vai adotar Cloud Computing?”

A pergunta é muito pertinente e grandes corporações já estão buscando soluções em nuvem visando maximizar o ROI de seus projetos. Outro ponto importante, é a questão de desperdício de recursos e a nuvem esta pronta para você crescer ou diminuir infraestrutura conforme a demanda. A explosão de startups também está diretamente ligado à eventualidade da nuvem, já que, infraestrutura, não é mais um fator impeditivo para o lançamento das mesmas. Agora, a nuvem está pronta tanto para pequenas aplicações quanto para as grandes, já que escalar poder computacional é algo tão simples em nuvem.

[Crédito da Imagem: Cloud Computing – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado em Redes de Computadores e especialista em Governança da Tecnologia da Informação, tem mais de 10 anos de experiência em administração de redes corporativas. Gerente da área de TI da empresa Dextra, Instrutor de treinamentos da Dextraining e docente do curso de Redes de Computadores da FACCAMP. É estudioso de tecnologia, software livre e especialista em Cloud Computing e ferramentas de gestão ágeis para infraestrutura.

Eduardo Ximenes Soares

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.