TecnologiaMobileApps do Brasil precisam de incentivo?

Apps do Brasil precisam de incentivo?

-

Apps do Brasil precisam de incentivo?Na última semana de agosto, o Diário Oficial publicou a portaria do Ministério das Comunicações que passa a exigir que smartphones fabricados no Brasil tenham uma cota mínima de aplicativos nacionais. A partir de 10 de outubro a regra será implantada progressivamente nos aparelhos populares, com valor inferior a 1.500 reais.
De acordo com nova regra, a escolha dos programas se baseará na sua utilidade pública, ou através de concurso. Os aplicativos selecionados ganharão destaque na tela dos smartphones – através de um ícone ou por uma loja exclusiva –, tornando-os mais acessíveis aos consumidores.
A princípio, a ideia parece ser uma forma de valorizar e aumentar o consumo de aplicativos brasileiros. Mas será que aqueles selecionados realmente terão adesão do público a partir da obrigatoriedade? Até que ponto seremos (clientes e desenvolvedores brasileiros de apps) beneficiados com essa medida? Essa é realmente a melhor forma de incentivar o consumo de programas nacionais ou mais uma burocracia?
Acredito que o uso de um determinado aplicativo depende principalmente da sua qualidade. Ou seja, nacional ou não, usaremos um programa que nos agrade e não necessariamente aquele que está instalado no smartphone. E a garantia de qualidade se dá pela sua inovação, funcionalidade e criatividade, não pelo país em que foi elaborado.
O Brasil é, sem dúvida, um dos maiores consumidores de aplicativos e games para smartphones do mundo. Segundo a consultoria App Anie, no primeiro semestre de 2013, fomos considerados o quinto país em downloads de aplicativos para Android, sendo notória a busca cada vez mais frequente por cursos e especialização na área.
Potencial de desenvolvimento na área de mobile com certeza temos. Ainda mais com uma demanda de consumo tão alta. E claro que ainda sempre teremos que ultrapassar algumas barreiras como a concorrência de apps de outros países. Ainda mais que estes, além de possuírem nitidamente um maior investimento na área, também oferecem maior incentivo a startups e empresas voltadas ao desenvolvimento de programas.
Se o intuito é incentivar o consumo de aplicativos, por que não investir em capacitação de desenvolvedores brasileiros? Além de fomentar o aprimoramento dos programas oferecidos aqui, também poderíamos aumentar o fornecimento para o exterior.
Outro aspecto é que tornar obrigatório a instalação em smartphones de determinados programas não vai aumentar sua adoção. Por um momento pode até ser que cresça a quantidade de usuários, mas não significa que estes se manterão interessados com o passar do tempo. Até porque nem foram eles que optaram por ter estes aplicativos em seus aparelhos.
Acredito que conhecer o que é produzido por aqui é uma boa ideia, já que temos excelentes profissionais e projetos interessantes desenvolvidos e em desenvolvimento. Mas obrigar, não me parece algo tão interessante.
João Moretti
João Moretti, Head de Marketing da MC1 – multinacional brasileira com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you