Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Acesso Remoto: 6 dicas para garantir sessões bem-sucedidas

publicado por Luís Montanari

cuidado-com-senhas-reforça-segurança-no-acesso-remotoVeja como auxiliar seus clientes com estratégias rápidas e eficientes!

Sem dúvida, sessões de suporte por acesso remoto oferecem uma ótima chance para que você, provedor de Serviços Gerenciados de TI, impressione seus clientes.

Em resumo, esse serviço é usado para ajudar clientes com problemas de TI sem a necessidade de estar fisicamente no local para acessar o dispositivo. Contudo, devemos sempre lembrar que esse suporte precisa ser rápido e simples. Além disso, é ideal manter o foco na segurança do cliente, e não apenas em corrigir o seu problema.

Ou seja, com os ataques cibernéticos cada vez mais presentes, contar com práticas seguras de acesso remoto é mais importante que qualquer outra coisa. Além de manter o nível de satisfação do cliente sempre alto.

Pensando nisso, separei 6 dicas para garantir o sucesso em suas sessões de acesso remoto.

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

A tecnologia do Acesso Remoto

Quando abrimos uma discussão sobre a tecnologia do acesso remoto, podemos estar nos referindo a dois diferentes tipos. O primeiro deles, é usado para funcionários que acessam os dados do trabalho externamente. Por exemplo, quando o colaborador está trabalhando de casa.

Entretanto, no contexto deste material, vamos discutir o acesso remoto como suporte oferecido por MSPs. Nesse caso, envolve a conexão remota com o dispositivo de um usuário final. Assim, o técnico consegue resolver problemas remotamente.

Como o acesso remoto funciona?

Também chamado de suporte remoto, ele permite que um computador “host”, geralmente do técnico de TI, tenha acesso à tela da área de trabalho do computador do cliente.

Quando estabelecida a conexão, ele pode controlar o computador por meio de sua interface. Dessa forma, o técnico visualiza exatamente o que o seu cliente vê. Para que o acesso remoto funcione de maneira adequada, é preciso que os dois computadores tenham um agente instalado para facilitar a conexão.

Essa sessão, é normalmente usada por Provedores de Serviços Gerenciados, para ajudar um cliente a resolver seus problemas de TI de várias maneiras.

6 dicas para garantir sessões de sucesso

Agora que já vimos mais detalhes sobre o acesso remoto, vou te apresentar algumas dicas para que as suas sessões tenham sucesso e você ganhe mais pontos com seus clientes.

1. Ensine sobre a prevenção de riscos

Em primeiro lugar, quero falar que é extremamente importante te ensinar a se prevenir de riscos, e como essa é uma etapa crucial para as práticas seguras do acesso.

Se uma equipe, ou até mesmo o próprio usuário não estiver seguindo os procedimentos corretos, pode surgir uma vulnerabilidade desnecessária.

Enfim, ensinar sobre a prevenção de riscos envolve conscientizar todas as partes sobre a realidade por trás das ameaças e o que fazer para evitá-las. Você pode começar informando sobre os perigos que a prática incorreta pode trazer e garantir que todos levem as medidas mais a sério e da maneira recomendada.

Uma vez que a empresa entenda sobre isso, poderá perceber o quão crítico é, e coloque em vigor as políticas de autenticação para proteger a organização.

2. Tenha uma comunicação agradável com os usuários

Outra dica muito importante, diz respeito à comunicação da sua equipe com os clientes. E, para que você consiga melhorar esse ponto, identifique possíveis áreas que possam estar atrapalhando na forma em que se está comunicando atualmente.

Para se dar conta disso, responda as seguintes perguntas, e faça a sua própria análise com base no resultado:

  • Você responde seus clientes rapidamente?

Para muitos, as operações críticas dependem se os seus serviços estão disponíveis quando eles necessitam. Sem dúvida, suas tarefas serão avaliadas com base na rapidez com que você responde aos problemas técnicos.

  • É possível fazer contato fora do horário comercial?

É possível que seu cliente trabalhe de forma remota ou até mesmo com o fuso horário diferente, o que significa que ele pode precisar do seu trabalho fora do horário normal. Então, você pode melhorar a sua comunicação, disponibilizando uma ferramenta de suporte 24/7.

  • Seu cliente tem opções caso queira entrar em contato com você?

Por fim, o essencial é que seu cliente tenha diversas formas para entrar em contato com você e solicitar o serviço, da maneira mais conveniente para ele, dependendo do problema a ser resolvido.

As opções podem incluir: envio de tíquetes de suporte por meio de uma plataforma, uso de e-mail, ligar para uma linha de suporte ou criar um aplicativo para dispositivos móveis.

3. Incentive senhas mais robustas

Para garantir o máximo de segurança no acesso remoto, você deve incentivar o uso de um gerenciador de senhas. Esse gerenciador pode ajudá-lo a acompanhar suas senhas e ter a certeza de que estão fortes, evitando que seus recursos sejam invadidos por cibercriminosos.

Se você estiver usando uma ferramenta de acesso remoto que requer senha, um gerenciador de senhas como o N-able Passportal pode gerar e armazenar senhas arbitrárias que são difíceis de serem adivinhadas pelos cibercriminosos. Assim, tanto as suas credenciais quanto as do cliente estarão protegidas.

4. Ative a verificação em duas etapas

Esse método exige que o usuário use, pelo menos, dois meios para se autenticar, podendo ser por números de telefone, e-mail ou alguma pergunta específica.

Em relação à autenticação através do número, é possível que enviem um código por SMS, verificando a sua identidade, reduzindo dessa forma, as chances de uma invasão ser iniciada através de uma única senha.

5. Certifique-se de que as informações estão sendo criptografadas corretamente

Para garantir a segurança de todos, certifique-se de que as conexões e transmissões estejam devidamente criptografadas. A criptografia de dados Advanced Encryption Standards (AES) 256, é preferível e pode ajudar a garantir que os dados sejam protegidos tanto em trânsito quanto em repouso.

6. Implemente uma ferramenta de controle de tempo

Se um técnico ou cliente esquecer de fechar a sessão de acesso remoto, isso pode criar uma vulnerabilidade e colocar o negócio dos seus clientes em risco.

Mas, criar controles de limite de tempo, pode mitigar o risco. Visto que estará programado para desligar automaticamente se nenhuma atividade for detectada.

Soluções como o N-able Take Control podem te oferecer esse e outros recursos para maior segurança.

O suporte foi projetado para te dar controle sobre seus negócios, além de trazer mais eficácia aos técnicos e a melhor experiência para o usuário final, dando menos preocupação em relação à segurança de dados.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Então, clique aqui e fale agora com um especialista para tirar todas as suas dúvidas!

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.