Bastidores da guerra pelos usuários entre o Google Vs Facebook, um fato novo ganha divulgação nessa sexta-feira 13
Estamos no ano de 2011 e parece que estamos voltando para os anos da guerra fria, em 1959 e 1975, agora a briga é pelo internauta cada vez maior entre Google e Facebook, onde a privacidade virtual do usuário não existe, vamos destacar alguns fatos:
- A Google fez uma API para os contatos dos seus serviços como Orkut ou Gmail para utilizar em outro serviço, como Twitter, ponto para Google.
- O Facebook fez um API para importar dados do usuário do Orkut, mas não permite o processo inversa que o Google extraia dados do Facebook, ponto para Facebook.
- A Google fez um API para não aceitar a API do Facebook para importação dos usuários do Facebook, ponto para Google.
- A Google acrescentou no seu termo de uso: “Google apoia a portabilidade de dados. Ao acessar o conteúdo de contatos para uso em seu serviço ou aplicativo, você está concordando em permitir que seus usuários exportem dados de seus contatos para outros serviços ou aplicações (…) sujeito às leis aplicáveis”, ou seja, se vai importar meus dados, também vou importar os seus, ponto para o Google.
- O Facebook lança o aplicativo de geolocalização Facebook Places, ponto para Facebook.
- Facebook lança seu serviço de e-mail que interage com Chat, ponto para Facebook.
- O Facebook lançou o Open Graph (Puglins para Publisher, Marcadores semânticos) prometendo criar uma rede com seus usuários, ponto para Facebook.
- Google comprou a Metaweb (empresa que mantém um banco de dados aberto), ponto para o Google.
- O Facebook já tem mais acesso no Brasil que o Orkut, ponto para o Facebook.
- O Facebook contrata alguns executivos da Google, ponto para Facebook.
- A Google dá um aumento para seus funcionários de 30% para os executivos e 10% para os desenvolvedores, ponto para a Google.
- O compartilhamento do perfil dos usuários com outros serviços, a maioria prefere do Facebook mas a Google indica que somente parceiros possam utilizar, deu empate.
- O bloqueio de quem é usuário Google e quer utilizar serviços Facebook (vice versa) também estão em ambas plataformas, empate.
- A Google investiu pesado no Orkut, criou o conteúdo ao vivo, páginas patrocinadas (conforme template YouTube), as empresas Casas Bahia, Nike, Garnier (com Ivete Sangalo) e Warner já adotaram os serviços, ponto para o Google.
- Google e Facebook queria comprar a Skype, para aprimorar seus serviços Voip, mas a Microsoft venceu e irá negociar a participação do Skype nos produtos Google e Facebook, com isso ambas perderam.
- O Google está aperfeiçoando a publicidade nos serviços do Gmail, um exemplo, o usuário lendo um e-mail que comente sobre TV, os banners de publicidade serão de propagandas, promoções ou lançamentos de TVs.
E a última notícia até a data que estou terminando essa coluna é praticamente uma Guerra Fria, digna de sexta-feira 13, o site The Daily Beast argumenta que Facebook contratou uma agência de relações públicas chamada Burson-Marsteller para difamar o Google, ações entre elas:
- Criticar o Google e sua política de privacidade, destacando o serviço Google Social Circle;
- Questionar como eles utilizam os dados do usuário;
- Tentar convencer o blogueiro Chris Soghoian, um blogueiro de destaque dos Estados Unidos, que recebeu uma oferta da Burson-Marsteller para fazer afirmações negativas sobre o a política de privacidade, o bloguista recusou e divulgou os e-mails da conversa sobre essa acordo para o USA Today.
Se não for verdade essas notícias, algumas informações não coincidem, como por exemplo, uma apresentação para os jornalistas, alguns colaboradores da empresa Burson, que ministravam palestra nesse evento comentaram para o público presente:
“Os americanos precisam ficar atentos a intromissões em suas vidas que o Google está catalogando e transmitindo a todo minuto, todos os dias, e sem permissão”, segundo relato a coluna de Dan Lyons.
A réplica do Facebook foi que eles contrataram a Burson porque eles estavam preocupados com o Google, pois estavam violando a privacidade de seus clientes e utilizando os dados dos usuários do Facebook.
Se as empresas não demorarem a próxima disputa pode ser: Quem irá comprar o Twitter? A Google ou o Facebook? Ou enquanto eles travam aparece um elemento surpresa como a Microsoft fez com o Skype? O valor do Twitter já está em 10 bilhões de dólares, essa disputada pela compra está fazendo o preço do Twitter aumentar cada vez mais.
O Facebook pensa em lançar um Smartphone com um SO para combater o Android, o Google vai lançar ate o final do ano o Google+1, uma discreta barra para compartilhar o conteúdo dos sites do Google pelas redes sociais, muitos rumores e com certeza teremos novidades em breve.
Infelizmente isso está longe de terminar, teremos muitos capítulos sobre essa Guerra, sendo acompanhada de muito perto pela Apple e Microsoft, que obviamente aguardem para quem sobreviver dessa guerra, ser o alvo delas para uma nova “guerra fria”.
Figura 02: Exibe o infografo das duas gigantes, fonte midiassociais.net
Meu chefe já me cantou a pedra e cada vez mais estou acreditando. O Facebook vai superar o Google.
O Facebook está crescendo rápido, pois é mais agressivo.
Sinceramente, acho o Google muito lento. A sensação que tenho é que eles estão tão grandes que não conseguem se mexer para acompanhar as mudanças.
Em contra partida o Facebook está cada vez, a fanpage por exemplo é uma ótima demonstração de uso das redes sociais para empresas. Que o twitter e orkut já deveriam ter se espelhado.
Se em breve o Orkut criar o módulo de educação, com ferramentas para as instituições permitirem o uso da plataforma em escolas. E o mesmo para empresa, não me espantaria.
Parabens pelo artigo!
Obrigado Khyquer
Acredito que o Facebook esta atraves da sua ferramenta de redes sociais montando seu motor de busca, mas essas brigas sempre existiram, Apple Vs IBM, Apple Vs Microsoft, IBM Vs Dell, Apple Vs Dell, e outras…
Att
Cleyton