Segurança da Informação

Ξ 4 comentários

Senhas, senhas e mais senhas

publicado por Gilberto Sudré

Uma recente pesquisa com os internautas apenas confirmou o que todos já sabíamos: temos senhas demais. Segundo a pesquisa, cada usuário da Internet tem, em média 6,5 senhas e 36% dos funcionários de empresas precisam decorar entre seis e 15 senhas. Realmente é muito !!!

Já que não temos como fugir das tais senhas podemos, pelo menos, manter um “relacionamento” amigável com elas. Vamos conhecer algumas dicas de como lidar melhor com elas.

Anotar em um caderno, folha de papel, cartão ou naqueles “Post-it’s” auto-colantes, certamente não resolve o problema. Esta prática, adotada por muitas pessoas que conheço, é bastante insegura pois permite o acesso não autorizado as suas senhas. Outros riscos deste método são o roubo ou perda da sua “lista de senhas”.

Para facilitar um pouco nossa vida já temos alguns utilitários que foram desenvolvidos exatamente para lidar com esta variedade de senhas a serem lembradas.

O PassKeeper (http://www.passkeeper.com/) é um utilitário gratuito (somente para pessoas físicas). Sua grande vantagem está em permitir guardar as senhas, e levá-las para qualquer lugar, através de CD’s, Pen-drives ou qualquer dispositivo de memória auxiliar. O próprio programa pode ser executado a partir destes dispositivos, o que facilita muito seu uso. Uma limitação que pode atrapalhar alguns usuários está na capacidade de armazenar no máximo 128 senhas, o que dependendo da situação é muito pouco.

Na hora de escolher uma senha, fique longe de combinações fáceis como: data de aniversário, nome do filho(a), placa do carro e outras do mesmo tipo. Ela deve ter no mínimo oito caracteres, alfanuméricos, melhor ainda se contiver letras maiúsculas e minúsculas. Lembre-se de trocá-la pelo menos a cada dois meses, principalmente aquelas senhas que dão acesso a informações importantes.

Não utilize a mesma senha para todas as situações e acessos pois caso alguma delas seja descoberta você não põe em risco todas as suas informações.

E lembre-se, nada de fornecer sua senha a outras pessoas. A senha é pessoal e deve ser mantida em completo sigilo. Quem tem sua senha pode se passar por você. Por isto deixe de lado sua “lista de senhas” e guarde estas informações secretas de forma segura.

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

4 Comments

  • Olá… obrigada pela matéria!

    Qual sua opinião sobre este serviço? =
    OpenID allows you to use an existing account to sign in to multiple websites, without needing to create new passwords.
    http://openid.net/get-an-openid/what-is-openid/

    Obrigada

  • Olá. Pessoalmente nunca utilizei o serviço mas pelas referências o serviço parece muito bom. (GS)

  • Caro Gilberto, este é um tema realmente interessante. Permita-me sugerir também um ótimo programa (freeware, sem limitações) para guardar as senhas (em um pendrive, p.ex.) e automatizar os logins: KeePass (www.keepass.info).

  • Ótima dica Gilberto. Vou tentar o serviço.

    Ao longo dos anos, resolvi essa questão com uma senha metade FIXA, metade VARIÁVEL. A parte variável é mnemônica e está sempre associada ao local de cadastro.

    Creio que o problema está nos serviços, softwares e sites que ainda não lhe permitem a definição de sua própria senha.

    Abraço. Ramon

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes