Um dos processos mais importantes da gestão de TI, a tarefa de reter cópia de informações vitais das empresas não parece receber a devida atenção dos gestores de TI. No discurso, todo mundo diz que tem, mas na prática…..E a história sempre se repete: na hora do sufoco, isto é, quando precisam restaurar os arquivos perdidos é que o assunto vem à tona.
O primeiro ponto de atenção que percebo é quanto à motivação. Falar de backup é um pouco como acordar no sábado e decidir arrumar a casa. Todo mundo sabe que precisa, mas não quer se ocupar com isso. Sejamos francos! Todo mundo quer abraçar projetos que garantam visibilidade e possam levar reconhecimento de suas competências – se possível até fora da empresa. Em razão disso, vejo no dia-a-dia , o backup no mesmo balaio de outros processos de TI e normalmente sob a gestão de alguém já assoberbado por outras responsabilidades.
Por outro lado, tenho acompanhado um movimento de empresas fazendo o outsourcing completo de seu processo de backup, passando toda a gestão a cargo de uma empresa especializada. Nesse modelo, entram todos os recursos (HW, SW e pessoas) permitindo ao gestor “esquecer” do problema e cobrar um determinado resultado. Surgem, então, outras questões: como escolher um fornecedor, como garantir que terei “mesmo” um bom nível de serviço, como definir qual é SLA adequado por área de negócio etc.
Em ambos os casos, uma boa análise de retorno do investimento (ROI) pode tirar o backup do fundo da cozinha e colocá-lo na sala de jantar. E ,quando falamos de ROI, não é só nas questões hipotéticas de quanto custará a operação de sua empresa ficar parada por perder informações. É descer aos detalhes do “hoje”: quanto está custando hoje fazer um processo de baixa qualidade? Quanto conseguiríamos melhorar investindo o mesmo valor (que sejam alguns indicadores, tempo de restore, por exemplo)? Às vezes, a resposta é mais simples, uma questão de querer, de motivação. Nesse caso, como diz o ditado: o ótimo é inimigo do bom.
Independente do caminho a seguir, cuidando dentro ou fora de casa, é fato que o backup deve voltar urgente à pauta das discussões centrais do gerenciamento de TI, antes que o problema aconteça.
You must be logged in to post a comment.