A crescente automatização de processos nas empresas, durante as últimas décadas, tem feito da TI um fator crítico de sucesso para as organizações, tendo em vista que esta área é responsável por manter todas as informações e base de conhecimento empresarial, além de suportar a praticamente todos seus processos, que são executados com o suporte de seus sistemas.
Em muitas organizações, o desafio está em prover o alinhamento e integração entre seus setores, tornando seus processos, desde os gerenciais aos ligados ao core, mais planos, evitando desta forma, a inconsistência de dados e informações, provendo, uma maior integração entre as áreas de negócio. Ainda há empresas, por exemplo, que possuem informações inconsistentes, devido à segregação de sistemas e bases de dados que ‘não se falam’, atuando sem comunicação alguma. Esta ainda é uma realidade em muitas organizações, há processos de negócio que passam por diversos sistemas de informação, sem integração entre bases de dados, aumentando o nível de incerteza e inconsistência de informações, acarretando o desperdício de recursos e muitas vezes prejuízos, devido ao retrabalho e ineficiência de processos organizacionais.
É de grande importância que ao realizar o desenvolvimento de aplicações, seja levada em consideração a arquitetura empresarial da organização, que posteriormente será vital para a evolução dos processos, qualidade e integração entre os sistemas de informação que os suportam, além de alinhar as necessidades de áreas de negócio, com requisitos a serem percebidos pela área de TI. O planejamento de uma arquitetura de TI deve estar alinhado à estratégia da organização, de forma, que o negócio seja de fato compreendido pela área responsável pelo desenvolvimento da arquitetura de TI e Informação, proporcionando em médio prazo, maior integração e reutilização de dados e funcionalidades, além de maior agilidade no atendimento aos requisitos do negócio, devido ao fato da arquitetura de informações prover uma estrutura escalável, baseada na estratégia organizacional.
O levantamento da arquitetura empresarial não é uma atividade que deve ser atribuída exclusivamente a TI, mas que necessita primeiramente de apoio da alta direção, e participação de todas as áreas de negócio, no levantamento de arquitetura de processos e dados, tendo em vista, que deverá estar focada nos processos a serem suportados. Inicialmente, o projeto de levantamento demandará de mais tempo e provavelmente recursos, mas é de grande importância, tendo em vista que proporcionará uma maior integração de dados organizacionais e processos, além de prover uma estrutura fundada na evolução da arquitetura de TI, através de níveis maiores de abstração de dados, acompanhando o crescimento e provável expansão da organização e seus sistemas de informação, posteriormente.
Uma arquitetura de informações baseada na arquitetura empresarial proporciona a organização, sistemas de informação com maior simplicidade, orientados ao suporte a processos, e integração de dados e informações, com foco no atendimento aos principais objetivos e processos da cadeia de valor da organização, além da evolução dos processos de negócio, e a própria evolução dos negócios da empresa. Esta é uma atividade que pode demandar bastante tempo, dependendo do porte da organização, e sua arquitetura de sistemas, tendo em vista que possui um foco na integração entre aplicações e bases de dados. É bastante aplicada durante projetos de integração de soluções já existentes, ou mesmo, durante programas de atualização tecnológica, sendo esta segunda, em muitas ocasiões, uma oportunidade não só para migrar plataformas e aplicações, como também prover a integração destas, gerando resultados esperados e integração entre processos organizacionais.
Desta forma, a TI pode entregar valor ao negócio, através da redução do gap existente entre equipes responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações, administração de sistemas, e áreas de negócio, que são as principais partes interessadas desta atividade, além de preparar a médio e longo prazo, uma estrutura capaz de suportar a evolução de seus sistemas de informação e melhoria de comunicação entre os setores da organização.
You must be logged in to post a comment.