Independente da sua profissão, você não consegue ficar isento de algo muito importante, mas que nem todos os profissionais têm a paciência, atenção e habilidade ideal para fazer.
Esse algo muito importante nada mais é que o atendimento ao cliente.
Cliente chato, cliente nervoso, cliente educado, cliente mal educado… Enfim… São tantos perfis que fica difícil definir uma estratégia 100% assertiva para garantir um bom atendimento. Mas como estamos em busca da superação dos desafios, vamos falar a respeito desse assunto agora.
Aparentemente, o atendimento ao cliente é um tema exaustivamente debatido, mas ainda assim, porque muitos profissionais e empresas pecam?
No meu ponto de vista, isso ocorre por dois fatores principais: o atendimento não recebe a importância que merece e as pessoas não estão dispostas a atender.
Não importa se o seu mercado é B2B (Business-To-Business) ou B2C (Business-To-Consumer), lembre-se que é necessário estabelecer critérios de atendimento para buscar garantir a eficiência e eficácia do mesmo, além disso, cada tipo de mercado tem as suas particularidades. Mais que responder um e-mail ou ligar no horário agendado, é necessário resolver. Resolver problemas? Também.
Partindo para o lado prático, vamos analisar as 3 dicas para você melhorar o seu atendimento:
Não quero limitar esse artigo para super valorizar a qualidade no atendimento. Satisfazer o cliente, entender suas expectativas e atender bem é o mínimo que podemos fazer. Produtos e serviços similares dominam o mercado, então use o atendimento ao cliente como um apoiador para se aproximar e mantê-los sempre com você. Essas três dicas são básicas, mas sem forem bem exploradas e aprimoradas, certamente te trará bons resultados.
Você utiliza outras técnicas que dão resultados? Compartilhe conosco!
[Crédito da Imagem: Atendimento ao cliente – ShutterStock]
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11:06:06 am
Atendimento é tudo. É o diferencial que realmente pode fazer a diferença na hora da escolha por uma empresa e outra, com certeza. Parabéns Priscila!
11:19:09 am
Obrigada pela visita e comentário Thaina! 😀