Independente da sua profissão, você não consegue ficar isento de algo muito importante, mas que nem todos os profissionais têm a paciência, atenção e habilidade ideal para fazer.
Esse algo muito importante nada mais é que o atendimento ao cliente.
Cliente chato, cliente nervoso, cliente educado, cliente mal educado… Enfim… São tantos perfis que fica difícil definir uma estratégia 100% assertiva para garantir um bom atendimento. Mas como estamos em busca da superação dos desafios, vamos falar a respeito desse assunto agora.
Aparentemente, o atendimento ao cliente é um tema exaustivamente debatido, mas ainda assim, porque muitos profissionais e empresas pecam?
No meu ponto de vista, isso ocorre por dois fatores principais: o atendimento não recebe a importância que merece e as pessoas não estão dispostas a atender.
Não importa se o seu mercado é B2B (Business-To-Business) ou B2C (Business-To-Consumer), lembre-se que é necessário estabelecer critérios de atendimento para buscar garantir a eficiência e eficácia do mesmo, além disso, cada tipo de mercado tem as suas particularidades. Mais que responder um e-mail ou ligar no horário agendado, é necessário resolver. Resolver problemas? Também.
Partindo para o lado prático, vamos analisar as 3 dicas para você melhorar o seu atendimento:
- Empatia: essa característica precisa estar presente em nossa vida pessoal e profissional, mas quando falo de empatia no atendimento ao cliente, me refiro a sensibilidade e flexibilidade para ouvir o que o ele tem a dizer, fazer as perguntas chaves para clarear o que não está evidente. Manter o foco no cliente é essencial para atender bem.
- Pró-atividade: Não espere o cliente reclamar. Antecipe-se. Conheça bem o que ele faz para que você possa sugerir melhorias. Muitas vezes estamos em um projeto e vemos um único ponto, mas lembre-se das fases, eventuais mudanças que o mercado requer podem acontecer durante a produção. Claro que ninguém precisa bancar o mágico e tentar fazer previsões, mas dentro da racionalidade, esteja atento às possibilidades e a transforme em oportunidades.
- CRM (Custumer Relationship Management): É importante contar com uma ferramenta para centralizar todas as informações referente aos clientes. A atualização do CRM é fundamental para registrar tudo o que for conversado com o cliente, bem como relatar os contatos com a data, pedidos de compras, visitas e demais informações pertinentes que poderão ajudar a construir um relacionamento com o seu cliente.
Não quero limitar esse artigo para super valorizar a qualidade no atendimento. Satisfazer o cliente, entender suas expectativas e atender bem é o mínimo que podemos fazer. Produtos e serviços similares dominam o mercado, então use o atendimento ao cliente como um apoiador para se aproximar e mantê-los sempre com você. Essas três dicas são básicas, mas sem forem bem exploradas e aprimoradas, certamente te trará bons resultados.
Você utiliza outras técnicas que dão resultados? Compartilhe conosco!
[Crédito da Imagem: Atendimento ao cliente – ShutterStock]
Atendimento é tudo. É o diferencial que realmente pode fazer a diferença na hora da escolha por uma empresa e outra, com certeza. Parabéns Priscila!
Obrigada pela visita e comentário Thaina! 😀