É fato conhecido que o Scrum vem crescendo e se tornando referência na condução de projetos, tanto no que tange a desenvolvimento de software quanto de qualquer outro projeto. Não restrito apenas ao setor de tecnologia, grandes empresas vêm percebendo o valor do framework e aplicando seus conceitos na linha de produção. Tendo ganhos significativos tais como: aumento da satisfação dos clientes, promoção da colaboração entre as equipes e maior agilidade em seus processos de trabalho. O Scrum também tem servindo de pilar para que empreendedores possam lançar no mercado, produtos e serviços com características inovadoras em um curto espaço de tempo.
As numerosas aplicações do Scrum já foram amplamente exploradas por outros autores. Porém, seus benefícios não se perpetuam apenas no ambiente corporativo, o próprio manifesto ágil traz a nós conceitos relevantes que ilustram claramente, o porquê do Scrum ser tão pertinente nos dias atuais e o motivo do seu sucesso nas diversas organizações pelo mundo.
São vários os princípios que norteiam o Scrum e sua aplicabilidade, contudo, destaco três principais, que acredito serem de grande valia para qualquer pessoa, abaixo exemplifico os mesmos.
- Aberto a Mudanças: Em uma sociedade dinâmica como a nossa, as mudanças em qualquer cenário, exigem respostas cada vez mais rápidas. E as empresas precisam se adequar a essa constante, seja pelas invariáveis mudanças nas regulamentações, a própria concorrência de mercado ou para atender ao anseio dos seus clientes por novidades. Mudanças geralmente trazem desconfortos iniciais, mais elas não são só necessárias, mas fundamentais para vida. Por isso, abrace as mudanças, e aja com serenidade frente aos desafios, seja amigo da imprevisibilidade e não vítima.
- Melhoria Contínua: A metodologia “Lean Startup” ilustra bem o conceito de: desenvolver, medir e aprender com os erros, aplicando refinamento onde necessário. Levando em consideração esse conceito, o que você tem feito para ser uma pessoa melhor? Tem aprendido com seus erros? Essas perguntas exemplificam muito bem esse princípio, diversas pessoas vivem no automático, não dando atenção necessária a si mesmo. Exerça a autoanálise, identifique seus pontos fracos e aplique o aperfeiçoamento sempre que possível.
- Auto-Organização: Esse princípio poderia ser uma extensão do anterior, porém precisa ser explorado a parte. Aparenta ser algo simples, mas de fato, é o ponto mais falho, uma vez que nem todo mundo tem disciplina para entender sua aplicação e importância. Ao longo dos anos, venho percebendo profissionais que possuem grande conhecimento técnico e experiência, porém, não conseguem lidar com variantes simples do dia a dia, como tarefas, prazos e etc. Ser auto-organização requer um comprometimento alto com suas ações, e muitos em enorme dificuldade com isso. Portanto, aprenda a usar o planejamento a seu favor, colocando suas atividades em níveis de prioridade, definindo tempo para conclui-las e avaliando o que pode ser melhorado, não se torne refém da sua própria ingerência.
Enfim, é possível enxergar fora da caixa, e trazer para nossas vidas princípios que gerem resultados positivos, nos tornando mais prósperos no sentido amplo da palavra.
Abraços e até o próximo artigo!