Marketing, para mim, é tudo aquilo que você e sua empresa fazem para chamar a atenção, de possíveis compradores, para um determinado produto ou serviço, para levá-los ao consumo – é o “buscador de clientes potenciais”. Hoje em dia, marketing tem – sim – uma função estratégica em qualquer negócio, principalmente nos pequenos.
Vamos olhar um novo negócio – as startups, como tem sido moda denominar novas empresas – em geral, possuem, via de regra, uma idéia/produto, pouca gente, e menos dinheiro, ainda.
Quando comecei, lá em idos de 1990, eu era um desenvolvedor de software – ou garoto de programa, como alguns amigos me chamavam – mas mesmo focado nobit & byte, uma das coisas que sempre fiz questão de olhar pessoalmente era o marketing – naquela época eu chamava de divulgação, mesmo. Com o passar do tempo a empresa cresceu, fiz alguns cursos de marketing e aprendi muito em campo.
Com pouca grana é dificil aparecer, principalmente se você escolheu um mercado com alguns competidores já estabelecidos . Porém hoje, com o mundo online, algumas pequenas – e não tão caras – ações nos permitem aparecer um pouco mais.
Gostaria de sugerir algumas ações, não exclusivamente online, que podem ajudá-lo, caso a grana seja curta.
É claro que existem outras inúmeras opções, e gostaria inclusive de ouví-las, sempre aprendemos mais um pouco. Por isto, não fique acanhado, coloque sua opinião nos comments deste artigo! Compartilhe sua dica!
Agora, cuidado, se por sorte você tiver uma carteira recheada de dinheiro para sua empresa gastar em Marketing, cuidado! Muita grana também pode trazer problemas. Já ouvi várias histórias de empresas que gastaram rios de dinheiro em marketing, mas esqueceram o principal, o produto/serviço.
Se seu produto/serviço for bom, com preço/valor corretamente apresentado, com benefícios reais para seus clientes, tenha certeza, mais cedo ou mais tarde, você conseguirá.
Bons negócios! Espero que tenha ajudado em alguma idéia, e se precisar, estamos as ordens.
[Crédito da Imagem: Marketing – ShutterStock]
You must be logged in to post a comment.