Tecnologia Social

Ξ 1 comentário

O Digital x Impresso: Tendências

publicado por Paulo Carmo

Um grande nome precisa ser citado logo no início deste artigo: Johannes zur Laden zum Gutemberg, brilhante inventor da mais antiga arte de se imprimir livros (a famosa prensa de Gutemberg). Por ser responsável pela criação do tipo mecânico móvel, ele é considerado o pai da Revolução da Imprensa, um dos mais importantes eventos da era moderna, uma vez que antes os livros eram todos manuscritos, geralmente por monges. Graças à Gutemberg, tornou-se plenamente possível produzi-los em série, de forma a democratizar a Cultura e o Saber entre todos àqueles que, de uma forma ou de outra, tinham acesso ao conteúdo até então gerado.

Nos tempos atuais, vivemos em um mundo cada vez mais Digital, com a Web e todas as suas derivantes ou formas. O Conteúdo cresce à cada dia e de uma forma geometricamente exponencial, ganhando cada vez mais importância no nosso contexto. Batalhas enormes na busca da defesa dos chamados “Direitos Autorais” estão sendo travadas. E todos querem ter acesso à tal Conteúdo, seja por qual meio, ferramenta ou plataforma for. Antenados às mudanças que estão ocorrendo, editores de veículos espalhados ao redor do mundo estão correndo atrás do atraso de forma a adequar a linguagem e a quantidade de informações nos diversos veículos Digitais, os quais não devem ser simplesmente cópias das suas versões impressas, mas sim apresentar informações de forma diferenciada por meio de Conteúdo exclusivo além de ser mais compacta, no entanto carregadas de recursos audiovisuais interessantes ao leitor que está, por sua vez, cada vez mais exigente, tanto quanto ao Conteúdo quanto ao formato deste, dependendo de qual plataforma estiver atuando.

FONTE: Web (Google Images)

Robert Darnton, historiador americano, ex-professor da Universidade de Princeton e atual diretor da biblioteca da Universidade de Harvard, é chamado de “o especialista” mundial na história do livro e nos faz refletir sobre o futuro deste mediante o grande desafio da Digitalização. Segundo ele, a revolução Digital está bem encaminhada e o apetite é cada vez mais crescente. A expansão da Internet entusiasma à todos que veem a oportunidade de democratizar o conhecimento e, finalmente, criar uma verdadeira república das letras. Mas ele também considera a perspectiva assustadora da iniciativa de digitalizar todas as bibliotecas do mundo e ocorrer um monopólio de acesso à informação.

FONTE: Web (Google Images)

Seu grande projeto de criação dos Estados Unidos é uma Biblioteca Nacional Digital. O projeto – um pouco atrasado, ele admite – foi criado em outubro de 2010, em uma reunião de representantes de grandes instituições culturais como a Biblioteca do Congresso, o National Archives, acadêmicos, advogados, cientistas da computação e líderes de grandes fundações privadas, que concordaram em serem patrocinadores. Robert Darnton descreve que o papel das bibliotecas na era da Internet é manter a memória de uma civilização bem como oferecer livre acesso à todos os conhecimentos. Importante que se oriente os estudantes através dos meandros do espaço Digital, em que tantas informações estão disponíveis gratuitamente em todo o mundo livre.

Diversos jornais e revistas estão se direcionando para o espaço Digital, gerando conteúdo autêntico e atendendo todas as exigências que as novas plataformas exigem em termos de experiência. Abaixo temos os exemplo dos jornais O GLOBO, recentemente lançado para o iPad bem como a Folha de São Paulo. A partir de 30/01/12 os proprietários de iPad e assinantes do jornal carioca “O Globo”, com circulação nacional, contam com mais uma conveniência. A empresa jornalística anuncia a chegada de uma versão especial do jornal vespertina com as notícias mais importantes do dia e outros conteúdos específicos para o tablet.

FONTE: Web (Google Images)

De acordo com a empresa Infoglobo, que publica o jornal “O Globo” e o novo produto jornalístico, houve pesquisa com os leitores antes de formatar a edição vespertina para iPad. A edição especial entrará no ar às 18h — horário em que os leitores estão mais dispostos a ler o resumo do que aconteceu de mais importante no dia e textos produzidos especialmente para tablet.Além das notícias, “O Globo a Mais” terá colunas reproduzidas do jornal e outras escritas para a edição. Alguns colunistas de texto estréiam também canal de vídeo no produto, como é o caso do aclamado jornalista Ancelmo Gois.”O Globo a Mais” permanece gratuito para degustação por um mês. Depois torna-se produto pago, parte da assinatura Digital que o jornal oferece para consumidores. Para ler a edição basta baixar o aplicativo O Globo para iPad.

FONTE: Web (Google Images)

Precisamos sempre ter em mente, quando falamos em Comunicação Digital, é levarmos em consideração dois (02) aspectos que considero fundamentais: O aspecto SOCIAL (Conteúdo, acesso livre, compartilhamento, contexto, etc) e o aspecto EMPRESARIAL (Negócios, Marketing, Nicho, Mercado, etc) (vide figura abaixo) cada um deles sempre contemplando, dentro de um adequado Plano de Comunicação, tanto o formato IMPRESSO quanto o formato DIGITAL, cada um obviamente com as suas particularidades e necessidades, de forma que seja gerada uma ampla Integração entre todos estes universos da Informação e por consequência uma Experiência agradável e cada vez mais adequada ao leitor, dependendo em qual plataforma este estiver ou mesmo preferir.

FONTE: Web (Google Images)

Mas na verdade, o que realmente importa é sermos eternos amigos da Leitura e do Saber ! E então, vamos refletir sobre isto …. ?

FONTE: Web (Google Images)

Não deixe de consultar ainda o recém lançado livro “Etiqueta 3.0” (autores @ligiamarqs e @hegel72) editora Évora, contendo importantes dicas de comportamento e etiqueta nas mídias sociais.Também disponível pelo site de conteúdo colaborativo do mesmo livro (www.etiqueta3ponto0.com.br).

Autor

- Professor do Curso de Pós-Graduação em "Gestão Estratégica da TI" na Universidade FEI - SP (Campus Tamandaré - Liberdade) nas disciplinas de "Governança de TI" e "Marketing em Redes Sociais". - Consultor Especialista em Governança de TI e Social Media Marketing pela EGV Consultoria (www.egvconsultoria.com.br). - Palestrante em Governança de TI, Social Media e Gestão de Projetos (PMO). Twitter: @pacarmo / @EGVCONSULTORIA Linkedin: http://br.linkedin.com/in/paulocarmo Facebook: http://www.facebook.com/pages/EGV-Consultoria-de-TI/101861886542995?created A EGV Consultoria (@egvconsultoria) atua em projetos de GaaS (Governance as a Service, Gestão de Projetos e PMO, palestras e projetos de Comunicação via Mídias Digitais).

Paulo Carmo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes